10 dicas para tornar seu site mais acessado e reconhecido

Publicado em 04/08/2008 • Web, blog, webmaster, SEO, SEM24 comentários »

por Marcos Elias

1 - Tenha conteúdo legal, que incentive as pessoas a voltarem no seu site. Não bastam acessos únicos, onde a pessoa entra uma vez e não volta. Tente atrair a atenção dos leitores, de uma forma especial. Isso se consegue facilmente dependendo do público do seu site e do conteúdo, além da freqüência de atualização: ninguém fica entrando todo dia num site que não é atualizado há meses. De um outro lado, os visitantes que nunca mais voltam podem ser úteis ao clicarem em alguma propaganda no seu site, onde você ganhe algo pelo menos :D

2 - Divulgue entre amigos. Os amigos são seus amigos, nada melhor do que começar por eles. Se gostarem, provavelmente indicarão aos amigos dos amigos. A menos que você seja o chato da turma.

3 - Não faça SPAM. Não envie e-mails para todo endereço que você ver pela frente. Não poste comentários em outros blogs apenas pedindo para acessarem seu blog, e muito menos pedindo comentários. Se for postar comentário, poste algo de útil, que agregue conteúdo ao blog visitado (mesmo que seja uma dúvida, caso pertinente). Mesmo que não agregue conteúdo, pode ser um agradecimento, um elogio bem colocado, não excessivo. Não coloque sua URL no corpo da mensagem se não for necessário, faça isso apenas se boa parte do nicho todo fizer (como ocorre com os busólogos que conheço, ao comentarem nos fotologs :P). Não fique postando em comunidades no orkut posts com seu site, procure o tópico para divulgação (se houver). Imagine se todo mundo for fazer a mesma coisa?! Postar um texto ou algo útil e citar seu site como referência é viável, e é muito diferente, geralmente bem visto - desde que o conteúdo seja original e realmente útil, relevante para a comunidade em que for postado. Agora escrever apenas para promover seu site... As pessoas nas comunidades e fóruns geralmente têm coisas mais importantes a fazer do que agradar um blogueiro com algumas visitas não direcionadas. Se você divulgar da forma correta, conquistará aqui e ali vários leitores. O dono do blog onde você comenta geralmente vai ver seu blog, e se seus comentários forem muito bons, os visitantes do blog em que comentar, provavelmente também verão. Enfim, divulgação consciente. Sem SPAM!

4 - Use suas formas de divulgação sem custo: seu perfil nas redes sociais (divulgue seu site no seu perfil, não fique enxendo os outros de recados). Assinaturas em fóruns, quando permitido. Seu MSN, no subnick (ou 'status', como queira), a assinatura do seu e-mail, e por aí vai. Se possível, use também camisetas e bonés personalizados. Várias estamparias fazem a um preço relativamente barato para uso pessoal. Se tem carro, não hesite em meter um adesivo no vidro de trás. Pode não render lá muuuitos acessos, mas ajuda no seu ego, pelo menos :P

5 - Atualize seu blog freqüentemente. Não precisa postar coisas todos os dias (eu mesmo não posto todo dia aqui), até porque "postar por postar" gera posts muitas vezes de baixa qualidade. Tenha seu ritmo, o que varia de pessoa para pessoa.

6 - Se necessário, troque banners, seja diretamente ou não (usando redes de trocas de banners). Tenha em mente que resultados com divulgação desse tipo não vêm da noite para o dia. Elaborar um bom banner pode levar tempo e consumir vários testes até ver qual rende mais acessos.

7 - Aproveite os meios de divulgação gratuitos: diretórios de sites e cadastro manual nos buscadores. Otimize seu site a nível de SEO.

