Como criar aplicações Portables: conheça o VMware ThinApp

Publicado em 04/10/2008 • Downloads, geek, download, VMware31 comentários »

por Marcos Elias

A VMware, produtora do ambiente de virtualização de computadores talvez mais famoso (de mesmo nome), tem uma ferramenta interessante de virtualização, menos conhecida do que seus produtos maiores. Trata-se do Thin App (que antigamente chamava Thinstall).

Ele permite a criação de aplicações portáteis, portable: essas que rodam sem precisar instalar nem alterar nada no computador (diga-se de passagem, é uma aplicação usada por piratinhas para distribuir versões não autorizadas de aplicações portable, como Photoshop, Flash, Office, Nero, entre outros).

O Vmware ThinApp é fácil de usar, basicamente um assistente orienta os passos através do processo da criação da versão portátil dum programa.

Ele deve ser usado num PC limpo, sem vírus e de preferência, sem dados pessoais (cookies, histórico de navegadores, etc). Vale a pena limpar o PC, passar um CCleaner ou similar antes de fazer isso. Ainda é bom que o computador não tenha outros programas necessários para a aplicação rodar já instalados, pois o instalador do programa desejado pode ignorar ou pular arquivos que encontrar. Eles não seriam inclusos no portable, que poderia deixar de rodar num outro computador. Seria legal usar uma instalação limpa do Windows, algo como instalá-lo numa máquina virtual (aproveitando o tema, veja um tutorial do VMware). Para aplicações mais simples essa exigência geralmente não se aplica, variando de programa para programa. Todavia, vale a pena testar o portable gerado em um sistema limpo antes de redistribui-lo.

O VMware ThinApp capta um instantâneo do registro do Windows (registro de configuração, não validação) e do sistema de arquivos. Você instala o programa desejado, e o configura como quiser. Continuando no ThinApp, ele capta outro instantâneo do sistema, para ver as modificações - identificando o que o novo programa alterou no registro e no sistema de arquivos. Com isso pega o que foi modificado, coloca num pacote executável com um subsistema que possa rodar isso em outra instância do Windows, e pronto: tem-se a aplicação portátil.

Dependendo do tamanho do programa, se for muito pequeno, a versão portable pode ficar maior do que o instalador, mesmo compactada. E outra, o ThinApp não funciona com aplicações que precisem de drivers específicos para funcionar (como aquelas que instalam um driver próprio, seja para integração maior com o hardware ou para virtualizar algum dispositivo).

Outro ponto que muitos não devem gostar é que ele não é gratuito, tem um demo de 60 dias. A página oficial é:

http://www.vmware.com/products/thinapp/

A vantagem das aplicações portáteis é rodarem em quase qualquer lugar, sem precisar de instalação, além de não alterarem nada no sistema de destino (dependendo das opções, podem alterar dados no registro como configuração, e salvar arquivos do usuário, afinal não teria graça usar um editor "Tal" portable que não salvasse seus arquivos). Rodam mesmo a partir de CD/DVDs ou pen drives, mesmo com conta de usuário limitada.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

31 comentários

Comentário de: Rogério [Visitante] Email
Lamentável isso que o nosso amigo chama de tutorial do programa,no máximo ele dá um breve resumo, bem básico mostrando o que o programa faz.o que por sinal todo mundo que procura por esse software já tá careca de saber,eu que eu procuro na verdade é um passo a passo detalhado de como de "fato"usar esse programa para a criação de um Portable, um relato de profissional,não de um leigo curioso em info,como que parece, é o caso desse cidadão,Marcos Elias.Não me leva a mal não chegado, mais isso postado ai acima nada mais é do que nada.
05.10.08 @ 18:45
Comentário de: camila [Visitante] Email
Rogério, onde vc viu q ele chamou isso de tutorial? Nem tem o termo tutorial no artigo, "tutorial" ali só no link pro do vmware, q eh outra coisa.

E outra, não saber usar um programa que é inteiro baseado no next > next > finish tbm eh d+ né.
05.10.08 @ 19:49
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Rogério, desculpe mas seu comentário não tem fundamento.

Não me leva a mal não chegado, mais isso postado ai acima nada mais é do que nada.

Para quem não conhece ainda o ThinApp é muita coisa.

