O que fazer quando o painel de controle do Windows estiver bloqueado?

Publicado em 14/05/2007 • Outros1 comentário »

por Marcos Elias

O que fazer quando o painel de controle do Windows está bloqueado? Seja por bem ou por mal, muitas vezes precisamos alterar as configurações em PCs alheios. Vou contar dois casos, e como eu me virei... Aí você pode aproveitar as idéias para você.

No infocentro, não dava para acessar a unidade C. Num infocentro do programa Acessa São Paulo, quando ainda era Windows 98 (pq depois eles mudaram para um Lixux mal amado e mal feito), eu precisava acessar a unidade C, pelo Explorer. No Iniciar não tinha o menu "Executar". No meu computador, os ícones não eram exibidos, ficando ocultos. Ao digitar C: na barra de endereços, aparecia uma mensagem dizendo que tal recurso foi desativado pelo administrador. E nem o monitor de lá conseguia, devido os bloqueios (salve, Edgard!). Eu precisava passar coisas que salvei na pasta "Meus documentos" para um disquete, mas o disquete só tinha como ser usado no micro do monitor. E o técnico ou o infeliz que montou a rede lá não compartilhou a pasta "Meus documentos" daquela máquina, por engano, ele compartilhou a "Arquivos de programas". E nem dava par mim mover do desktop para ela, pois não dava pra abrir subpastas da unidade C. Eu tinha que ir embora e já estava com muita coisa salva! O acesso às propriedades das pastas, ao menu pop-up (do botão direito do mouse) e ao menu "Arquivo" do Explorer não estava bloqueado. Então, foi fácil... O monitor insistindo que não dava, ele tentou algumas coisas mas continuava insistindo. Eu não iria embora dali sem meus arquivos! Então tomei (com respeito) o mouse da mão do monitor, e em poucos cliques a coisa foi "solucionada": botão direito na área de trabalho, Novo, Atalho. Bastou digitar C: e pronto. Ao abrir o atalho, a unidade C era aberta! Antes não dava para abri-la porque não se tinha o "Executar", não podia digitar na barra de endereços e os ícones de discos estavam ocultos. Aí foi só compartilhar a pasta e o monitor finalmente - de cara caída, rs - jogou os arquivos pro disquete.

Em alguns casos, a coisa fica pior. E se o botão direito estiver desativado? Na verdade não é o botão direito, mas sim o menu pop-up das pastas e da área de trabalho. Aí, numa pasta qualquer pelo Windows Explorer, use o menu "Arquivo". Por exemplo, "Arquivo > Novo > Atalho". Serve também para extrair zip, adicionar arquivos compactados, etc (desde que os itens destes programas já estejam integrados ao shell do Windows). Agora, se o menu "Arquivo" do Explorer estiver oculto, nada feito. Ou, quase nada...

Na lan house, tentei rodar um jogo mas pediu 32-bits de cor, e não dava para abrir as propriedades de vídeo. Nesse caso foi um pouco mais complicado... O menu pop-up do Explorer estava bloqueado, e o menu Iniciar não tinha os itens Executar nem Configurações. Eu tinha que abrir as propriedades da área de trabalho! Ainda bem que as pastas podiam ser usadas e o menu "Arquivo" do Explorer não estava bloqueado, inclusive a unidade C era visível e acessível (mas nem era necessário a unidade C, qualquer pasta aqui valeria). Então, numa pasta qualquer, cliquei em "Arquivo > Novo > Atalho". E digitei na linha de comando do atalho, "desk.cpl", o nome do módulo do painel de controle das propriedades de vídeo (você pode descobrir os outros pesquisando por *.cpl na pasta do Windows). Ele deveria abrir. Ele tentou ser aberto. Mas vinha uma mensagem de erro, dizendo que estava bloqueado. Nesse caso, não deu outra: AntiPolicy! Meu programa que remove bloqueios do registro do Windows. Apliquei a remoção dos bloqueios (da aba AntiPolicy) e então pronto. Algumas coisas só seriam recarregadas no próximo logon, mas outras eram liberadas na hora. Tentei abrir o meu atalho "desk.cpl" e deu certo! Alterei a taxa de bits de cor do desktop e rodei o jogo que eu queria (a saber, o Second Life, visto que eu não curto muito jogos não).

Então passarei a manter uma "malinha" de ferramentas, com o AntiPolicy, e alguns atalhos prontos, como para o desk.cpl, inetcpl.cpl, etc. Além de um gerenciador de arquivos independente do Explorer, eu mesmo uso o WinFile.exe (que ficava escondidinho na pasta do Windows NT 4.0, talvez o Windows NT 3.x usasse ele, não sei). Assim ele pode ser usado quando alguns itens do Explorer do Windows estiverem bloqueados, já que usa um "motor" totalmente diferente.

Claro, dependendo dos bloqueios, isso não daria. O AntiPolicy tem um "Executar" próprio, que funciona na maioria dos casos (testei numa máquina virtual, no meu próprio computador, e em uma meia dúzia de lan houses). Mas se você não tiver como rodar o AntiPolicy, nada feito. Algumas lans bloqueiam as pastas do Explorer, download de arquivos, pen drives e disquetes, claro. Eu normalmente não uso lan houses que bloqueiam o Windows Explorer, pois normalmente preciso salvar e carregar coisas de e para a Internet, portanto, tenho que usar pen drive (antes era disquete, muito mais complicado!). Se não posso salvar coisas nem usar o bloco de notas, a lan pra mim e nada é a mesma coisa :)

Aproveitando, deixo dois links relacionados.

Mep AntiPolicy:
http://antipolicy.mepsites.cjb.net
Meu programa removedor de bloqueios do Windows. Ele é shareware mas é muito bonzinho, a única limitação é que ele roda só uma vez por sessão no Windows - se você fechá-lo, deverá reiniciar ou fazer logoff pra abri-lo de novo. Mas os bloqueios podem ser removidos numa boa, logo ao abri-lo, pela aba "AntiPolicy". Use por sua responsabilidade, ele tem vários usos possíveis, é um software plenamente legal (dentro da lei) desde que usado num computador onde você tenha direitos suficientes para tal.

Dicas para quem tem lan house:
http://www.explorando.viamep.com/2006/10/dicas-para-quem-tem-lan-house.html
Apresento idéias minhas, em minha experiência com computadores e Windows, para quem tem ou gerencia uma lan house. Eu não tenho lan house, mas como infodoido e usuário, deixo minhas recomendações para um bom atendimento sem comprometer a segurança, nem as funcionalidades dos sistemas, inclusive evitando perder clientes que são usuários avançados devido os inúmeros bloqueios.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

1 comentário

Comentário de: Thais [Visitante] Email
Eu gsotaria de conversar contigo e trocar algumas ideias
Meu MSN e tbm E-mail: thais7974@hotmail.com
12.03.09 @ 15:00