CPU-Z: veja informações detalhadas da placa mãe, BIOS, processador e memória

Publicado em 29/02/2008 • geek, download1 comentário »

por Marcos Elias

Como saber informações do seu processador, memória e placa mãe? Para geeks e infodoidos de plantão a resposta está na ponta da língua (vinda da memória do dono do micro, rs), mas muita gente "normal" precisa saber alguns dados, em algumas situações bem específicas - e chatas - tais como procura de drivers ou atualizações (updates) de BIOS.

Há programas que mostram relatórios da máquina, como o Aida32 (ops, Everest, eu sempre esqueço :p), Belarc, Fresh Diagnose, etc. Isso em se tratando de software para Windows. Mas em algumas situações, um relatório mais básico e específico pode ser mais rápido. A indicação de programa então é o CPU-Z (para Windows), que mostra informações da placa mãe (modelo, fabricante, versão e data da BIOS), memória RAM (freqüência, quantidade instalada, etc) e claro, do processador principal. Veja algumas imagens (processador e memória, respectivamente):




Para instalar alguns drivers de dispositivos on-board (ligados diretamente à placa mãe), geralmente o melhor lugar para a busca é o site do fabricante (quase nenhum usuário "comum" sabe onde está o CD que veio com o PC, isso "quando vem CD"). Para isso você precisa saber o nome do fabricante e o modelo da placa mãe, que podem ser vistos na aba Mainboard:



O CPU-Z não precisa instalar, roda direto (e é freeware, gratuito). Baixe em:

www.cpuid.com

Mesmo quem já conhece e usa o programa, é bom ir verificando as novas versões dele de vez em quando, pois informações sobre hardwares recentes podem ser adicionadas. Aliás, para usuários avançados e entusiastas, no cpuid.com tem outros programas interessantes de hardware :)


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

1 comentário

Comentário de: Matheus [Visitante]
Boa a dica, há um tempo atrás coloquei a dica do GPU-Z no meu blog é um programa para dar informações sobre a vga.
link: http://dicaswl.blogspot.com/2008/02/gpu-z-veja-informaes-sobre-sua-vga.html
29.02.08 @ 19:48