Apesar de ter a intenção de escrever um tutorial maior sobre ele em breve (talvez), não tenho essa "obrigação". Sinto muito se você esperava algo mais ao procurar por ele, não sou obrigado e não posso te ajudar dessa forma, postei o texto com boas intenções para quem não conhece o programa ainda.
06.10.08 @ 16:26
Comentário de: Rogério [Visitante] Email
Minha querida desculpe,mais vc.quem é msm?«Bom vamos pular essa parte msm.porque não é a minha intensão ser indelicado.O que vc.esbossa rapidamnete seria pelo o que eu na minha modesta ignorância,entendeu nada + é que o modes operante.de instalação do software,NEXT>NEXT...Finish.ora, não quero ser arrogante mais eu faço o 2º ano de faculdade da computação,... ai então, poderia vir aquela pergunta praxe de sua parte de quem quer ofender...se faz faculdade de comp.não sabe como usar um simples prog.de elaboração portable? ai , eu lhe respondo o meu aprendizado em sala de aula abrange como um todo aplicações e desenvolvimento de sistema e não especificamente,o modo de op.esse ou aquele prog(soft).o que me isenta de ser entendido em qq.coisa que diga respeito a operação de um específica aplicação, então pra resumirmos esse nosso papo,eu gostaria muito, mais muito mesmo, saber como op. esse programa (VMware ThinApp)Para assim poder produzir exe.portatéis com ele,e pelo que eu entendi e vc.deixou transparecer,vc. é uma expert nisso,sendo assim faça-me um favor, me passe o link de algum tuto.relacionado ao programa ou elabore vc. mesma um. Obs:Só responda a essa minha mens.se tiver algo concreto ou produtivo a dizer relacionado ao assunto, caso contrário,dispenso comentários com ofensas pessoais feito por algo aqui por mim citado..Abraço.
06.10.08 @ 16:51
Comentário de: Rogério [Visitante] Email
Marcos Elias e quanto a vc. me desculpe talvez pelo modo truculento ao qual me dirigi a sua pessoa,entendo agora a sua boa intenção, sem dúvida. Me perdoe,pelo mal jeito.Um abraço e continue,com essa sua iniciativa. parabéns, e me desculpe uma vez mais.
06.10.08 @ 19:47
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Tranquilo, eu diria que já estou acostumado a receber críticas de todos os tipos, não só eu mas quem mantém sites/blogs publicamente em geral :)

Abraços
06.10.08 @ 19:50
Comentário de: Gláucio Cajuéla [Visitante] Email
meus parabéns pelos post e sobre o cara que fala mal ele é apenas mais um brasileiro ignorante dentre muitos que não lêem com freqüência talvez por isso nós brasileiros ainda somos emergentes ..
11.10.08 @ 02:03
Comentário de: Lucas [Visitante] Email
Porraaaaaa Rogério!!!!
Gastou no português aí heim!!!!!!

Computaçãozinha de merda!!! Eu tô no quarto período de Desenvolvimento de Sistemas (20 anos de idade) e me dê qualquer programa que eu instalo pra você! Só "Próximo > Próximo > Concluir" ou "Next > Next > Next > Finish" - bem lembrado, Camila...


Tem erro não, "chegado".


