Categoria: Windows

O que vem por aí no SP2 do Vista e Windows Server 2008 (RC para testers lançado)

Publicado em 23/02/2009 • Windows, Windows Vista, Windows Server, beta5 comentários »

por Marcos Elias

O Service Pack 2 do Windows Vista teve um novo build publicado, o RC (build 6002.16670.090130) apenas para alguns testadores (tradução livrérrima de 'testers').

A atualização foi divulgada na semana passada, e é mais nova do que o build anterior (claro! rs), trazendo 691 hotfixes (correções quentes? :O O cara chega na lanchonete e diz "me vê um hot fixe por favor... um não, dos hot fixes").

As melhorias são várias. O SP1 deu uma vida nova ao Vista, eu usei ele por alguns meses antes do SP1 e o que fiz? Voltei para o XP, pois não aguentava tanta lentidão - como na cópia de arquivos. Hoje uso o Vista como padrão (num AMD X2 dual core 2,5 GHz com 3 GB de RAM, 3 HDDs, GeForce 8500 GT 512 MB). Só não digo "e que venha o SP2" porque considero usar o Windows 7, visto que o beta dele está bastante estável (quem sabe até mais estável do que a versão final).

Entre as melhorias relacionadas ao hardware (parte dura, aquilo na informática que você chuta):

  • Suporte formal à CPU de 64-bit da VIA, adicionando as strings de fabricante na identificação.
  • Integração com o Windows Vista Feature Pack for Wireless, que contém suporte a coisas boas para conectividade sem fio, incluindo Bluetooth 2.1 e a configuração facilitada Wi-Fi Windows Connect Now (WCN). O Bluetooth 2.1 é a especificação mais recente do padrão.
  • Melhor suporte para conexões Wi-Fi ao retornar do modo de "dormir", ou espera.
  • Correções que melhoram o desempenho dos leitores de feeds RSS da barra lateral (barra lateral essa que parece que será extinta no Windows 7).
  • Suporte para gravação de discos Blu-Ray (nativamente pelo Windows, visto que existem trocentos programas de terceiros que fazem isso).

Entre as melhorias do sistema operacional (software, parte mole, aquilo que você xinga):

  • Windows Search 4.0, o mecanismo de busca em arquivos do Windows, foi melhorado com mais desempenho, confiabilidade etc e bla bla bla, aumentando a relevância dos resultados (percebo no uso diário que realmente, o buscador de arquivos do Windows Vista é um tanto quanto doido, tem hora que insiste em não achar algumas coisas lógicas; a começar pelo próprio buscador usado no campo de busca do menu Iniciar. Nem sempre reconhece trechos de busca, apenas pelo começo do nome do arquivo). A busca ainda permitirá pré-visualizar documentos, emails, arquivos de música (aqueles MP3 que você baixa no eMule), fotos e outras bugigangas mais. O buscador na sua versão 4.0 também pode ser usado pelo Office Outlook e Office OneNote 2007.
  • Melhorias na proteção de conteúdo de TV, no Windows Media Center (WMC).
  • Aê! Aleluia! O Tio Bill Steve Ballmer ouviu as preces de quem recorria ao nLite ou vLite para modificar a quantidade de conexões TCP permitidas. Uma chave no registro foi adicionada para personalizar o valor. Não sei quantas terá, e espero que seja permitido mudar para mais, não para menos. Isso sempre foi um ponto negativo no Windows (quem sabe continuará sendo, precisa de mais detalhes aí).


Entre as melhorias no mercado empresarial, corporativo, "enterprise" (ainda quero tocar no Vista Enterprise só pra tirar um print screen e fazer uma moral pros amigos, "oh, que mané Ultimate que nada, isso ae é pra bebezinho que mal sabe usar o mouse"):

  • Melhorias (quantas vezes já citei 'melhorias'?) no Hyper-V, ambiente de virtualização do Windows Server 2008, incluindo de graça uma licença no Server 2008 Standard, 4 no Enterprise e ilimitadas no Windows Server 2008 Datacenter. Sim, Server 2008 porque as atualizações do Vista e do s2k8 são unificadas, o Server 2008 foi lançado já com o SP1, trazendo as mesmas coisas do Windows Vista SP1 - claro que voltadas aos servidores, sem recursos "domésticos" ou de escritório.
  • Foram aumentadas as opções para o WebDAV, permitindo aos usuários do Office mais flexibilidade ao autenticar aplicações personalizadas usando o WebDAV (não entendi bulhufas, porque não uso).
  • Opções do gerenciamento de energia poderão ser configuradas ou restringidas também pelas políticas de grupo, "Group Policy" (dá-lhe meu AntiPolicy!). Isso tanto no Server como no Vista.
  • O Server 2008 com SP2 aumenta de 512 para 2048 bytes a chave de licenciamento do Terminal Server, evitando a quebra de compatibilidade com versões antigas. Aplicações de legado da Citrix devem funcionar com o Windows Server 2008 Terminal Server.

