Blog Converter: scripts para conversão de blogs entre plataformas, by Google

Publicado em 12/01/2009 • Web, Downloads, blog, webmaster, Google, download, Scripts2 comentários »

por Marcos Elias, publicado também no GdH

No final da semana passada o Google anunciou uma ferramenta de conversão de blogs, o Google Blog Converter. São basicamente scripts usando Python para converter o conteúdo de blogs entre diversas plataformas.

Começando, na versão 1.0 é oferecido suporte ao Blogger (do próprio Google), Wordpress, LiveJournal e MovableType. Essas plataformas fornecem algum tipo de importação/exportação das postagens e comentários, o que facilita imensamente o processo da conversão.

No futuro outros ambientes deverão ser suportados, mesmo alguns que não têm ferramentas próprias para importação/exportação, caso tenham pelo menos alguma API que permita automatizar a inserção de postagens e comentários.

O projeto é hospedado no Google Code, e é open source:

http://code.google.com/p/google-blog-converters-appengine/

Download:
http://code.google.com/p/google-blog-converters-appengine/downloads/list

Fonte: Blog do Google

Agora deverá ficar muito mais fácil transportar blogs entre várias plataformas. Ainda não testei, mas deve ser interessante, já que a importação de blogs do Blogger para Wordpress quase sempre apresenta algum problema.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

2 comentários

Comentário de: João Alberto [Visitante] Email · http://jananias.blogspot.com
Com certeza vai melhorar muito a vida dos blogueiros que ao mudar de domínio tem muitas dificuldades na migração de seus post. Valeu pela dica.
12.01.09 @ 09:04
Comentário de: Thiago Blauth Ferreira [Visitante] Email · http://antisocial.munbolins.com.br
Essa é a Google... ganhando a simpatia dos blogueiros. Como o João disse a migração do blogger para outras plataformas é um pouco cansativa e com essa ferramenta isso vai mudar! É a Google pegou mesmo o jeito de que a web tem que ser aberta, e que ter ferramentas que obrigam o conteúdo criado em cima delas fechadas a elas é um tiro nos pés!

Paz no coração e Luz na razão.
12.01.09 @ 09:38