Dominando técnicas de arrastar e soltar no Windows

Publicado em 07/02/2007 • Windows, mouse14 comentários »

Técnicas de arraste no Windows

por Marcos Elias

Arrastar arquivos, ícones e até mesmo imagens ou textos usando o mouse traz muita facilidade. Os sistemas operacionais facilitam diversas ações com isso, e o Windows não é exceção, desde os primórdios do Windows 3.11. Você pode abrir arquivos em programas, copiar e colar arquivos e textos, etc. Muita gente se atrapallha na hora de arrastar, então escrevi este texto tentando elucidar como devem ser feitos os "arrastões" rs.

Como arrastar
Clique uma vez sobre o objeto desejado, e não solte o botão do mouse. Sem soltar o botão, mova o mouse até o ponto de destino desejado. Quando o cursor estiver sobre a área de destino desejada, e somente aí, solte o botão do mouse.

Arrastando arquivos para janelas
Ao arrastar arquivos para uma janela, a ação executada dependerá do programa. Por exemplo, em editores (como o Bloco de notas, Mep Texto, etc), é comum que os arquivos sejam abertos para edição, como se tivessem sido abertos pelo menu "Arquivo > Abrir". Em alguns programas você deve soltar o arquivo em algum lugar específico, por exemplo, sobre a barra de menus (como no FrontPage 2003) ou dentro da área de edição, que é o mais comum.

E se a janela desejada não estiver visível?
Se a janela para onde você quer arrastar não estiver visível, você pode agir de dois modos. Primeiro: Segure e arraste até o botão da janela desejada na barra de tarefas, e espere a janela aparecer, sem soltar. Quando ela aparecer, arraste para cima dela e só solte dentro da janela. Segundo: arraste e fique segurando o botão do mouse. Tecle ALT + TAB (com a outra mão!) até destacar a janela desejada (vá teclando TAB com ALT pressionada), e solte as teclas quando a janela estiver ativa. Ainda sem soltar o mouse, arraste para cima da janela e só solte dentro dela.

Arrastando arquivos no Windows Explorer
Ao arrastar arquivos entre pastas (no Windows Explorer) com o botão esquerdo (normal), eles serão copiados se a pasta de destino estiver numa unidade (drive) diferente da unidade de origem. Se for para pastas na mesma unidade, então os arquivos serão movidos, e não copiados. No Windows XP, ao arrastar itens para o menu Iniciar, normalmente são criados atalhos, sem que os arquivos sejam movidos ou copiados. Em diversas versões do Windows, você pode refinar seu arraste, nestes casos:

- Arrastar com o botão esquerdo e com SHIFT pressionado, faz com que os arquivos sejam movidos.
- Arrastar com o botão esquerdo e com CTRL pressionado, faz com que os arquivos sejam copiados.
- Arrastar com o botão esquerdo e com ALT pressionada, faz com que sejam criados meros atalhos para os arquivos.
- Arrastar arquivos com o botão direito é a melhor maneira para mover ou copiar, pois ao soltar, aparece um menu pop-up perguntando o que você quer fazer: copiar, mover, criar atalhos (ou cancelar).

Em todos os casos, a ação padrão a ser realizada poderá ser identificada pelo ícone de um quadradinho, que acompanhará o cursor do mouse. Se não for exibido nada junto com o cursor do mouse, os arquivos serão movidos. Se for exibido um sinal de mais "+", os arquivos serão copiados, e se for exibida uma setinha, será criado um atalho.
Ao arrastar para pastas, se você soltar sobre o ícone de uma pasta (você perceberá isso porque ela ficará destacada), os arquivos serão colocados dentro dela. Se você soltar na área vazia de uma janela de pasta aberta (normalmente no espaço branco, entre os ícones), os arquivos serão colocados dentro dela, e não dentro de alguma pasta que ela contenha. Para isso, arraste e só solte quando a pasta de destino desejada estiver selecionada.

Arrastando arquivos sobre um programa executável
Normalmente, ao soltar arquivos sobre um programa executável, o programa será chamdado e receberá o caminho completo do arquivo como primeiro parâmetro na linha de comando. O que o programa vai fazer com o arquivo fica por conta dele. Se ele não tiver sido programado para aceitar parâmetros com nomes de arquivos, ele será aberto mas não fará nada.
Você pode arrastar arquivos para programas no menu Iniciar do Windows XP. Mas cuidado, pois se soltar "entre" ícones, você criará um atalho para o seu arquivo, em vez de abri-lo. Para abri-lo assim, arraste-o sobre o botão Iniciar, espere o menu abrir, arraste sem soltar o botão ainda até o programa desejado, ele ficará selecionado, e então solte. Se você ver um quadradinho com uma setinha, não solte, senão será criado um atalho.

