Tutorial do WinRAR

Publicado em 10/11/2006 • Outros49 comentários »

Ainda estou para escrever um tutorial maior para ele, mas aqui vão algumas dicas sobre o WinRAR.

por Marcos Elias

Ele é mais do que um compactador e descompactador de arquivos, é um dos mais práticos e completos. É shareware, a versão não registrada funciona por 40 dias (mas você pode instalar de novo depois, se aguentar a mensagem que ele mostra ao abri-lo, que nem é tão irritante). Há ainda os meios alternativos, né...

Baixe-o na seção de downloads no site dele, mantido pelo autor Alexander Roshal:

www.rarlab.com

Bem, registrado ou não, ele libera praticamente todos os recursos. WinZip? Que nada: o WinRAR é muito mais poderoso e pode extrair arquivos de diversos formatos de arquivos compactados. O formato de compressão "RAR" normalmente comprime um pouco mais do que o ZIP, mas a vantagem normalmente não é tão significante. o WinRAR extrai os arquivos rapidamente, compacta mantendo a estrutura de pastas, pode dividir em disquetes ou em volumes do tamanho que você quiser ou precisar, e criar arquivos auto-extraíveis (que não precisam de um descompactador, são executáveis e se auto-extraem, ideal para distribuição de softwares). Entre os programas do gênero, o auto-extrator dele é muito potente, pode até criar atalhos para os arquivos extraídos, extrair de forma oculta ou não, pode exibir uma licença de uso que você define... Bem melhor meeeesmo que o programa mais "popular" do gênero, pelo menos na opinião de muitos. Em programas compartilhadores de arquivos, como o e-Mule, por exemplo, é muito comum encontrar arquivos compactados no formato do WinRAR.

Algumas dicas de uso:

Divisão em disquetes
Para dividir arquivos ou pastas grandes em partes menores (que possam ser transportadas mais facilmente) selecione-os e clique com o botão direito num dos arquivos e a seguir em "Winrar > Adicionar para o arquivo...". Escolha o nome e local do arquivo clicando em "Procurar", normalmente escolha a compressão "Ótima", e no campo "Tamanho do volume, em bytes" escolha a opção "1.457.664 - 3.5". Veja:



Ele cria os arquivos normalmente, no local selecionado, numerados (nome.part1.rar, nome.part2.rar, nome.part3.rar, etc.). Cada um deles terá o tamanho de um disquete vazio e completo, basta copiar os arquivos gerados para os disquetes. Na hora de extrair, copie todos os pedaços para uma mesma pasta e clique com o botão direito em um deles (normalmente no primeiro), e então escolha "Extrair aqui", ou "Extrair para..." e defina um local.

No entanto, escolher o tamanho "1.457.664 - 3.5" traz alguns inconvenientes. Os disquetes usados deverão estar 100% vazios, sem erros. Disquetes com problemas verificados pelo scandisk (ou chkdsk) ficam com a capacidade reduzida, e o pedaço não vai caber no disquete. Nestes casos, escolha o item "Auto-detectar" no campo "Tamanho do volume", ao gerar o arquivo comprimido, clique no botão "Procurar" e salve o arquivo diretamente no disquete. O WinRAR vai usando o espaço livre (sem apagar nada do disquete) e, quando o mesmo estiver cheio, ele pede outro disco, e assim por diante. AVISO: Nunca retire ou coloque o disquete no drive com a luzinha (led) do mesmo acesa, isso facilmente danifica ficisamente o disquete, fazendo com que alguns dados sejam perdidos e/ou que o disquete seja inutilizado.
Na hora de extrair, se faltarem algumas partes o WinRAR extrai o que conseguir das primeiras, desde que os arquivos estejam inteiros e não faltem partes de alguns deles (isso não funciona se você escolher a opção de compressão "Sólida", pois aí todos os arquivos são unificados num arquivo só).

Auto-Extraível?
É só marcar a opção "Criar arquivo SFX", na tela da geração do arquivo compactado. Ele gera um executável, que pode ser executado em qualquer computador com Windows, sem precisar ter o WinRAR nem nenhum outro programa especial instalado.