8 - Divulgue páginas importantes do seu site... No seu próprio site! Crie listas das mais populares ou mais importantes, mais comentadas, e não deixe de usar um campo de busca no seu site. Facilita para os leitores, e isso pode prender mais as pessoas ao seu site: elas passam mais tempo, aumentando o tempo médio no seu site (que pode ser medido com sistemas de análise de estatísticas como o Google Analytics). É bom para todos: há uma fixação do seu site como algo "bom" para os visitantes. E você sabe, assim como você recomenda aos seus amigos sites legais, inúmeras pessoas que você nem conhece podem fazer o mesmo com o seu.

9 - Referencie outros blogs e sites nos seus artigos, sem interesse nenhum em troca. Você agrega valor ao seu conteúdo, facilita as coisas para seus leitores, que terão informações relacionadas. Assim se baseia a idéia da web (literalmente "teia"), linkando de site para site naturalmente. De quebra, a possibilidade de alguém que você linkou te linkar um dia é muito grande. Lembre-se: não seja chato, e jamais peça links. Isso é feio, só serve para mostrar que seu blog está desesperado para ter acessos, e então você quer "aproveitar" os acessos de um site maior.

10 - Utilize-se das redes sociais, próprias para divulgação de conteúdo! Rec6, DiHitt, LinkK, entre tantos outros. Essas redes funcionam assim: você posta coisas no seu site e indica o link. As mais votadas aparecem na página inicial e destacadas na rede. A regra é tentar ser popular, sem fazer SPAM nem decepcionar. Adicione amigos, contatos, vote nas notícias dos outros, comente. As suas uma hora se tornarão populares. E com isso, mais acessos!

Em muitos sites, mais acessos = mais dinheiro (seja com programas de afiliados ou anúncios diretos).

Essas 10 dicas são importantes para o sucesso do seu site a médio-longo prazo. Existem muitas outras, é claro, incluindo a possibilidade de pagar para anunciar na web ou aparecer no topo dos buscadores, investir em mídia off line, etc. Mas para muitos blogs, estas duas dicas citadas não são tão usadas.

Ser original e ter conteúdo relevante é mais do que essencial. Todo dia surgem muitos blogs e inúmeros posts sobre assuntos variados na web. Por que o seu deveria ter destaque? Há lugar para todo mundo. Se o seu merecer e você souber lidar com a realidade, mais cedo ou mais tarde o reconhecimento virá :)


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

23 comentários

Ola Marcos Elias.
Quis vir aqui agradecer-te pessoalmente pelo comentario ao meu Guest Post no FR.

É bom saber que podemos contar com outros colegas e amigos destas "andanças" .

Também é igualmente gratificante agradecer e ajudar na manutenção e promoção dos blogues dos outros bem como do nosso blogue e de todos os que contribuem para a evolução do mesmo.

Acho que a interacção entre bloggeiros ainda não está como deveria estar, no entanto já se vê algumas mentalidades a mudar e começa a ver-se os primeiros sinais de entre-ajuda entre colegas da profissão, o que a meu ver, só pode trazer coisas boas.

Além disso, gosto de contribuir para a “comunidade” e adoro ver esse espirito de entre-ajuda entre nós, colegas.

Votos de sucesso para ti e para o teu blog. Um grande abraço colega e amigo.

Artur,
04.08.08 @ 20:06
Comentário de: Thyago Marcel [Visitante] Email · http://nostrosito.wordpress.com
Boas Dicas
05.08.08 @ 11:10
Comentário de: uhohoh [Visitante] Email
uuuuuhhhhhhh
13.08.08 @ 23:22
Comentário de: JRP [Visitante] Email · http://jrp.net46.net
REALMENTE FANTASTICO O QUE POSTOU VOU SEGUIR A RESCA O QUE DISSE SOBRE COMO DIVULGAR MEU SITE OBRIGADÃO !!!!
16.08.08 @ 23:21
Comentário de: silva [Visitante] Email
ótimo
23.08.08 @ 17:44
Comentário de: igor lamy [Visitante] Email · http://siteemconstrucao.wordpress.com
Excelente post. Seguirei estas dicas. Penso também em elaborar alguma estratégia de mkt como também me aprofundar sobre como exergar o blog como um negócio.