Arrastando textos em editores
Normalmente pode-se selecionar um trecho de texto, e arrastá-lo para outro local ou até mesmo para outra janela (dependendo do programa). Arrastar segurando CTRL normalmente faz com que o texto seja copiado, mantendo o original no seu lugar. Oriente-se sobre o local de inserção pelo cursor de insersão de texto, normalmente, uma barrinha vertical piscante ("|"). Em alguns programas (como o FrontPage) você pode arrastar tanto textos como arquivos; por exemplo, arrastando imagens para o FrontPage 2003, faz com que ele as insira na página. Na maioria dos programas recentes do Microsoft Office, você pode arrastar textos e objetos com o botão direito e, ao soltar, aparecerá um menu com opções - semelhante ao que ocorre no Windows Explorer.

Bom trabalho, economize tempo e agilize o uso do PC com estas dicas!


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

13 comentários

Comentário de: Fabin [Visitante] Email
Ai parace ridiculo...mas depois q atualizei meu Windows para o SP3!!
Não estou conseguindo arrasta e soltar nenhum tipo de arquivo para alguma pasta. ex: se eu criar uma pasta em qualquer lugar do PC, não consigo arrasta nada para dentro dela, só se eu recortar e depois colar alguma coisa.

Será q tu podi me ajudar!!?
GratO
04.10.08 @ 21:16
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Fabin, não faço idéia, pois instalei o SP3 e usei normalmente...
04.10.08 @ 21:27
Comentário de: Fabin [Visitante] Email
aFF...vlwww

O pior é que ainda não consegui resolverr!!! kkk

Mesmo assim vlww!!
08.10.08 @ 05:57
Comentário de: Andre [Visitante] Email
Olá comigo aconteceu a mesma coisa quando atualizei o meu xp para SP3, não consigo arrastar e colar, alguem ai sabe pq? Grato.
05.03.09 @ 14:39
Comentário de: Anderson [Visitante] Email
amigo,gostaria de saber se você conhece a forma de desabilitar essa opção de arrastar arquivo e soltar dentro de uma pasta, no windows vista,pois estou tendo muitos problemas com isso.
grato Anderson
06.03.09 @ 13:43
Comentário de: tatu [Visitante]
Orra, meu problema tb é exatamente esse de que não é possível arrastar! É ridículo, mas foi depois de uma atualização...
28.04.09 @ 22:00
Comentário de: Flavio [Visitante]
Estou com o mesmo problema, não estou conseguindo arrastar e colar qualquer objeto, meu xp é o SP3, alguém por favor poderia me ajudar?

grato!
03.05.09 @ 09:59
Comentário de: Edu [Visitante] Email
Para resolver o problema..Habilitar o "Arrastar e soltar" (Drag and Drop):
1.Segure o SHIFT e clique c/ o botão direito do mouse sobre a pasta que vai arrastar.
2.Clique em RECORTAR,e arraste ela para onde vai soltar
3.Quando ela estiver em cima da outra pasta..clique em MOVER.
4.Pronto!! Já estará habilitado automaticamente.
Espero ter ajudado.Abços.
Caso não consiga,me contate.
20.10.09 @ 18:52
Comentário de: dim [Visitante] Email
EEE no vista como abilita??????Aquardo resposta no meu email se possivel!!!
28.10.09 @ 18:02
Comentário de: Lucas [Visitante]
TBM Ñ CONSIGO RESOLVER ESSE PROBLEMA POR FAVOR ALUEM ME AJUDE EU TBM TO COM O SP3 WINDOWS XP
20.12.09 @ 12:12
Comentário de: Debora [Visitante]
Ola pessoal estou com alguns probleminhas que gostaria de solucionar entao peço a ajudar de alguem se puder me ajudar neste momento.
Não estou conseguindo arrastar e soltar nenhum tipo de arquivo para alguma pasta, tento arrastar os arquivos e os icones na area de trabalho mas não dá, nem em outro lugar como organizar os arquivos, e no meu pc nao esta marcado nenhuma opção que favorecesse isso acontecer, so consigo mover um arquivo se eu copiar e colar ou recortar. outro problema é no word 2007 ele começou a falhar, quando o abro, ele abre normalmete, mas quando começo a digitar alguma coisa depois de alguns minutos aparece uma mensagem que; o word encontrou um problema e precisa ser fechado pede para eu recuperar o arquivo ai ele inicializa sozinho novamente, e tambem nao esta reconhecendo minha impressora quando peço para imprimir volta a mesma mensagem e acontece a mesma coisa. o que sera isso ??? obrigada aguardo respostas urgente!!!
14.02.10 @ 23:16
Comentário de: Carioca RJ [Visitante]
De uns tempos pra ca, nao estou conseguindo arrastar diversas imagens de uma pasta para outra. Como resolver isto ? Uso o XP SP3. Obs.: A dica do Edu la em: 20.10.09 18:52 hs, nao funcionou !. No aguardo !.
21.05.10 @ 12:09
Comentário de: Daniel Simas [Visitante]
Pessoal não consigo passar nenhuma pasta/arquivo do pc pro pen drive (o contrário sim).. tbm não consigo recortar arquivos e pastas do próprio pc, nem arrastar.. meu windows é o vista... começou a acontecer isso depois de uns erros nas atualizações do Update (erro 80070490). Alguém dos feras pode me ajudar?? Abraços
16.02.11 @ 00:54