Auto-Extraível avançado?
Na primeira aba, marque a opção "Criar arquivo SFX". Na guia "Avançado", clique no botão "Opções SFX..." e configure o que puder: mostrar um texto personalizado na tela de extração, criar atalhos, executar um programa automaticamente após a extração, exibir uma tela de progresso ou deixar um instalador oculto, definir a pasta padrão de extração, criar atalhos para arquivos extraídos, etc. O WinRAR não cria um desinstalador para os seus programas ou arquivos, ele não é um gerador de programas de instalação. Para isso use programas específicos, como o meu freeware Mep Installer, o Inno Setup, o NSIS, etc.

Arquivo criptografado?
Você pode colocar uma senha, mesmo nos arquivos auto-extraíveis (executáveis) ou nos divididos em partes. Na guia "Avançado" da tela da geração dos arquivos, clique no botão "Configurar senha...". É bom marcar a opção "Codificar nomes de arquivos", assim os nomes dos arquivos dentro do pacote compactado também ficam escondidos e protegidos. Mas cuidado, se esquecer a senha, bau bau, já era. Veja a tela de definição da senha:



Extraia apenas os arquivos que você quer!
O WinRAR pode, assim como a maioria dos programas do tipo, abrir um arquivo compactado e listar seus arquivos, sem extrai-los. Então você seleciona os desejados e extrai apenas eles. Basta dar um duplo clique no arquivo compactado, ou então abrir o WinRAR, navegar até a pasta onde se encontra o arquivo (pelo WinRAR, veja que ele tem uma barra de endereços) e dar um duplo clique nele. Para extrair apenas alguns, selecione-os (segure CTRL enquanto clica em cada um, se forem vários) e clique em "Extrair para". A seguir clique na pasta onde você quer colocar os arquivos extraídos.
Dica: no campo "Caminho de destino", após escolher a pasta desejada, digite uma barra invertida seguida de um nome qualquer, para criar uma pasta com esse nome. Por exemplo, escolha "Desktop" na lista de pastas, e no campo citado digite "\teste", para colocar os arquivos nessa pasta. Se ela não existir, o WinRAR a criará automaticamente. Isso é bom fazer quando os arquivos no pacote compactado não estão em subpastas, pois se forem vários, ao extrair diretamente para a área de trabalho, eles poderão lotar os seus ícones ou confundir você, ao se misturarem aos seus outros arquivos que já existirem na pasta. Veja:



Recebeu um arquivo auto-extraível, mas desconfia dele?
O WinRAR pode extrair arquivos de um pacote auto-executável, mesmo que ele não tenha sido criado com o WinRAR (é claro, desde que use um formato de arquivo padrão também e reconhecido pelo WinRAR, como o próprio RAR, ZIP, CAB, etc). Para isso, com o WinRAR associado aos arquivos, clique com o botão direito no ícone do executável e escolha "WinRAR > Abrir com o WinRAR". Ele abre o arquivo dentro dele, sem executá-lo, e então extraia o que você quiser conforme a dica logo mais acima. Fazer isso é bom porque, sendo um executável, o programa poderia conter um vírus ou spyware embutido que seria executado ao abri-lo. Mas é claro, se os arquivos compactados que você extraír estiverem contaminados, aí a história é outra. Evite rodar programas e executáveis de desconhecidos. Ao receber algo assim ou um arquivo compactado auto-extraível, confirme com a pessoa que te mandou.

Extraia para uma pasta diretamente
Ao clicar com o botão direito do mouse num arquivo compactado, se o WinRAR estiver devidamente associado aos arquivos, ele mostrará opções como: "Extrair arquivos...", "Extrair aqui" e "Extrair para algumacoisa\". A primeira opção abre a tela de extração, já comentada mais acima. A segunda extrai para a mesma pasta onde estiver o arquivo compactado. E a terceira (a que fica com o nome do arquvivo seguido de uma barra) cria uma pasta na pasta atual com o nome do arquivo, e extrai o conteúdo dele para a pasta criada. Se você extrai arquivos freqüentemente usando o botão direito, usar essa terceira opção é o mais recomendável, pois os mesmos ficarão numa nova pasta, sem confundir nem se misturar com os arquivos já existentes na pasta atual. Isso é extremamente útil ao extrair arquivos salvos na área de trabalho.

