Categoria: Web

Dropbox: porta arquivos online com sincronizador para PC

Publicado em 16/03/2009 • Web, Dicas de Sites1 comentário »

por Marcos Elias

Vi algumas pessoas (várias) indicando o Dropbox, fui conferir e é bacana o sistema.

Ele é interessante porque tem uma aplicação que sincroniza os dados do seu computador com o servidor online.

Na conta gratuita ele dá 2 GB, que podem chegar a 5 indicando amigos (cada indicação rende 250 MB de espaço, ou 1/4 de GB). Nem é meu objetivo indicar com o código de indicação, apenas divulgar o site mesmo.

A aplicação cliente pode rodar em Linux, Windows ou Mac, e sincroniza automaticamente todo o conteúdo de uma pasta que ele cria no seu PC. Basta copiar arquivos pra uma pasta nos seus documentos e aguarar ele upar.

Tem uma pasta "Public" também para acesso geral, tudo o que você colocar lá pode ser compartilhado com outras pessoas. Basta clicar com o botão direito no arquivo (considerando o Windows Explorer) e ir em "Dropbox > Copy public link". O arquivo poderá ser acessado em qualquer lugar, sem precisar de senha nem passar por telas com propagandas (pelo menos atualmente).

Acessando pela interface online, você pode baixar pastas duma vez, em arquivos zip - muito mais prático do que baixar muitos arquivos individualmente.

Acesse em:

www.getdropbox.com

Ah, se você quer muito espaço de graça, o Porta arquivos do Yahoo foi pro saco mas a Microsoft tem o SkyDrive, que dá 25 GB grátis para disco virtual. Segundo uns amigos dá até para hospedar páginas HTML e sites estáticos, é só colocar os arquivos na mesma pasta... A URL é grandona, mas funciona :)

Ganhar dinheiro com blogs é fácil com o Gama Virtual

por Marcos Elias

Post semi-patrocinado, mas é útil para blogueiros :)

Um bom site para ganhar dinheiro com sites e blogs é o Gama Virtual.

Diferente do AdSense, Click Afiliados, UOL Afiliados e outros, ele trata de campanhas com anunciantes diretamente. Você escolhe, entre os anúncios disponíveis, aqueles que quer divulgar no seu site.

Ele tem várias campanhas que pagam por ação, o que pode parecer desvantagem perto de sistemas que pagam por clique (CPC). Na modalidade CPA (Custo por Ação) o pagamento é contabilizado quando o visitante além de clicar, efetuar algum cadastro ou comprar alguma coisa.

Entre as campanhas estão muitos sites de jogos e wallpapers para celular, o que não gosto por ser um pouco anti-ético. Mas tem outras campanhas mais "justas" nas divulgações também. As campanhas variam, o ruim ao longo do tempo é que você precisa ficar atento aos emails que eles mandam, comentando ativações ou desativações de novos anunciantes. Em geral dá para trabalhar bem, tendo várias semanas para cada campanha, algumas duram por meses e mais meses sem que você precise trocar o código.

Para receber é necessário enviar um recibo, moleza, eles dão um modelo para preencher.

Cadastre-se aqui e ganhe mais dinheiro com seu site ou blog :)

E também pagam 3% dos ganhos dos seus indicados.

Não deixe de ver uma lista com outros programas de afiliados.

Tenha uma versão mobile do seu blog, para telefones celulares

por Marcos Elias

Ainda no B2Evolution... Vou esperar a próxima versão dele antes de ter certeza se farei o site à mão em PHP mesmo ou não :)

Quem quer um meio fácil de ter uma versão "mobile" do seu blog pode usar o site MoFuse:

http://www.mofuse.com/

Ele gera uma versão móvel do seu site para celulares, baseando-se no conteúdo do feed RSS. Para isso há a desvantagem de que o feed deverá ser liberado com texto completo, o que não gosto muito (veja: motivos para não liberar feeds RSS completos). Não gosto mas atualmente no Explorando é completo, para que os visitantes possam receber o conteúdo por email.

