Categoria: www

Gengibre: o Twitter de voz

Publicado em 23/01/2009 • www, off topic, Curiosidades3 comentários »

por Marcos Elias

Para quem gosta dos microblogs, mas quer algo mais "emo" (de emocional, rsrs), pessoal, sentimental, que possa "sentir" mais fácil do que lendo, eis o "twitter da voz": gengibre.

www.gengibre.com.br

Conheci o site pelo IPTV Cultura, que faz uma boa cobertura do Campus Pári (mas vi 'jornalistas' e 'inteleigotuais' lendo 'parti' mesmo rsrs). A idéia é curiosa, se Adão pudesse ter um no tempo dele estaria feliz.

É um microblog de voz, talvez um "micropodcast". As pessoas que não têm o que fazer podem gravar mensagens de voz e postar no site, há um gravador embutido (em flash). O interessante é que não precisa estar na web, você pode ligar para um número de telefone celular e gravar a mensagem, pagando apenas a ligação.

Em SP o número é 11 9111-0085 (há para vários outros locais), o mesmo número do Chat Amizade BCP (a prova: IDG Now). Nunca liguei nesse número, lembrei por causa de propagandas no Band Coruja em 2002/2003.

Sobre a criação do Gengibre, eis um vídeo do IPTV Cultura:

http://www.iptvcultura.com.br/sections/ondemand/?id=235

Diz Aê: Site de dicas para iniciantes

Publicado em 30/12/2008 • Explorando, Dicas de Sites, www6 comentários »

por Marcos Elias

É praticamente decidido que vou trazer o S2 Windows de volta para o Explorando, postando aqui o conteúdo dele. Ele foi separado por algumas medidas estratégicas, mas a médio-longo prazo (e até curto) é pior. Com todo o conteúdo centralizado aqui no Explorando, há mais chances de serem lidos.

Em contrapartida, algumas dicas "básiconas" para iniciantes irão para outro site: o Diz Ae. (não repare o acento no básiconas, definitivamente não estou nem aí para a língua portuguesa, uma hora ainda explico aqui o motivo; mas o português brasileiro não tem o meu respeito como idioma).

O Diz Aê é um pequeno site de dicas rápidas e diretas, baseado em perguntas e respostas. Tanto eu como alguns amigos selecionamos (ou criamos) perguntas e postamos, elas podem ajudar muita gente.

Há uma carência de conteúdo de informática para os mais iniciantes, e muita gente é zuada em comunidades no Orkut. A iniciativa pretende colaborar com esse pessoal, que muitas vezes não se trata de um jovem pesquisador e de cabeça mais aberta, mas de alguma pessoa (nova ou velha) que sinta reais dificuldades na web e não tenha outros apoios. Mais ou menos o que fazem os professores (de Física) Tarcísio e Pierluigi, no Intermática (Plug Eldorado ou Plug 700, na rádio Eldorado AM - SP).

Estarei integrando links entre ele e o Explorando aqui:

www.dizae.com.br

Google Maps agora tem rotas de transporte coletivo em São Paulo e Belo Horizonte!

Publicado em 12/12/2008 • geek, www, Google, maps, maps.google.com, mapas, Notícia2 comentários »

por Marcos Elias, publicado também no GdH

O Google Maps, para quem não sabe, além de exibir mapas propriamente ditos, permite traçar rotas. Diga onde você está e onde quer chegar, e ele mostra o caminho (que pode ter leves variações na vida real). Rotas de carro, rotas à pé... E rotas usando transporte coletivo. A novidade para o Brasil é justamente a inserção desta última: transporte público.

O serviço já estava disponível em algumas cidades dos Estados Unidos e em alguns outros poucos países. Agora há também São Paulo (Cidade) e Belo Horizonte.

Pelo pouco que testei aqui, o sistema se mostrou um pouco melhor do que o oferecido pela SPTrans, gestora do transporte na capital paulistana. Tarifas, tempo de percurso, intervalo aproximado das linhas... A base do Google deverá ser atualizada de tempos em tempos, afinal quase todos os meses uma ou outra linha de ônibus de SP pelo menos é alterada.

