PagSeguro, sistema de pagamentos on line para quem quer vender coisas pela Internet

Publicado em 14/04/2008 • webmaster4 comentários »

por Marcos Elias

Precisa vender algo pela web? Sabe como é complicado (ou nem tem idéia) receber por cartão de crédito, precisando fazer acordos com bancos e operadoras. Além de ter várias contas, em vários bancos, algumas com acordos de geração de boletos bancários... E mais, um sistema eletrônico próprio para receber os pagamentos via web. Não é fácil a coisa. E ainda depende da credibilidade dos clientes, muita gente não confiaria em passar seu número de cartão de crédito para um site pequeno.

Uma mão na roda nesses casos são alguns sistemas de "moeda virtual", que recebem o pagamento do cliente e podem creditá-lo na sua conta. Em troca, eles ficam com uma porcentagem, e é daí que vivem (bem vindo ao mundo capitalista :p).

Se você precisa vender produtos ou serviços pela web, venho o PagSeguro:

PagSeguro, do UOL: pagseguro.uol.com.br

Há também um novo, Pagamento Digital, do Buscapé:

Pagamento Digital, do Buscapé: www.pagamentodigital.com.br

Um internacional muito usado é o PayPal, além do Google CheckOut, do gigante da web. Porém, para pagamentos nacionais, fica complicado com esses dois.

O do Buscapé não posso falar muito, pois não conheço de perto. O PagSeguro do UOL é resultado da compra do BrPay pelo UOL, feita em meados do ano passado (2007).

Particularmente uso ele para vender algumas coisas pela web (como os livros da GDH Press anunciados aqui no Explorando, por exemplo). Não é necessário pagar nada para usar o serviço, você só paga taxas com base no dinheiro que entrar. E ao solicitar depósito, o mesmo é feito em alguns dias na sua conta corrente. Ele sofreu algumas críticas durante a fase da compra do BrPay, com atrasos e falta de respostas, mas já está OK. Apesar de um pouco burocrático (odeio burrocracia, como ter que enviar uma cópia da conta de telefone do número antigo, para poder trocar o número), o serviço se mostra bom e estável.

Ainda permite o parcelamento no cartão em até 10 vezes, e o vendedor recebe o valor numa parcela integral - se a pessoa não pagar, a empresa administradora do cartão é que se verá com ela.

Um ponto "ruim" para o vendedor é que ele impõe um limite de 15 dias após a compra, para liberar o dinheiro. Esse tempo é dado para verificar com o cliente se a entrega do produto se deu corretamente, evitando fraudes.

Existem muitos outros sistemas, alguns usados apenas para empresas - muitos sites de "hospedagem terceirizada" costumam usar pagamentos com algum sistema não próprio. O PagSeguro pelo menos, permite o uso por pessoas físicas.

Fica a dica :) Receber pela web com esses sites é fácil, e você oferece uma grande gama de opções de pagamentos aos seus clientes.

Essa dica tem caráter informativo, não publicitário. Todavia, aproveito para indicar nela meu link de indicação, não custa nada :) Se você não quiser fazer pelo meu link de indicação, tranqüilo: acesse pagseguro.uol.com.br usando seu navegador. Para evitar qualquer coisa Googláica, deixei os links com rel="nofollow".


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

2 comentários

Comentário de: Tiago [Visitante]
Uma porcaria de serviço este Pagseguro, trabalho com eles à 1 ano, mas de uns dias pra cá, tá cada vez pior, estou tendo 80% de vendas canceladas por eles, e sempre o mesmo motivo, "DADOS INCORRETOS". Eles acham que vou acreditar nesta desculpa esfarapada, não creio que 80% dos clientes colocam dados incorretos, cheguei até fazer uma transação para uma cliente que eu já conhecia há anos, e adivinhe, CANCELADA. Uma vergonha a UOL aceitar isso, e além do mais você liga lá "E ainda tem que pagar interubano" e eles deixam claro, e isso mesmo, quer trabalhar conosco é assim, não quer tchau, se acham os donos da razão, e olha que eu uso o sistema F-control para checar as transações, e quase sempre ele confirma que não há motivos para o cancelamento pois os dados estão corretos, tenho o Pagseguro pelo fato de usar varios outros serviços da UOL, mas francamente, estou pensando em cancelar todos, Link patrocinado, Toda oferta, Shopping UOL, Assinatura de internet, Uol Host e o resto que não me lembro agora. E apenas um desabafo, pois acho que quem faz o futuro são os proprios atos do presente, então já da para saber muita coisa. Qual o seu futuro Pagseguro?
06.02.10 @ 10:02
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Eu ainda não tive problemas graves com eles... Só uma vez que fui comprar algo (não receber pagamento) e demoroooou pra validarem a compra por cartão (coisa que em sites gringos se dá numa fração de segundo).

O Pagamento Digital é do Buscapé, não pretendo usar por não gostar de várias coisas no Buscapé, especialmente o tratamento com os "afiliados", se é que podem chamar de afiliados (fora a cachorrada de colocar captcha em anúncio pra quase todo mundo e outras coisas).
06.02.10 @ 20:13