Há também um plugin para Wordpress que redireciona o tráfego para a versão móvel, caso o blog seja acessado num celular:

http://wordpress.org/extend/plugins/mofuse/

O endereço poderá ser algo como seunome.mofuse.mobi.

O serviço fica dependente de um site externo, o que é bom que não te traz custos (já que é grátis); mas pode ser ruim pela falta de muitas personalizações e liberdade.

Aproveitando, fiz para testar no Explorando:

explorando.mofuse.mobi

Como ficaria:

http://explorando.mofuse.mobi/?sm=1

Ao acessar por um navegador normal de PC, clique no 8 para descer e no 2 para subir.

Carregar anexos no Gmail agora ficou melhor

Publicado em 26/02/2009 • Web, Google, Notícia5 comentários »

por Marcos Elias

Novidade no Gmail :)

Pequenininha, mas bastante comentada há algum tempo: barra de progresso enquanto upa os anexos.

E o melhor não, é só isso: agora pode-se selecionar vários arquivos duma vez, e são postos em fila, usando o flash uploader. A opção pode ser desativada nas configurações.

Ah, cada anexo será salvo numa mensagem separada, podendo ser recuperado caso você descarte a mensagem (indo na lixeira).

Mais no blog do Google System.

Novo beta do Safari 4: "paga pau" do Google Chrome, no Windows

Publicado em 24/02/2009 • Web, beta, Notícia, Apple4 comentários »

por Marcos Elias, publicado no GdH

A Apple lançou um beta público do Safari 4. A mudança mais perceptível na versão para Windows é o visual. Ele ficou com cara de Chrome:

Safari 4

Abas na barra de título, a disposição da barra de endereços, campo de busca e menus, etc. E ainda a Apple se rendeu ao Aero, interface do Windows Vista ou 7. Adeus aquele estilo Mac, cinza e diferente do padrão visual esperado para o Windows.

Internamente há melhorias no desempenho: a Apple diz que o navegador pode ser comparado como sendo 30 vezes mais rápido do que o IE7, no que diz respeito ao motor Javascript. Ele ainda é declarado como sendo 3 vezes mais rápido do que o Firefox, na mesma questão. O carregamento e renderização estão rápidos também.

Assim como boa parte dos navegadores recentes, a Apple vem introduzindo suporte ao HTML 5 e CSS 3, o que melhora a exibição de páginas que eventualmente usem algum código novo. Tanto o HTML 5 como o CSS 3 trazem implementações para um visual mais dinâmico, efeitos com sombras e cantos arredondados, etc - tudo nativamente, sem depender de gambiarras em outras linguagens de scripts ou aplicações que exigem complementos, como o Flash.

O Safari 4 traz algo que lembra o Speedy Dial do Opera, ou as miniaturas da tela de nova aba do Chrome. Os sites "mais acessados" são listados na página inicial, no recurso "Top Sites":

Safari 4

O histórico também passa a guardar mais dados dos sites (título, conteúdo), além de ter uma exibição visual:

Safari 4

Há ainda complementação automática dos endereços visitados; campo de busca com recomendações do Google Suggest (ou lista das últimas buscas do usuário); corretor ortográfico; melhor zoom; suporte a ARIA (recurso de acessibilidade); entre outras coisas.

Particularmente senti falta da suavização 'forçada' que ele tinha das fontes, pois agora usa o renderizador de fontes do Windows (o que deve oferecer um melhor desempenho). Outra coisa que senti falta foi a capacidade de arrastar as abas, para reorganizá-las.

Veja mais no Apple Insider:

http://www.appleinsider.com/articles/09/02/24/apple_releases_public_beta_of_safari_4_browser.html

Lista de recursos:

http://www.apple.com/safari/features.html

Download:

http://www.apple.com/safari/download/