Presume-se que qualquer pessoa que faça um curso desse nível, tenha uma boa base (e uma ótima noção) em informática. Eu sou gerente do meu primo de 15 anos!! Trabalhamos na Gerdau como programador ABAP!! Se um cara de Computação não souber instalar um programa, cara, tá todo mundo fudido e meu primo bem pago!!
03.11.08 @ 02:33
Comentário de: Vicente Lima [Visitante] Email · http://www.irisvic.net
Blá, blá, blá!!! O que eu vejo é um show de soberba, orgulho de quem se acha melhor do que os outros. Tirando o Marcos Elias, o autor, o resto tudo se acha. Eu tenho 13 ANOS e MEIO como Técnico em Informática, ensinando para funcionários do Banco do Brasil, gente que mora nos Estados Unidos e até para estudantes de Ciências da Computação, mas até hoje NÃO DISPENSO NENHUMA CHANCE DE APRENDER MAIS, nem mesmo através daqueles que julgo saberem menos do que eu. É que eu já passei da fase de 2º e 4º ANO de estudos e já tenho bem, bem mais do 20 ou 15 anos. Parabéns ao Marcos Elias pelas explicações, mas na realidade esse programa não é tão óbvio assim e, por questão de maturidade, experiência, vou procurar o MÁXIMO de informções sobre ele a fim de alcançar o melhor que ele tem a oferecer com objetividade porque tenho outros trabalhos a fazer e não posso perder tempo corrigindo falhas no computador por uso errado de softwares. A humildade precede a honra (Livro de Provérbios_Bíblia).
03.12.08 @ 22:22
Comentário de: Marcelo [Visitante] Email
Muitissimo obrigado por me apresentar esse programa. Ele é tudo que preciso e extremamente intuitivo. Até mesmo um completo analfabeto digital como eu sou conseguiu usar o programa e criar as versões portaveis que eu precisava. Obrigado de novo.
15.12.08 @ 10:53
Comentário de: Joe [Visitante] Email
Muito obrigado pela dica do programa
Vou tentar criar um partavle agora mesmo..
Sobre como instalar jah vi que eh facil, não sei como esse Rogerio não deu conta, e ainda fazendo faculdade de computação, vamos pagar um curso na bit company pra ele =)
Feliz natal a todos
15.12.08 @ 23:38
Comentário de: Marcos Elias [Visitante] Email · http://www.explorando.com.br
Pois é... O único ponto ruim para muita gente é que o programa está em inglês, mas segredo mesmo não tem.
16.12.08 @ 14:38
Comentário de: bendin [Visitante] Email
Sou ainda leigo no assunto, mas já consegui obter
alguns portáteis mais simples que um Office, ainda
quando o software era apenas ¨Thinstall¨ em ver
são mais antiga ( existe tutorial na internet que vem com um tipo de vídeo mostrando como fazer).
Fiquei contente por ter conseguido. Parabéns a to
dos pelo esforço do conhecimento. Deus abençoe.
04.01.09 @ 00:23
Comentário de: Gutenberg [Visitante]
Parabéns pelo seu trabalho, nós que buscamos auxiliar é assim mesmo... continue a fazer o seu trabalho e não se deixe desanimar por "pequenas coisas", tem gente que quanto mais estuda fica, mais burro; é lamentável e enquanto isto, paramos de aprender para dar atenção à estes cabeças de bagre.
Abraços!
26.02.09 @ 18:38
Comentário de: julio [Visitante]
Olha, esse Rogério ''chegado'' rsrs é um tipo assim: não sabe nada e se acha o gostosão, cada coisa que aparece... se ele é tão inteligente ,se ele é tão sabido, se ele é tão esperto, porque esta procurando tutorial sobre o programa?
com tanta sabedoria ele teria postar um tutorial aqui!!!!!
Cada coisa não é?????
27.02.09 @ 10:31
Comentário de: Luis C F [Visitante]
Olá, será q o Rogerio ja descobril onde achar esse tuto.
E espero q sim, o programa é muito bom
eu faço varias aplicações tem um tuto hospedado no rapdshare.Deve ser bom.
08.04.09 @ 16:50
Comentário de: jorge [Visitante] Email
me desculpe Rogerio,,,nao tenho faculdade ja fiz varios TCC e ja dei aula de programaçao Delphi para muitos alunos de faculdade....na informatica nao existe PAPAS, é um mundo aonde se pode aprender ate com os analfabetos da area que sejam bitolados em algum softwae ou atividade especifica....E uma atividade aonde "fuçar" faz a diferença....até pq os grandes hacker nao tem faculdade,,,,e vc com teu 2º anos,,,nao faz 1/10 do q o menos informado deles fazer...SEJA HUMILDE e consciente do que nao és nada...e pelo jeito vai demorar ser alguem
21.04.09 @ 13:12
Comentário de: André duarte [Visitante]
O pessoal acabou perdendo o foco do blog, todos podiam aproveitar o mesmo para incluir dicas e não trocar ofensas.
Eu criei uma maquina virtual do meu PC a idéia agora é fazer isso rodar em qualquer máquina, mesmo que sem previlégios, então ai entra o "VMware ThinApp" para fazer rodar o "vmware player" sem necessidade de instalação...
Teoricamente, de uma máquina onde você está limitado de acesso, para uma máquina com n programas já instalados.
Assim que eu conseguir irei postar aqui no blog.
Abraço a todos.
29.04.09 @ 12:08
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Legal André, depois poste o resultado para a gente, se der :)

Abraços
29.04.09 @ 16:54
Comentário de: deaan [Visitante] Email · http://www.megapatch.info
Galera fiz um tutorial como fazer um programa portátil em vídeo se vocês estiverem endereçados ai vai o endereço
http://www.youtube.com/watch?v=R4gTaB4Ks84
03.06.09 @ 10:38
Comentário de: Daniel [Visitante] Email
Muito bom achei legal esse programa.

Mas pro "CHEGADO ROGERIO", rsrsr.

"O homem prudente não alardeia o seu conhecimento, mas o coração dos tolos derrama insensatez..."
(Provérbios, 12: 23).

Fica ai pra refletir e orientar.

