10 atalhos de teclado do Writer, o "Word" do OpenOffice

Publicado em 26/06/2008 • Atalhos de teclado1 comentário »

por Marcos Elias

Publicado também no GdH

Ryan Cartwright publicou no site da Free Software Magazine dez dicas de atalhos para o Writer, do OpenOffice.

Os atalhos de teclado agilizam bastante o trabalho do dia-a-dia, aumentando o rendimento. Quem usa o processador de textos do OpenOffice / BrOffice pode aproveitar bem as seguintes dicas (muitas também valem para o MS Word):

  • Mover parágrafos: posicione o cursor no parágrafo desejado (não precisa selecionar), e use CTRL + ALT + seta acima ou seta abaixo, para mover para cima ou para baixo do parágrafo atual.
  • Alterar alinhamento dos parágrafos: CTRL+L alinha à esquerda, CTRL+R à direita, CTRL+E ao centro, e CTRL+J justifica o texto.
  • Inserir quebra de página: tecle CTRL + Enter.
  • Movimentação no texto: HOME leva para o começo da linha, e END para o final (como na maioria dos programas). CTRL + HOME leva ao começo do documento, e CTRL + END ao final. CTRL + seta à esquerda ou à direita, move o cursor entre palavras.
  • Selecionando texto sem usar o mouse: use SHIFT e vá teclando as setas de direção, acompanhando o que quer selecionar. SHIFT + HOME seleciona do cursor até o começo da linha, e SHIFT + END do cursor até o final. CTRL + SHIFT + HOME seleciona do cursor até o início do documento, e CTRL + SHIFT + END do cursor até o final. Isso é bastante prático em documentos com várias páginas, onde segurar e arrastar o mouse até o ponto certo não é nada fácil.
  • É possível aplicar os estilos também, no texto selecionado. CTRL + 1 até CTRL + 3 aplica os cabeçalhos 1, 2 e 3. CTRL + 0 aplica o estilo padrão, e CTRL + 5 define o espaçamento entre linhas para 1,5.
  • Nas listas de itens (marcadores), você pode teclar TAB antes de começar a digitar um item de lista, para dar uma tabulação e fazê-lo ficar como um subitem do item atual. SHIFT + TAB faz ele voltar, diminuindo o recuo.
  • Inserir parágrafos sem marcadores em listas numeradas ou com marcadores. Quando você está fazendo uma lista numerada ou com marcadores, ao teclar Enter, é gerado um novo marcador. Algumas vezes você precisa apenas de um novo parágrafo dentro de um item, caso o item seja grande ou esteja dividido (seria um "pular linha" sem criar um novo item). Nesse caso, tecle ALT + Enter, ou SHIFT + Enter. Ao teclar Enter sozinho novamente, ele continua a criação dos itens da lista.
  • Sobrescrito e subscrito. Aplicar formatação de expoente e índice é fácil, use CTRL + SHIFT + P para sobrescrito (expoentes) e CTRL + SHIFT + B para subscritos (índices). Não é necessário selecionar previamente o texto, você pode teclar e digitar o que quer que fique formatado dessa forma; após digitar, tecle novamente o atalho correspondente para continuar digitando normal.
  • Movendo objetos: ALT + setas de direção. Isso permite mover objetos selecionados na página.

Certamente existem outros atalhos, estes são apenas alguns dos mais úteis.

Se você quer uma lista completa de atalhos de teclado no Windows (e em vários programas), veja esse outro texto aqui no Explorando:

http://www.explorando.viamep.com/2006/09/atalhos-de-teclado-no-windows.html

Fonte:

http://www.freesoftwaremagazine.com/columns/ten_fantastic_keyboard_shortcuts_openoffice_org


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

1 comentário

Comentário de: edgar [Visitante] Email
o meu computador arranca e trava qd esta a processar pa entrar no windows.e um laptop dell.e qd tento reiniciar com o disco do windows nao aceita.o que me aconselham?peace
07.08.08 @ 11:52