Melhorias no instalador, ferramentas de desenvolvimento e no instalador do SP2:

  • Único instalador do SP tanto para o Vista como para o Server 2008 (tá vendo como é unificado :).

  • Oh, inclusão de um recurso para detectar possíveis drivers incompatíveis e barrar a instalação do SP2, ou pelo menos avisar que se instalar assim mesmo algo mal poderá ocorrer (como uma tela azul).
  • Há melhorias (novamente, rs) no gerenciamento de erros e mensagens mais descritivas (talvez nem detalhadas, mas mais fáceis de entender), quando possível.
  • Melhorias no sistema de log de eventos.
  • Provê uma experiência de instalação segura (ninguém vai roubar seu note enquanto você senta e relaxa e goza enquanto instala o SP2 na Praça da Sé* à meia noite).

Mais no site ArsTechnica (em inglês, e se for usar o Google Translate, copie o texto; não sei porque não funciona com o ArsTechnica; ah, sei sim porque: o Translate não entende a "extensão" .ars. Basta colocar uma barra no final / que funciona, pelo menos nesse caso :P; ah é oh, não traduz não, fica faltando o texto principal, o layout do ArsTechnica é estranho... tsc tsc)

* Praça da Sé é o centro de São Paulo, onde fica o "marco zero", geralmente muito movimentada mas também lotada de pedintes, mendigos, moradores de ruas e, porque não citar, trombadinhas.

Atualização em 04/03/09@20:20: Ele foi liberado para quem quiser agora, sem precisar ser cadastrado na MSDN ou TechNet. Mas só instale se quiser: é RC, Release Candidate, não versão final. Veja mais no GdH.

Matéria sobre o Windows 7 no programa Olhar Digital

Publicado em 06/02/2009 • Dicas de Sites, Windows, video, Vídeos, Windows 73 comentários »

O Olhar Digital fez uma breve matéria sobre o Windows 7. Para os curiosos que gostam do Windows mas ainda não tocaram no Windows Seven, vale a pena assistir. Como já falei e muitos também falaram, o Windows 7 tem de tudo para ser a melhor versão do Windows, tomando o lugar do Windows XP.

Os vídeos wide têm 640 de largura, redimensionei pra 450 pra poder postar aqui. Clique no botão quadradinho de tela cheia, estão com uma qualidade muito boa, aqui rodaram ótimos em fullscreen a 1280x720 (minha resolução atual num monitor LCD de 17" widescreen).

Aproveite e veja mais programas e matérias no www.olhardigital.com.br. Eu assistia na RedeTV há alguns anos. Abordam as coisas de forma superficial, sendo breves e também pensando na TV, mas nem por isso são ruins, o público é a população mais "leiga" mesmo.

Sobre o Windows 7, tem uma par de dicas já aqui no Explorando, e vem vindo mais. Acesse elas em:
http://www.explorando.viamep.com/secao/windows-7

Atualização 07/01/09@23:32
Um vídeo de tela que fiz mostrando algumas coisas do Windows 7 (veja em alta qualidade, clicando no botãozinho ali embaixo e depois em HQ):

Microsoft facilita correção de bugs no Windows: programa corrige automaticamente

por Marcos Elias, publicado no GdH

Problemas com softwares são comuns, especialmente devido conflitos e aplicações de terceiros que modificam coisas diversas. Para solucionar vários problemas comuns no Windows, a Microsoft tem páginas de suporte com instruções detalhadas. Boa parte dos usuários mais leigos nunca chegam até elas porque simplesmente não procuram, acabam pedindo ajuda em fóruns ou para amigos, ou convivendo com o problema por um bom tempo. As instruções geralmente são de modificação de chaves e valores no registro ou comandos com alguns parâmetros a serem dados no "Executar".

No final do ano passado a MS começou a investir numa novidade que facilita muito a vida dos iniciantes. Em várias páginas de suporte há um botão "Fix it - Corrigir o problema", que baixa um arquivo que faz a correção automaticamente. Afinal, clicar em algo e deixar ele fazer a coisa sozinho é comum no Windows. Ele está em cerca de 100 páginas atualmente, e deverá ser adicionado em mais.

Além dos iniciantes, isso facilita bastante a administração do tempo de amigos e solucionadores de problemas dos desesperados. Alguns exemplos que já possuem o botão "mágico" são: O ícone do Internet Explorer está faltando na sua área de trabalho e Mensagem de erro ao tentar usar o Microsoft Streets e Trips 2008: "não foi possível baixar, informações de construção para rotas".

