Tutorial de HTML - Ebook grátis ensinando como fazer sites

Publicado em 15/06/2007 • html3 comentários »

por Marcos Elias

Quer fazer sites? Eis uma ótima apostila de HTML para iniciantes, modéstia a parte rs:

http://309n.com/tutorial-html/

Opcional:
http://www.mediafire.com/?bncmgw2gmtz

É de minha autoria, eu havia publicado on line no "Mep Sites" em 2004, ainda antes de sonhar em montar o Explorando. Ela foi escrita tendo em mente usuários básicos que querem saber HTML, incluindo blogueiros. Serve também para postar mensagens enfeitadas, como textos com letras grandes no Orkut, entendendo melhor HTML em geral.

Todo editor de site deve dominar o HTML manualmente, nos códigos, senão não dá para dizer que é um webmaster. A coisa hoje anda muito mais evoluída, mas o HTML nunca morre, tema dessa apostila.

É útil tanto para iniciates do zero que querem montar suas primeiras páginas, como para aqueles que acham que sabem criar sites só porque fizeram um cursinho de web (onde normalmente pega-se Flash, Dreamweaver + Fireworks, e no final o carinha nem sabe diferenciar um do outro, devido a correria do curso, rs), como para quem usa editores visuais (sim, eles são úteis!) mas se sente perdido no código. É essencial mesmo dominar o código, sem isso você só vai se bater e estragar o visual do site ao tentar editá-lo. Ninguém nasce sabendo tudo, por isso fiz a apostila, compartilhando aquele pouco que eu posso.

Eu ia escrever mais ou menos a mesma coisa, então transcrevo abaixo, um trecho do prefácio:

A criação de sites antigamente se resumia à produção de páginas HTML, que deviam ficar juntas de todas as imagens de um mesmo site, numa pasta em um servidor web. Hoje este cenário é muito diferente, um site feito apenas com o HTML seria muito pobre. Recursos que aplicam efeitos ou permitem uma maior interação com o usuário (cliente), como JavaScript, Flash, controles Active-X são essenciais para um site de boa aparência e funcionalidade. Ao mesmo tempo, do lado das máquinas onde os sites são hospedados (servidores), o processamento e armazenagem de informações são muito maiores e mais acessíveis. Entram aí tecnologias que permitem construir páginas dinâmicas, como PHP, ASP, JSP, etc. Recentemente, com a web 2.0, têm surgido uma série de sites mais interativos e melhores, usando um conjunto de diversas tecnologias já existentes, permitindo carregar informações mais rapidamente, inclusive onde apenas a parte afetada da página é recarregada e atualizada. O exemplo mais popular disso é o serviço de webmail do Google, o GMail, usando Ajax.

Se por um lado o HTML não serve para fazer coisas sofisticadas, por outro ele é a base de tudo. O JavaScript sem HTML não é nada. Um site todo feito em Flash precisa ser carregado dentro de uma página, por meio de comandos HTML. Linguagens de script do lado do servidor, como o PHP ou ASP, processam as informações recebidas através dos páginas, HTML, e devolvem o resultado pronto ao cliente, em... Advinhe o quê? HTML! Eis a essência do título desta pequena obra para iniciantes: HTML nunca morre!

Claro, pode ser uma chatice e uma enorme perda de tempo ficar criando as páginas digitando o código HTML, isso atrasaria a produção. Ambientes de desenvolvimento web, como o Dreamweaver (da Adobe/Macromedia) ou o FrontPage ou Expression Web (ambos da Microsoft), facilitam a criação, manutenção e modificação de páginas da web. Editores menos sofisticados, incluindo editores gratuitos como o Composer, que vinha com o Netscape e depois foi separado no Mozilla Firefox, podem ser uma mão na roda para páginas isoladas, pequenas. Mas o bom webmaster deve conhecer senão todos, pelo menos a maioria dos comandos HTML. Não basta conhecer, tem que saber aplicá-los, em situações reais onde você pode corrigir erros ou fazer aquilo que não está conseguindo com um editor gráfico.

Sendo assim, mesmo com todo o avanço das tendências e tecnologias, não deixe de saber manusear o HTML. Este pequeno livro veio justamente para isso!

Então mão no mouse, vamos lá :)

Aproveitando, se você é um pouco mais avançado e mexe com PHP, querendo testar as páginas no Windows (sem depender de um site de hospedagem), veja meu tutorial "Instalando o Apache + PHP + MySQL no Windows", publicado no GdH:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/apache-php-mysql-windows/

Nota: a apostila foi escrita inicialmente para colegas e amigos que frequentavam comigo um infocentro, do programa Acessa São Paulo. Por isso (e também porque meu PC era velho), Windows 98 e IE :P Mas naturalmente serve para qualquer sistema que tenha um editor de textos puro e um navegador.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

3 comentários

Comentário de: crislaynne lennocks [Visitante] Email · http://crislaynnelennocks@hotmail.com
massa essa ideia de ter site ñ srsrsrsrssrsr
13.08.08 @ 13:01
Comentário de: Marcel Sampaio [Visitante]
Parabéns Marcos!!

Baixei sua apostile e tentarei iniciar o meu site.

Abraços
Marcel
09.02.09 @ 19:59
Comentário de: claudio [Visitante]
Obrigado pela postagem deste arquivo. Baixei e vou dar uma estudada. muito obrigado. que deus te abençoe. Abraços
18.01.11 @ 20:52