Categoria: webmaster

Ganhar dinheiro com blogs é fácil com o Gama Virtual

por Marcos Elias

Post semi-patrocinado, mas é útil para blogueiros :)

Um bom site para ganhar dinheiro com sites e blogs é o Gama Virtual.

Diferente do AdSense, Click Afiliados, UOL Afiliados e outros, ele trata de campanhas com anunciantes diretamente. Você escolhe, entre os anúncios disponíveis, aqueles que quer divulgar no seu site.

Ele tem várias campanhas que pagam por ação, o que pode parecer desvantagem perto de sistemas que pagam por clique (CPC). Na modalidade CPA (Custo por Ação) o pagamento é contabilizado quando o visitante além de clicar, efetuar algum cadastro ou comprar alguma coisa.

Entre as campanhas estão muitos sites de jogos e wallpapers para celular, o que não gosto por ser um pouco anti-ético. Mas tem outras campanhas mais "justas" nas divulgações também. As campanhas variam, o ruim ao longo do tempo é que você precisa ficar atento aos emails que eles mandam, comentando ativações ou desativações de novos anunciantes. Em geral dá para trabalhar bem, tendo várias semanas para cada campanha, algumas duram por meses e mais meses sem que você precise trocar o código.

Para receber é necessário enviar um recibo, moleza, eles dão um modelo para preencher.

Cadastre-se aqui e ganhe mais dinheiro com seu site ou blog :)

E também pagam 3% dos ganhos dos seus indicados.

Não deixe de ver uma lista com outros programas de afiliados.

Tenha uma versão mobile do seu blog, para telefones celulares

por Marcos Elias

Ainda no B2Evolution... Vou esperar a próxima versão dele antes de ter certeza se farei o site à mão em PHP mesmo ou não :)

Quem quer um meio fácil de ter uma versão "mobile" do seu blog pode usar o site MoFuse:

http://www.mofuse.com/

Ele gera uma versão móvel do seu site para celulares, baseando-se no conteúdo do feed RSS. Para isso há a desvantagem de que o feed deverá ser liberado com texto completo, o que não gosto muito (veja: motivos para não liberar feeds RSS completos). Não gosto mas atualmente no Explorando é completo, para que os visitantes possam receber o conteúdo por email.

Há também um plugin para Wordpress que redireciona o tráfego para a versão móvel, caso o blog seja acessado num celular:

http://wordpress.org/extend/plugins/mofuse/

O endereço poderá ser algo como seunome.mofuse.mobi.

O serviço fica dependente de um site externo, o que é bom que não te traz custos (já que é grátis); mas pode ser ruim pela falta de muitas personalizações e liberdade.

Aproveitando, fiz para testar no Explorando:

explorando.mofuse.mobi

Como ficaria:

http://explorando.mofuse.mobi/?sm=1

Ao acessar por um navegador normal de PC, clique no 8 para descer e no 2 para subir.

AdSense para domínios agora liberado para todos: o domain parking do Google

Publicado em 18/02/2009 • Web, blog, webmaster, Google, Ganhar dinheiro5 comentários »

por Marcos Elias, publicado no GdH

O Google finalmente liberou para todos o AdSense para domínios, seu serviço de domain parking (estacionamento de domínios). Isso é usado por quem tem um domínio sem uso: para o nome não ficar parado, são colocadas propagandas e um campo de busca, gerando monetização. Alguns nomes que as pessoas digitam direto na barra de endereços podem render bons lucros, e muitos se utilizam disso usando variações de grandes marcas ou temas bem procurados.

O serviço do Google é para editores que já utilizam o AdSense, basta ir na seção "Obter anúncios" e escolher "AdSense para domínios".

As políticas do serviço são muito mais rígidas do que em outros sistemas, o que impede ou dificulta o uso de domínios que tenham no endereço marcas de terceiros, induzam o usuário a erro, ou que tenham termos relacionados a palavrões ou sexo, entre outras atividades também proibidas no AdSense.

