Deu pau no Windows? Tente isso: reparar a instalação!

Deu pau no Windows?

por Marcos Elias

- Recebe frequentemente mensagens de que o endereço de memória é inválido?
- De repente o computador passou a reiniciar sozinho?
- Ele nem inicia, fica reiniciando logo após a tela de boot?
- Diz que não achou uma DLL de sistema?
- Arquivos corrompidos?
- Instalou um programa e depois dele o sistema não inicia mais?
- Desligou o PC incorretamente e ele não inicia mais?

Muitas vezes vale mais a pena reparar a instalação do Windows, do que tentar encontrar o problema. Reparando a instalação, o Windows é instalado por cima, corrigindo uma série de possíveis erros, e restaurando todos os arquivos de sistema.

Reparar ou reinstalar por cima pode não resolver problemas de vírus ou spywares, nem de drivers de terceiros inválidos. Mas é uma saída para grande parte dos problemas onde arquivos são corrompidos ou excluídos, ou configurações básicas dos serviços do Windows são removidas. Tem a vantagem de não alterar os programas instalados, nem perder nada no HD: todos os seus arquivos ficarão intactos após a reparação.

Para isso... Dê boot pelo CD do Windows que estiver instalado e danificado (2000, XP, etc). Se não souber fazer isso, peça a um amigo. É como se você fosse instalar o sistema novamente.

Ao iniciar o boot do CD, tecle qualquer tecla (tipo "enter" ou a barra de espaços) quando ele mostrar a mensagem "Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...", pois se você não fizer isso ele ignorará o CD e tentará iniciar o PC pelo HD. Feito isso, ignore as mensagens "Pressione F2... ou F6". Na tela "Bem vindo ao programa de instalação", haverá 3 opções: instalar, reparar usando o console de recuperação, ou cancelar a instalação. Veja:



O Console de Recuperação é um modo de prompt de comando rodando do CD, onde administradores e usuários avançados podem tentar corrigir problemas específicos com ferramentas especiais do Windows. Ele é avançado, e não serve para reparar o sistema completamente (outra hora comentarei dele aqui no Explorando). Não o utilize se não souber o que estiver fazendo.

Voltando ao tema deste tópico... Para reparar o Windows, escolha a opção "Instalar". Basta teclar [enter], como diz na tela. Então o Windows, antes de iniciar uma nova instalação, irá detectar e exibir as instalações existentes no HD. Veja:



É nessa hora que você deve escolher a instalação corrompida (se você é iniciante ou não entende muito, provavelmente sua tela estará exatamente como a ilustrada acima, com apenas uma instalação, localizada em C:\windows). Selecione-a usando as setas do teclado, e tecle a letra correspondente à reparação (normalmente, a letra "R", veja na barra de status da tela).

A partir daí é só deixar o computador, observando de vez em quando. Leva normalamente o mesmo tempo que levaria para instalar o Windows do zero. No meio da instalação ele poderá pedir o número serial, então esteja com ele em mãos.

Depois, muito provavelmente será necessário ativar o Windows novamente (salve Reset5! - disponível nos downloads).

Fazendo isso você não perderá arquivos, nem precisará reinstalar os programas novamente. Se você tinha um Service Pack mais recente do que o presente no seu CD do Windows, instalado em separado, seja de um CD ou baixado pela Internet, é bom reaplicar este Service Pack depois da reparação.

Eu recomendaria desfragmentar o HD após a reparação também. Ah sim, para os usuários do nLite: se você removeu coisas demais e se arrependeu, pode reparar as instalações existentes com o CD do Windows original, para tentar restaurar os componentes removidos.

ALERTA PARA OS USUÁRIOS INICIANTES: Ao dar boot pelo CD do Windows, se você escolher a opção "Instalar", cancelar a reparação, e solicitar uma nova instalação, poderá fazer com que todo o conteúdo do seu HD seja removido definitivamente. Cuidado, leia com atenção as informações na telas de instalação Windows. Tecle as letras correspondentes, que podem variar dependendo do idioma do Windows que estiver sendo instalado. A reparação do Windows, como comentada neste tópico, é inofensiva, não destruirá seus arquivos pessoais, programas, nem as contas de usuários, senhas, etc. No entanto, use-a para tentar solucionar problemas sérios que ocorram no Windows, não problemas de configuração.

