Problogger

Blogger é blogueiro, aquele que bloga. Problogger é Professional Blogger, ou blogueiro profissional.

Problogger é um blogger profissional, que usa seu blog como trabalho. Um problogger ganha dinheiro com seus blogs, podendo viver disso ou ter a maior parte de sua renda vinda com o dinheiro do blog. O dinheiro entra por meio de propagandas ou serviços, geralmente propaganda, como sistemas de afiliados que pagam por cliques, exibições ou comissões por vendas ou assinaturas. Veja dicas de como ganhar dinheiro com blogs.

No entanto, o conceito é um pouco amplo e não pode ser definido apenas como “gente que ganha dinheiro com blogs”. Nem toda pessoa que ganha dinheiro com blogs é um problogger, e podemos dizer que nem todo blogger profissional ganha dinheiro com blogs. Há pessoas que têm blogs extremamente profissionais ou institucionais, bem visitados, mas não usam para ganhar dinheiro.

Já como exemplo de pessoas que ganham dinheiro com blogs mas não são profissionais, podemos citar os blogs de downloads piratas. Colocam (ou colocavam) propagandas do Buscapé e faturavam uma boa grana. Tinham blogs e ganhavam dinheiro, mas estavam muito longe de serem probloggers. Outro caso são os que copiam textos alheios. Problogger é um blogger com conteúdo e atitude próprios. Geralmente blogs copiadores ou ilegais não duram muito.

Quase sempre um bom problogger tem mais de um blog ou negócio online. Antes do termo problogger já existia gente ganhando dinheiro com a internet, com sites profissionais. Os blogs se popularizaram por serem sites de fácil atualização, então é natural que entre um novo site e um blog de conteúdo, muita gente prefere criar um blog. Muda basicamente o software gestor de conteúdo, pois o conceito, qualidade e lucros dependem do profissional em si, não necessariamente das ferramentas usadas.

Tags: , , ,