Divulgação no Blog do Google:

http://adsense-pt.blogspot.com/2009/02/adsense-para-dominios-ja-esta.html

E também:

O que é o AdSense para domínios?
https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=105924&sourceid=aso&subid=ww-ww-et-asui&medium=link

Políticas do programa AdSense para domínios
https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=96332

Modifique facilmente as telas dos sites desejados

Publicado em 04/02/2009 • Web, geek, webmaster, html2 comentários »

por Marcos Elias

Há tempos estou pra comentar desse pequeno script Javascript aqui, lembrei agora:

javascript:document.body.contentEditable='true'; document.designMode='on'; void(0)

Copie e cole na barra de endereços do navegador, e então dê enter. A página se torna editável :)

Claro que não dá pra salvar no servidor, é um recurso do Javascript localmente, provavelmente para facilitar a edição de conteúdo HTML em editores incorporados em navegadores. No máximo serve para fazer algumas brincadeiras e tirar prints fakes (falsos) - tá aí um dos argumentos que digo que print (print screen, imagem de tela) não é prova, pois é falsificável facilmente :)

Aos mais leigos, um aviso: este script não é malicioso, mas não é bom sair colando na barra de endereços tudo o que vê por aí, especialmente se estiver codificado (algo como DSFGGFDS1G852G10D54F5G4DFG8DSG7SD5DG47DF5S em vez de nomes de funções ou parâmetros em inglês do JS) ou se incluir arquivos externos, geralmente .JS. É dessa forma que muitos conseguem roubar pefil do orkut, obter informações do site em que o visitante está logado, etc. O script comentado acima é inofensivo, "lendo" ele pode-se ver que apenas altera algumas propriedades do objeto document do Javascript (a página), sem trocar dados com nenhum terceiro ou intermediário.

Com truques assim muitos tiram prints com altos lucros em sites de PTC ou do AdSense para tentarem dizer que ganham uma grana legal, incentivando a venda de ebooks ou outros meios quaisquer (não que todos façam isso).

Além da questão de 'zuar' ou brincar, isso serve para quem tem site ou blog experimentar outros textos e ver como ficaria, sem precisar abrir um editor completo, só usando um editor mesmo quando fosse fazer o serviço.

AVISO: um amigo fez no IE e ele fechou (no Vista). Faça isso em navegadores de verdade, que suportem javascript de verdade, senão...

Como criar um favicon para site ou blog?

Publicado em 29/01/2009 • Web, blog, webmaster15 comentários »

por Marcos Elias

Um amigo hoje me perguntou "como você faz para colocar aquele logo do Explorando no navegador, pequenininho?". Trata-se do favicon, ícone usado nos favoritos em alguns navegadores, e também na janela/aba do site:

favicon

A forma mais fácil é colocar uma imagem com o nome de favicon.ico na pasta do site. Só isso :)

De preferência ela deve medir 16x16 (ou 32x32) pixels e estar no formato .ICO. É possível salvar em ICO com alguns programas.

Mas também dá para usar outras extensões. O favicon pode ser animado (em GIF), nesse caso coloque na página dentro do cabeçalho (entre <head> e </head>) isso:

<link rel="shortcut icon" href="http://www.seusite.com.etc/imagem.gif">

A dica de usar link rel... vale caso você não possa fazer upload de arquivos no servidor, ou se quiser usar outros formatos de imagem, mesmo que seja uma GIF estática.

Alguns sistemas como o Blogger insistiam em manter o favicon padrão deles, mas parece que com alguns hacks era possível mudar.

Atualização em 30/01/2009@11:39
O Júlio do GDH me deu a dica do site www.favicon.cc, que permite criar ou editar um favicon pela web. É interessante e fácil, pixel a pixel mas dá para modificar algumas coisas e ter o .ico. Para quem prefere fazer em GIF eu sugiro um programa mais sofisticado, no meu caso uso o Fireworks da Adobe (Macromedia).