E que a Força Esteja Com Vocês.
26.08.09 @ 10:48
Comentário de: ESXi Thin [Visitante]
Bacana seu post, pra quem ta precisando de uma informação mais concreta a respeito do programa ta de parabéns.
Mas... pra quem tem faculdade esse não é o lugar, pois é só pros humildes que sabem pesquisar e perguntar, e precisam, se esse Rogério não tivesse sido tão soberbo em suas palavras, teria perdido o tempo indo no Google, seria mais rápido.
Espero que no 2° ano de facul ele consiga crackear o programa, que não é difícil, mas se ele não sabe nem instalar, crackear... nem sabe o que é isso.
Vlw pela esclarecimento do programa
18.09.09 @ 02:00
Comentário de: Afsneto [Visitante]
Esse Rogério além de grosso é burro... Para quem faz "2º ano da faculdade de computação" escreve intenção com S!!! deveria voltar pro primário.... Se conseguir acompanhar a tarefinha dos coleguinhas....
29.10.09 @ 15:05
bacana o post!
para o rogerio eu digo:
larga essa sua faculdade e vem trabalhar de pedreiro comigo aki na obra que eu te encino a usar o programa blz
10.11.09 @ 17:34
Comentário de: Bruno Barbosa [Visitante] Email · http://twitter.com/bruninbsb
Parabéns Marcos Elias, ótimo review do software, eu não o conhecia.
Quanto aos colegas acima, queria esclarecer que existe uma diferença grande entre um tutorial e um review de um software.
Infelizmente faculdade não é tudo, como um amigo falou pelo twitter, é na verdade a maior farsa da humanidade. Muitos por ai que não possuem faculdade e que sabem mais do que os que estão cursando, por falta de um diploma não tem a "vaga", bom não é o meu caso.
O nosso colega Rogério tem que entender também que ninguém é obrigado a fazer um tuto porque ele quer...
não sabe mecher no software? GOOGLE nele! pelo menos pesquisar o Sr. deve fazer, ou seria apenas mais um usuário EXPERT em Orkut e MSN tentando aprender a desenvolver software?!?!
Enfim, não estou aqui para "atacar" ninguém, apenas parabenizar pela ótima iniciativa em nos mostrar novos softwares interessantes, que podem e são úteis para muita gente.
Parabéns!
18.11.09 @ 07:21
Comentário de: Allan Coelho [Visitante]
O tal do Rogério disse que está fazendo o 2º ano em computação...só falta agora fazer português, né? ESBOÇAR é com ç, e não com ss, gênio, rsrsrsrsrs...e parabéns ao Marcos que não deu um tutorial completo mas pelo menos não gastou linha enchendo o saco dos outros...
05.04.10 @ 07:46
Comentário de: Mario Lúcio [Visitante]
Ih, Rogério... tu tá demitido, cara !!! kkkkkkkkk.
Arrogancia nunca levou ninguém a lugar algum. Seja humilde, corra atrás do que você procura. O Google está aí para isso mesmo. Estou com pena de quem te contratar depois de formado.
Ao Marcos Elias, parabéns pelo post. Era extamente o que eu procurava. Abraços...
21.04.10 @ 14:37
Comentário de: Carlos [Visitante]
Blá, blá, blá! e tudo balela e mais balela. O que a galera quer saber é, se este programa cria um portátil de verdade. A RESPOSTA É NÃO!!
Para programas pequenos ele funciona bem. Porém, se for criar um PORTÁTIL para programas pesados tipo CorelDrwaw. ESSE PROGRAMA NÃO FUNCIONA. ELE ATÉ GERA O PORTÁTIL SÓ QUE NÃO FUNCIONARÁ EM OUTROS COMPUTADORES!!!!
03.10.10 @ 14:59
Comentário de: Rene Villa [Visitante]
Se souberem mais informações de como usar o VMWAre seria interessante. Eu utilizo bastante o xenocode.
07.10.10 @ 22:37
Comentário de: Rick [Visitante]
Meu, eu conheci esse programa por acaso ontem e baixei e instalei.
Meu problema é que ele não acha ou scaneia o programa que eu quero por, só dá opção do internet explorer e cmd.exe.
Só preciso saber se eu instalo o probrama depois de instalar ele ou se executo ele e depois o programa que quero fazer o app.
Só queria essa info, não sou expert e esse next não da certo.. o programa não acha o que eu queroo :(
05.11.10 @ 02:16
Comentário de: Rick [Visitante]
@Carlos, eu baixei o coredraw portable usando esse metodo do VMware por isso eu conheci esse programa, ele tem 230Mb e roda que é uma beleza, só queria fazer algo com o spyware doctor versão free que não tem mais do que 100Mb..
Alguém ai conhece algo melhor para programas do tipo corel, photoshop´, etc?

05.11.10 @ 02:18