Para usar, acesse maps.google.com.br da forma usual, e clique em Como chegar. Digite o ponto de partida e destino, e mande pesquisar. Se houver solução via transporte público cadastrado para o percurso solicitado, aparecerá "Transporte público" na lista suspensa abaixo dos campos de digitação, basta escolher esse item. O sistema exibe também linhas alternativas, em trajetos onde mais de uma linha serve.

Vale lembrar que não dá para contar com essas ferramentas como fontes 100% seguras; e sempre verifique se determinada linha circula no dia e horário que você precisa, além de que acidentes ou eventos temporários podem modificar os itinerários.

Veja um vídeo mostrando como usar:



Leia a divulgação no blog do Google:

http://googlebrasilblog.blogspot.com/2008/12/transporte-pblico-no-google-maps.html

Publique um anúncio grátis no Classificados Ponto

Publicado em 30/10/2008 • Dicas de Sites, www, Ganhar dinheiro

por Marcos Elias

O Custódio do Blog do Dinheiro, que acompanho quase toda semana, tem (entre outros sites) um site de classificados. É o Classificados Ponto. Ele é de Portugal, mas dado o idioma, muitos usuários brasileiros visitam as páginas também.

O Classificados Ponto é um site de classificados grátis, fica aqui a divulgação para quem quiser divulgar ou anunciar suas coisas:

classificadosponto.com

Quem está querendo vender, trocar, comprar, arrumar algo, pode se cadastrar e publicar um anúncio grátis.

Uma outra coisa, ele inaugurou recentemente um sistema de afiliados, que paga por cada inscrito que colocar anúncio, e também permite gerar subafiliados (ideal para quem está lendo e tem blog ou site).

Se não quiser fazer pelo meu link de indicação, fique à vontade :)

Por cada anúncio publicado eu ganho alguns centavos de Euro. Junto com outros sistemas de afiliados, no final do mês pode dar um bom dinheirinho.

Há trocentos sites de classificados grátis, os verdadeiros "Primeira Mão" da Internet. Um outro muito usado por aqui é o Que Barato, do Buscapé, e existem vários sites pequenos. Geralmente são gratuitos mas obtém renda através de publicidade (salve AdSense e outras formas de ganhar dinheiro com blog ou site).

14 sites para procurar arquivos do RapidShare, MegaUpload, e outros

Publicado em 02/10/2008 • Dicas de Sites, Downloads, www, download4 comentários »

por Marcos Elias

Vi no Arquivinho uma lista com 14 buscadores de arquivos em sites como RapidShare, MegaUpload, etc. Vale a pena re-compartilhar:

1. http://www.daleya.com/
2. http://www.filecrop.com
3. http://filesbot.com/
4. http://shareminer.com/
5. http://www.rapidealo.com/
6. http://megadownload.net/
7. http://filesearcher.net/
8. http://share-finder.blogspot.com/
9. http://buscalox.110mb.com/
10. http://www.rapidsharer.org/
11. http://rapidshare-search-engine.com/
12. http://www.c3k.net/
13. http://www.rapidshare1.com/
14. http://www.filez.com/

Vale lembrar que a pirataria é responsabilidade de cada um. Esses sites buscam arquivos, tem muita coisa que pode se achar por aí de graça sem infrigir direitos autorais, desde programas freewares até músicas ou séries muito antigas. O uso deles por si só não é errado nem contra a lei, depende do que as pessoas procuram baixar, e ainda assim varia de localidade para localidade - em geral até que o detentor dos direitos autorais reclame.

E cuidado com vírus, spywares, malwares em geral. Evite ao máximo instalar barras de ferramentas de sites desconhecidos, rodar plugins ou controles Active-X. Entrar nos sites e buscar coisas em si não é prejudicial, com cuidado e sabendo onde clica.