Muitos nessas horas se perguntam: "porque isso não foi feito antes?". Afinal já era comum desde os primórdios do Windows 9x/NT4 pessoas curiosas disponibilizarem hacks, scripts e arquivos .reg (exportados do registro) para corrigir problemas.

Atualização @17:33: Um exemplo de corretor de terceiros é o meu ReIE, que repara erros do Internet Explorer 6- :)

UAC no Windows 7 será melhor, e recebe segurança extra não presente no beta

por Marcos Elias, publicado no GdH

O Controle de Conta de Usuário (UAC, User Account Control) protege o sistema com uma "educação" ao usuário, questionando se ele deseja realmente abrir ou não alguns programas ou recursos que alteram configurações globais; mais especificamente, os que precisam realizar tarefas administrativas. Com isso boa parte dos malwares para Windows são evitados, pois a maioria só infecta o sistema porque o usuário autorizou, clicando ou abrindo algo que não devia. O UAC permite pelo menos livrar a responsabilidade do Windows (e da Microsoft), ou seja, "se quiser clicar então clique, mas o sistema não se responsabiliza pelos seus atos daqui em diante". Isso é extremamente perceptível ao rodar aplicações de terceiros, muita gente baixa "joguinhos" ou cracks diversos e depois culpa o sistema, xingando o Windows que tem vírus.

O UAC do Windows 7 está bem diferente do UAC do Windows Vista. Ele tem níveis de alertas, para sempre notificar ou nunca notificar (ficando desativado), também com níveis intermediários. Isso elimina a grande quantidade de avisos que vinham no Vista, e que irritavam tanta gente ao ponto de manterem o UAC completamente desativado, o que não seria recomendável.

Agora a MS anunciou que Windows 7 receberá duas melhorias de segurança que não estavam presentes no beta. Basicamente tratam da ativação ou desativação da proteção, pois segundo divulgado, alguns códigos maliciosos poderiam desativar o UAC sem consciência do usuário, forjando cliques na tela.

Mudam basicamente duas coisas: o processo de controle do UAC irá requerer elevação (privilégios de administrador, com aviso) para ser aberto. Atualmente nem todas as opções dele exigem elevação. A outra é que ao alterar a configuração, o UAC entrará em ação "para proteger a si mesmo", questionando num ambiente isolado se o usuário realmente confirma a alteração. Isso impediria, ou pelo menos dificultaria a forma de tentar burlar o UAC.

As alterações foram propostas por usuários que testaram o sistema. Elas deverão estar presentes nas próximas compilações, como no RC e claro, na edição final.

Leia mais sobre a mudança no blog de desenvolvedores do Windows 7 (em inglês):

http://blogs.msdn.com/e7/archive/2009/02/05/uac-feedback-and-follow-up.aspx

Temas para trocar a cor das janelas do Windows 7

Publicado em 31/01/2009 • Windows, Windows 719 comentários »

por Marcos Elias

Cansado do visual do Windows 7? Baixe algums temas da própria MS, em:

http://windows.microsoft.com/en-US/Windows7/Personalize

Na verdade é cedo para dizer isso, rs. O suporte a temas do Windows veio com tudo no Windows XP, antes dele era possível mudar apenas as cores e tamanhos. Com o sistema implementado no XP é possível criar temas mais enfeitados, com texturas (bitmaps) que preenchem elementos das janelas e itens diversos da interface.

Com o Vista é parecido, mas os temas para o Aero geralmente são uma boba variação do original do Windows. A MS em si fica devendo temas adicionais e uma maior divulgação. E ainda por cima bloqueia o uxtheme e outros arquivos, impedindo dificultando a criação de estilos visuais personalizados.

No Windows 7 o suporte a temas ganhou um novo fôlego. Os temas são empacotados em arquivos .themepack, onde basta abrir o arquivo para trocar o tema.

Os temas disponíveis no link acima basicamente se limitam a trocar o conjunto de cores e papel de parede. O Aero do Windows Vista/Seven é interessante e agradável, difícil de cansar ou enjoar. Trocar a cor dá uma variada sem perder a essência.

No meu caso, experimentei e gostei de um roxo, gosto de roxo:

temas para windows 7

Assim como quem gosta de outras cores terá mais opções. No Windows XP as limitações eram bem maiores: ou azul, ou verde oliva, ou prateado. E nada mais. No Vista e 7 dá para trocar as cores e intensidades.

Ah, outra coisa boa do Windows 7 é que ele também usa a CPU para processar efeitos gráficos do Aero e DirectX/3D, sem depender exclusivamente de uma GPU. Isso permite usar o Aero com os efeitos e transparências mesmo com uma placa de vídeo onboard simples. Claro, desempenho é outra questão, rs.