Tags: blogger

Campo de comentários do Blogger direto na página, tipo o Wordpress

Publicado em 10/10/2008 • Web, blog6 comentários »

por Marcos Elias

De uns tempos pra cá o Blogger.com tem adicionado uma série de melhorias. Uma delas é no campo de comentários, permitindo o formulário diretamente abaixo da postagem, como no Wordpress, assim:

É mais agradável visualmente, pelo menos muita gente gosta. Para deixar seu blog assim, acesse o Blogger em rascunho, entrando em:

http://draft.blogger.com

Se quiser, aproveite e marque o checkbox "Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão".

Vá nas configurações do blog desejado, e clique na seção "Comentários". No campo "Posição do formulário de comentários", veja que há uma terceira opção "Postagem abaixo incorporada", marque ela:

Role para baixo, clique no botão "Salvar configurações" e pronto.

Se seu blog usa algum tema (template, modelo visual) padrão ou que siga as regras do Blogger, deverá funcionar de imediato.

Caso você use um tema personalizado e o recurso não funcione, a coisa pode se complicar um pouco, sendo necessário editar o XML do tema. Não sei muito do Blogger depois que passei a usar Wordpress, então deixo esse link que pode ajudar: temas.burajiru.blog.br

Blogger em rascunho (draft): agora tem importação e exportação do blog!

Publicado em 24/07/2008 • blog, Google6 comentários »

por Marcos Elias

O Blogger (.com, do Google, e não o .com.br, da 'Grobo') está implementando novos recursos. Várias coisas novas podem ser acessadas na interface do "Blogger em rascunho":

http://draft.blogger.com

Além de melhorias nos widgets e exibição do formulário de comentários, um recurso importante é a exportação e importação do conteúdo do blog, acessada através da aba "Configurações > Básico" do blog em questão:

Com isso você pode salvar num arquivo próprio do Blogger (na verdade XML) todo o conteúdo do seu blog. É útil para mudar o blog de lugar e para ter um backup, claro.

Uma coisa muuuito boa: é questão de tempo até que criem um importador desse arquivo para Wordpress. Aí acabaram-se os problemas, pois o importador atual que pega dos feeds, é uma porcaria - ou ele, ou o feed fornecido pelo Blogger ao importador, pois quase sempre dá erros diversos e/ou não importa todas as postagens.

Qualquer um pode conferir o "Blogger em rascunho", basta entrar no endereço acima com seu login do Blogger atual. E a qualquer momento você pode voltar ao Blogger "normal".

Vem aí uma nova renovação no Blogger. De 2003 pra cá, qunado o Google comprou o Blogger, só melhorou! Internacionalização, depois o Blogger Beta com novos recursos (incluindo template widgetizável e páginas dinâmicas)... E agora mais coisas vêm por aí.