Se você precisar reinstalar o Windows do zero, ou quiser formatar o HD, ou instalar em computadores novos, veja o capítulo "Como instalar o Windows", no meu livro de Windows, com versão on-line gratuita em www.windowsxp.mepsites.cjb.net.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

37 comentários

Comentário de: Anonymous [Visitante]
Deu pau no windows....

fiz os procedimentos indicados mas acho que vc se equivocou com um aspecto da orientacao...

usei a opcao "instalar" mas perdir todos os programas instalados... nao perdi pastas e arquivos, mas perdi o acesso aos programas... vou ter que reinstalar tudo de novo.

deve aconselhar a opcao de reparacao e nao de instalacao da proxima vez.
25.04.07 @ 17:44
Comentário de: julio cezar [Visitante]
o cara deu a dica certa,voce que não sacou.
25.04.07 @ 21:00
Comentário de: Marquinhos [Visitante]
Sobre o comentário acima... Vc não deixou seu nome, blz. Vc instalou por cima "a mesma versão" que estava instalada, tipo a q tem o mesmo Service Pack? Regredir em SPs podem causar problemas estranhos... Eu já atualizei e nunca perdi nada não!!! Deve ser um erro por causa de outra coisa, mas não pela atualização em si. A reparação é mais fácil, mas ficou a dica dela também.
27.04.07 @ 12:44
Comentário de: Anonymous [Visitante]
Meu windows não esta inicializando, aliás nem abre nada... como faço para reparar esse problema.
Se possivel me responda por e-mail
claudiortg@yahoo.com.br
22.05.07 @ 21:08
Comentário de: Anonymous [Visitante]
Eu tambem estou querendo adquirir o livro, más o site está dando pau...
Atenciosamente
claudiortg@yahoo.com.br
22.05.07 @ 21:10
Comentário de: JNunex [Visitante]
Apertei "R" e depois de rodar um pouco chegou ao DOS. Restartei e ficou tudo na mesma. Não queria re-instalar. Peço ao julio cesar que "sacou" tudo que complete sua informação.
22.06.07 @ 19:35
Comentário de: Marquinhos [Visitante]
Não é bem o DOS, é um prompt de comando que aceita comandos específicos para reparação, consulte na ajuda do windows, enquanto ele iniciar normalmente ou em outro pc, sobre o console de recuperação.

a reparação que falei é para reinstalar por cima. tecle enter, e não R, depooois disso ele detecta o windows instalado e pergunta se vc quer reparar. aí sim, escolha a reparação :)
22.06.07 @ 20:50
Comentário de: Flávio [Visitante] Email
Bom dia!
Mto boa a dica. Porém, esse procedimento é de reinstalação. Com isso o usuário perde tudo que está nos "Meus documentos" e precisa reinstalar os programas.
31.10.08 @ 02:28
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Não, Flávio. Como falei no texto, a reparação não apaga arquivos das pastas de documentos, e procura manter os programas instalados. Alguns poucos programas que precisam de drivers podem precisar ser reinstalados, e os últimos service packs reaplicados, caso não estejam na mídia do Windows.
31.10.08 @ 06:36
Comentário de: Câmara's [Visitante] Email
A dica do amigo esta correta eu já fiz isso e todos os programas continuo só tive que atualizar alguns dirver como áudio + modem + se vc prestar bem tensão nem precisa valeu posta ai + dica ( ai minha pasta meus documentos esta inicializando junto com o Windows o posso fazer para corrigir este problema) grato
01.11.08 @ 07:07
Comentário de: Willian [Visitante] Email
Ese outro modo de reparar o sitema que é o que eu faço e nem faz perder o service pack fica tudo como estava antes é assim.Antes de começar isso que está postado no tutorial do site voce faz isso abaixo:

Depois que aperta R, aparece o console de recuperação, aperta 1, aí pede a senha do administrador, normalmente dá enter e aparece a partição do Windows(C:\Windows), aí vc pode digitar CHKDSK /R, espera todo o processo de reparação, (que é um tanto demorado), aí digita exit, dá enter, e o micro vai reiniciar, é provável que isto corrija alguns eventuais erros e o Windows inicie normalmente.
01.11.08 @ 10:56
Comentário de: Niltno Bonilha [Visitante] · http://www.sfwinfo.com.br
A informação esta correta. acho que faltou informar aos usuarios que o sistema vai entrar na tela de console.. e nessa tela tem que digitar chkdsk /r para executar a reparacao.
OBS: é necessario a senha do administrador, caso nao tenha senha de enter qdo solicitado.
11.02.09 @ 13:45
Comentário de: Edso Glauco [Visitante] Email
Olá. Segui os passos, mas a instalação travou depois de duas horas. Reiniciei o PC e a instalação continuou, mas tá travando ainda. Depois de instalar os drivers ele travou de novo na parte de instalação da rede. Está a mais de 3 horas assim. Alguém sabe o que eu poderia fazer? Obrigado
12.03.09 @ 22:03
Comentário de: madays [Visitante]
Fiz um Windows XP com o nLite e eliminei o IIS (Internet Information Services) e depois precisei dele para melhorar a minha conexão à Internet. Pensei na possibilidade da Recuperação mas estava em dúvida. Quando li no tutorial; "Ah sim, para os usuários do nLite: se você removeu coisas demais e se arrependeu, pode reparar as instalações existentes com o CD do Windows original, para tentar restaurar os componentes removidos". Não tive mais dúvidas, segui os passos e tudo foi perfeito. Parábens Marcos Elias e obrigado.
20.05.09 @ 12:35
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Legal Madays :)