30.01.09 @ 14:04
Comentário de: TEACHERJB [Visitante] Email · http://www.teacherjb.com
Puts, vc é uma pessoa de muita visão estou com um site ha algum tempo , aprendi a mexer , sózinho ,mas flata muiiiiiiiiiiiiiiiito ainda pra aprender,, kra estas idéias sua vleu e muito ,, thank you, god for bress you!!!!
30.03.09 @ 21:52
muito legal suas dicas.to começando agora e nao sei nada de nada.vc me deu outra visao das coisas se der da uma passada no meu blog e deixa um comentario no q estou errando e o que esta legal.
20.04.09 @ 21:27
Cara legal deu para dar um UP no meu site!
04.05.09 @ 13:57
Excelente, as suas colocações a respeito de como fazer um BloG chegar lá. Sou iniciante nessa prática e procurava orientações como as suas para me nortear em busca de colocar o meu BloG entre os mais frequentados. Estou muito longe disso, mas, fazendo o que vc diz em pouco tempo conseguirei. E por isso quero parabenizá-lo e dizer OBRIGADO.
11.07.09 @ 05:00
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
:)
11.07.09 @ 16:22
valeu!!!! cara inventei uma bike BICIPEDE a bike que se anda em pé e quero lançar ela na internet, valeu pelas dicas ....http://www.youtube.com/watch?v=Szzh0i2REyE
15.02.10 @ 09:20
Comentário de: Erivelton [Visitante] Email
Olha... Excelente dica... gostei muito amigo. Muito Obrigado.
02.03.10 @ 09:54
Amei o seu site obrigado pelas dicas.

Beijão!
28.07.10 @ 17:43
Gostei das dicas. É interessante tbm procurar comunidades relacionadas com os assuntos do seu blog no Ning! :d
16.08.10 @ 13:59
Comentário de: Aloísio Barbosa [Visitante] · http://www.programawebaudio.xpg.com.br
Gostaria de agradecer pelas dicas, tenho um site no qual vendo um software e aumentei minhas vendas seguindo essas dicas. Vlw mesmo. Ah! Também tenho uma dica para tornar o blog mais visitado, coloquem audio nele de preferencia sua propria voz e deixe-o mais agradavel para seus visitantes.
Sucesso!!!
26.08.10 @ 16:01
Comentário de: TEACHER JB [Visitante] · http://www.teacherjb77.com
gostaria de agradecer muito vocês por este material fantástico que estão apresentando a nós , isso me ajudou muito e com certeza milhares de pessoas

thank you, you are very nice person.
18.10.10 @ 10:56
Comentário de: TEACHER JB [Visitante] · http://www.teacherjb77.com
gostaria de agradecer muito vocês por este material fantástico que estão apresentando a nós , isso me ajudou muito e com certeza milhares de pessoas

thank you, you are very nice person.
18.10.10 @ 10:56
Comentário de: Katia [Visitante] · http://hinodevip.net/05266318
Mto. boa essa dicas, valeu msm!
26.11.10 @ 14:20
Comentário de: Viviane Corretora de Imóveis [Visitante] · http://www.rivieraimoveis.meubox.com.br
Muito Bom Obrigada pelas dicas!!!
05.12.10 @ 13:31
Comentário de: silfarley Alkimim [Visitante] · http://www.flasheven.com.br
Gostei muito das dicas, Parabéns.
20.01.11 @ 14:52
Comentário de: Tibério [Visitante] · http://www.tiberiogeo.com.br
Dicas interessantes, valeu
01.02.11 @ 21:06
Comentário de: ELISANGELA CUSTODIO [Visitante] · http://recadosparajesus.blogspot.com/
VALEU PELAS DICAS.GOSTEI MUITO DO SEU CONTEÚDO.UM DIA CHEGO LA TBM.PARABENS
01.03.11 @ 19:08