Google Maps agora tem rotas de transporte coletivo em São Paulo e Belo Horizonte!

Publicado em 12/12/2008 • geek, www, Google, maps, maps.google.com, mapas, Notícia2 comentários »

por Marcos Elias, publicado também no GdH

O Google Maps, para quem não sabe, além de exibir mapas propriamente ditos, permite traçar rotas. Diga onde você está e onde quer chegar, e ele mostra o caminho (que pode ter leves variações na vida real). Rotas de carro, rotas à pé... E rotas usando transporte coletivo. A novidade para o Brasil é justamente a inserção desta última: transporte público.

O serviço já estava disponível em algumas cidades dos Estados Unidos e em alguns outros poucos países. Agora há também São Paulo (Cidade) e Belo Horizonte.

Pelo pouco que testei aqui, o sistema se mostrou um pouco melhor do que o oferecido pela SPTrans, gestora do transporte na capital paulistana. Tarifas, tempo de percurso, intervalo aproximado das linhas... A base do Google deverá ser atualizada de tempos em tempos, afinal quase todos os meses uma ou outra linha de ônibus de SP pelo menos é alterada.

Para usar, acesse maps.google.com.br da forma usual, e clique em Como chegar. Digite o ponto de partida e destino, e mande pesquisar. Se houver solução via transporte público cadastrado para o percurso solicitado, aparecerá "Transporte público" na lista suspensa abaixo dos campos de digitação, basta escolher esse item. O sistema exibe também linhas alternativas, em trajetos onde mais de uma linha serve.

Vale lembrar que não dá para contar com essas ferramentas como fontes 100% seguras; e sempre verifique se determinada linha circula no dia e horário que você precisa, além de que acidentes ou eventos temporários podem modificar os itinerários.

Veja um vídeo mostrando como usar:



Leia a divulgação no blog do Google:

http://googlebrasilblog.blogspot.com/2008/12/transporte-pblico-no-google-maps.html


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

2 comentários

Comentário de: Filipe Serrano [Visitante] · http://link.estadao.com.br
Marcos,
Sou jornalista do caderno Link do Estadão. Estamos fazendo uma reportagem sobre o Google Maps e queria entrevistar alguém que já usa o serviço de rotas por transporte público. Será que poderia dar uma palavrinha com você?
Obrigado,
Abs.

Filipe Serrano
repórter
Tel. 55 (11) 3856-5939
filipe.serrano@grupoestado.com.br

O Estado de S.Paulo - Link
www.link.estadao.com.br
26.01.09 @ 16:56
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Opa, te respondi por email :)
27.01.09 @ 04:23