Quanto aos problemas enfrentados elo Edso não sei, deve ser outra coisa com o micro. Quanto ao CHKDSK /R ele repara o HD, a partição, o sistema de arquivos mais precisamente, mas não restaura arquivos corrompidos ou excluídos.
20.05.09 @ 13:47
Comentário de: junyor [Visitante]
Muita bom a sua dica.
Só que tem casos da reparaçao, que ela só da a opçaõ de reparar pelo comando de console do windows,
Gostaria de saber como faço ,quais os caminhos a ser digitados,
so não for pedir muito envie essa dica p meu email. desde ja agredeço.
29.05.09 @ 09:53
Comentário de: João CARLOS [Visitante]
quero reparar o windows xp ,mas não dá a opção de reparo, e qdo coloco outro hd como master e abro o desejado, ele me mostra as pastas mas não da acesso
o que faço???
13.08.09 @ 23:24
Comentário de: vander [Visitante]
Cara... sei que o tópico é meio antigo mas tente me ajudar se puder... Meu pc começou a fazer tudo o q vc descreveu no começo do topico, então acionei a reparação e ela trava no meio! depois que eu pensei em criar uma nova partição e fazer backup dos arquivos em modo de segurança, mas essa tranqueira travou e não tem como cancelar, ele sempre reinicia a "instalação" quando reinicio a máquina e se eu tiro o cd do windows ele pede pra inserir de volta! O que faço? não quero perder alguns vídeos meu filho que estão no HD.
17.08.09 @ 02:41
Comentário de: Claudio Henrique [Visitante]
segui todas as dicas, como está no site e eu pude então voltar a carregar o windows depois dele corromper por causa de virus. Más só que teve programas que não funcionaram direito e tive que reinstala-los como o internet explorer,forceware, drivers realtek.... e ele pede sim um serial é só você colocar um serial ouro que você encontra na internet por ai....
12.10.09 @ 19:05
Comentário de: jhonatan da silva [Visitante]
nao sei nem por onde começo. nao tenho cd de boot, e nem conhecimento de qual procedimento fazer, a unica coisa que eu sei e que meu computador so fica na tela preta com um bucado de opçao e aperte f1 f2 ....... bem vai ser o jeito pagar pra consertar...
se puder mim ajudar fico muito grato.
26.11.09 @ 18:07
Comentário de: leonardo [Visitante]
valeu a orientaçao que vc me deu foi de grande satisfaçao resolveu o meu problema valeu
27.01.10 @ 21:26
Comentário de: Washington [Visitante] Email
Tem alguma informação errada nesse texto. Segui fielmente as orientações e não encontro a opção de reparar. Talvez seja um recurso exclusivo pra algumas versões do Windows XP, como Windows XP Embedded, Home...
19.02.10 @ 17:19
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
XP Home e Professional "completos". Se for versão personalizada por fabricantes de PCs podem não estar disponíveis. Instalações modificadas com nLite e outros programas também podem pular essa tela.
20.02.10 @ 06:36
Comentário de: Wal [Visitante]
deve ter mesmo porque no meu sp2 nao deu certo diz que esse cmd chkdsk nao é reconhecido e meu windows nao abre nem em modo seguro so fica reiniciando
15.04.10 @ 08:43
Comentário de: alex [Visitante]
Bom dia pessoal,meu aconteceu um problema ja falado,ao ligar o note,acende as luzes,escuto a ventuinha e tudo mais porem fica na tela preta.Comprei agora o cd do windows 7 que é o que tenho pra tentar reparar o sistema dando boot.
Coloquei o cd e minha tela continua preta sem aparecer nada.
Se alguem puder me ajudar,ficarei mt feliz,segue meu e-mail
deschamps2000@hotmail.com

