Dicas para quando um site não entra...

Publicado em 14/05/2007 • OutrosPostar comentário »

por Marcos Elias

Tem aquelas horas que o site não entra de jeito nenhum, né? Você digita certo, mas não abre. Tente isso:

- Digite o nome do site num site de busca, e tente entrar pelo link correto (o link que indicar o site). Mesmo que seja uma página dentro do site, depois você vai clicando nos links e navega até o que quer. Eu não consigo acessar há um bom tempo o www.secondlifebrasil.com.br, mas digitando "Second Life Brasil" no Google e clicando no link que mostra esse endereço, eu consegui entrar. Algo parecido ocorria comigo ao não conseguir entrar no www2.blogger.com, logo que o Blogger 2 saiu do beta, mas entrando pelo link "Efetuar login" do topo do Explorando, ia normalmente.

- Tente outros endereços referentes ao mesmo serviço. Algumas vezes (raras, mas algumas) enfrentei problemas ao acessar o GMail, digitando www.gmail.com. Então, digitei mail.google.com (ou gmail.google.com, não lembro bem). Como saber este outro endereço? Observe! Quando você entra no gmail, depois de logado, o endereço da barra de enredeços (o domínio) passa a ser outro. Anote-o, e tente entrar por ele quando não conseguir :) Isso não é regra, na verdade estas dicas não são necessariamente regras, mas vale para alguns provedores.

- Use um endereço direto, isso é até mais rápido! Eu entrava no iBest Mail pelo endereço ibestmail.com.br, e não pelo portal iBest. Moh tempão pro iBest carregar, às vezes. Uso isso no Yahoo! também: entrando em mail.yahoo.com (ou .com.br, mas o .com é o mais rápido de digitar, 3 caracteres a menos!), não preciso passar pela página inicial do Yahoo!.

- Use um link sem ser para a página inicial. Nos travamentos do orkut nos finais de ano, muitas vezes a página inicial do www.orkut.com não abre. Abra seu e-mail e clique num dos links de perfis ou scraps, e tente por ele. Às vezes dá certo!

Claro, estas dicas se aplicam em situações específicas: práticas, mas não tão lógicas. E se o servidor realmente estiver congestionado ou com problemas, aí, meu amigo, não há o que fazer :(

Dica extra para acessar sites mais rapidamente: na maioria dos navegadores recentes, digite apenas o nome principal do site na barra de endereços, e tecle CTRL + ENTER para que o navegador adicione automaticamente o www. antes do nome, e o .com depois, e então já carregue o site. Em alguns navegadores isso é configurável, e outros já usam o .com.br, otimizados para o Brasil. No IE 7, por exemplo, acesse as opções da Internet e clique no botão "Idiomas" (logo na primeira aba, a "Geral"), para alterar o que será adicionado (.com.br, .net, .org, etc; defina o que você mais usar!). No caso do IE7, o atalho é CTRL + SHIFT + ENTER. Tente com Ctrl + Alt + Enter, ou Shift, dependendo do navegador. Em alguns casos, ao dar apenas CTRL + Enter, a página é aberta numa nova aba (ou os resultados da pesquisa, feita pelo "Pesquisar" que fica à direita da tela, no topo, do IE7, Firefox 2 e Opera 9).

Outra dica extra: use e abuse dos favoritos! Todo mundo conhece, mas quse ninguém usa. Seus sites preferidos, a um clique de distância!

Navegador com abas? Defina várias páginas iniciais, uma em cada aba! Abra os sites desejados e depois acesse as opções do seu navegador (IE7, Firefox 2, Opera 9, entre outros).

Chega de links em novas janelas automáticos! Abra tudo em abas:
http://www.explorando.viamep.com/2006/08/chega-de-links-em-novas-janelas-abra.html


IE com abas, mas sem ser no Windows XP SP2? Use o MyIE:
http://www.explorando.viamep.com/2006/11/internet-explorer-com-abas-e-cheeeio.html
Ele usa o motor do IE e roda até mesmo no Windows 98, Me, 2000 e XP SP0 (já que o IE 7 só roda no Windows XP SP2...). Basicamente é uma interface mais completa para o IE.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

Sem feedback para esse post ainda