obrigado
08.05.10 @ 10:15
Comentário de: edson [Visitante] Email
Olá pessoal existe outro meio de atualizar o windows corrompido,pois ele manda fazer pela letra 'r' mais não abre nada.
Podem me ajudar sem ter que colocar o cd.pois não tenho omesmo
19.06.10 @ 09:52
Comentário de: Cristian [Visitante]
Oi BLZ pessoal,
Teve um vez em que fui chamado para configurar um pc de uma cliente, pois nao tava dando o boot devido uma falha no site por ter corrompido nao sei como, percebi que nao tinha como reparar-lo com o CD do windows pois nao tava achando o sistema instalado na unidade C:, entrei na opçao em modo de segurança com prot comando, apertando F8 ao iniciar o pc, fui em meu coputador em cima dele teclei com o butao diterito em propriedade encaminhei ate restauraçao do sistema pois la sim consegui solucionar o proclema encontrado, deixo uma dica o ideal e solucionar o problema antes de querer formata a maquina, e enfretar os disafio do sistema.
20.06.10 @ 21:04
Comentário de: Cristian [Visitante]
tem sim edson, tecla F8 ao ligar o pc modo de segurança vai no executar digite cmd, la digite CHKDSK; é um comando nos sistemas DOS e MS Windows que verifica a integridade do sistema
20.06.10 @ 21:09
Comentário de: Givanildo Secundes [Visitante]
Uma ajuda com um problema mais sério que isso, no meio da reparação do sistema, enquanto está copiando os arquivos, acontece erros, exemplo: O windows não conseguiu copiar o arquivo *******, tecle enter para tentar novamente, esc para ignorar e outra opção que esqueci no momento. Sendo que não acontece com o mesmo arquivo, sempre quando tento são arquivos diferentes e em porcentagens de instalação diferentes. Gostaria de alguma dica, ja utilizei o CHKDSK /R e não funcionou ( so para não me recomendarem isso novamente =D ) Abração, qualquer ajuda, meu e-mail estará aberto a respostas> givanildogs@hotmail.com
24.08.10 @ 10:05
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Givanildo, isso é problema no CD, na mídia de instalação, ou em alguns casos no leitor de CD/DVD ou no cabo flat (ou o cabinho sata, se for o caso).

Normalmente é no CD/DVD, tente dar uma limpada nele, veja se não tem riscos graves.
24.08.10 @ 10:23
Comentário de: Givanildo Secundes [Visitante]
Obrigado pela resposta marcos, mas ja tentei 2 cds do XP diferentes, e ambos mudam muito em qual poectentagem d instalação da o problema. Tipo, o pc da cliente foi trocada recentemente a memória, será que ela não está carregando bem os arquivos do sistema ? Pois 2 dias após a inserção da memória apareceu a msg de erro quando inicia, pedindo pra por o cd do windows XP. Peço ajuda a todos voces. Abração, sem mais.
24.08.10 @ 11:21
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
É algo que pode acontecer sim. Recomendo nesse caso usar algum liveCD de distro Linux com o memtest, sem instalar, rodando o memtest, um teste de memória. Rode por algumas horas se possível.

Vc pode baixar o memtest diretamente no http://www.memtest86.com/download.html

Há uma imagem ISO, tem para pendrive também. Se for falha nos pentes de memória ele detecta, aí a saída seria trocá-los mesmo.

Abraços
24.08.10 @ 13:05
Comentário de: Givanildo Secundes [Visitante]
Fiiz os testes necessários para chegar a conclusão de que o problema é realmente hardware, pois nenhum meio por mim tentado funcionou, muito menos com o Live CD ( que antes de ler o que falou, eu ja tinha tentado, obrigado mesmo assim ) pois antes de iniciar tudo, ele reiniciava, como a memória era nova, decidi informar a cliente, de que se dirigisse a loja de informática na qual ela comprou a memória para que la mesmo fizessem os testes necessários, pois a mesma ainda está na garantia. Abraço a todos e Marcos Elias, fico grato pela sua grande ajuda. Sem mais,
26.08.10 @ 11:27
Comentário de: Lourdes [Visitante]
Coloquei o cd para restaurar o Windows mas chega uma hora que ele pede para colocar o disco de recuperação automatizada do sistem windows. Tenho que comprar esse cd ? Obrigada.
26.10.10 @ 11:58
Comentário de: Lourdes [Visitante]
Coloquei o cd para restaurar o Windows mas chega uma hora que ele pede para colocar o disco de recuperação automatizada do sistem windows. Tenho que comprar esse cd ? Obrigada.
26.10.10 @ 11:59
Comentário de: SERGIO [Visitante] Email
fiz tudo certo mas pergunta qual instalação do windows eu quero reparar dai eu não sei o que fazer agradeço pela sua ajuda obrigado
31.10.10 @ 19:56
Comentário de: Isaias [Visitante] · http://delphivisao.blogspot.com/
Ola eu uso o sistema Windows ha 8 anos e sempre qundo da pau eu so restauro ele com os comandos.
CHKDSK /R/P
DAI ESPERO A RESTAURAÇAO E PRONTO.
quando perde a MBR eu tbm restauro ela com o comando :FIXMBR
quando perde o boot eu restauto tbm o boot
com o comando: FIXBOOT.
lembrando que o cd do Windows tem que estar dentro do leitor de CD ou DVD.
para mais informaços visite o site.
http://delphivisao.blogspot.com/
24.01.11 @ 21:30