O WinRAR está instalado, mas não abre os arquivos ZIP/RAR quando dou um duplo clique!
Isso ocorre porque os tipos de arquivos compactados não estão associados ao WinRAR. Não precisa reinstalá-lo, abra o WinRAR (pelo "Iniciar > Programas > WinRAR"), vá ao menu "Opções > Configurações" e abra a guia "Integração". Selecione todos os itens desejados, e marque também as opções da seção "Integração ao shell", que adicionam os comandos do WinRAR no menu que se abre ao clicar com o botão direito nos arquivos e pastas. Dê OK e pronto, veja:



Você deve seguir estes passos se tiver instalado outro programa que trabalha com arquivos compactados depois do WinRAR, ou se algum outro programa modificar as associações (o que ocorrerá ao aplicar a dica dada logo a seguir, para usuários do Windows XP). Ao restaurar a associação, os ícones dos arquivos compactados serão representados por uns livrinhos agrupados com uma faixa. Note que para isso, é necessário ter direitos administrativos no computador, e vale para todos os usuários. A associação é feita também ao instalar o WinRAR. De qualquer forma, você sempre poderá abrir e extrair arquivos de pacotes compactados, abrindo primeiro o WinRAR, e então localizando-os pela barra de endereços e navegação do WinRAR.

Dica: recomendo ativar a opção "Menu de contexto em cascata", que vem desmarcada por padrão. Com ela marcada, os itens do WinRAR que aparecem no menu ao clicar com o botão direito nos arquivos, ficarão agrupados num item "WinRAR". Desas forma o menu fica menor e mais leve. Sem essa opção, os itens aparecem diretamente, deixando o menu enorme dependendo do tamanho do nome do arquivo clicado. Veja as diferenças (clique para ver no tamanho real):



Dica ++ para usuários do Windows XP ou superior
O Windows abre os arquivos ZIP diretamente, algumas vezes fazer ao fazer download isso pode ser ruim, pois você quer salvar o arquivo. Além disso, ao pesquisar arquivos usando a busca do Windows ("menu Iniciar > Pesquisar"), tudo fica mais lento, pois ele varre os arquivos zipados e procura arquivos dentro deles também. Se você usa um bom programa compactador/descompactador, mesmo que não seja o WinRAR, é bom desativar a integração aos arquivos ZIP do Windows. Além de não atrapalhar os downloads, a pesquisa de arquivos em pastas com arquivos zipados fica mais rápida. Para isso, clique em "Iniciar > Executar" e digite:

regsvr32 /u zipfldr.dll

Se você se arrepender e quiser que o Windows volte a abrir e pesquisar os arquivos ZIP, dê o mesmo comando mas sem o parâmetro "/u", assim:

regsvr32 zipfldr.dll

Usuários avançados e micreiros em geral recomendam altamente a desativação disso.

É isso por enquanto... Eu uso o WinRAR 3.40 em português, e estou satisfeito, nem preciso de outros compactadores/descompactadores.

2006-11-09@21:39


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

48 comentários

Comentário de: Anonymous [Visitante]
Eu keria ver como eu hackeio pelo xp, quais as palavras magicas que tenho que digita pra invadir e ver arquivos dos outros micros, eu so sei achar IP pelo msn no pronpt comando da makina...
13.11.06 @ 11:26
Comentário de: rafael [Visitante]
Pelo amor de Deus me ajudem, baixei um filme que é extraível pelo WinRAR, mas está codificado e eu não sei a senha; eles me deram um endereço na web onde dizem estar a senha mas eu não entendo de inglês por isso preciso que alguém veja a página e me diga qual é a senha. O endereço é: http://forum.ppnow.com/

Valeu mesmo se alguém puder me ajudar, meu e-mail é: rafaelgope@hotmail.com
10.01.07 @ 22:29
Comentário de: Renan [Visitante]
rafael, vc testo colocar o site mencionado como a senha??
muitas vezes para divulgar o site que upou o arquivo eles colocam o proprio site como a senha
21.06.07 @ 18:31
Comentário de: gelson costa [Visitante]
Não consigo enviar meus arquivos winrar. Vc poderia me dar uma dica do que pode estar acontecendo?
31.10.07 @ 21:10
Comentário de: Marcos Elias [Visitante]
Gelson, vc não consegue enviar os arquivos feitos pelo winrar "para onde"???
31.10.07 @ 22:29
Comentário de: Aislan [Visitante] Email · http://www.mugames.com.br
ae.. tipo..

eu coloquei uma senha no meu arquivo de winrar.. e nao lembro de geito nemhum... alguem poderia mi diser como faço para mi mudar essa senha ou desconpactar sem senha. ok.. espero resposta
01.05.08 @ 00:57
Comentário de: Marcos Elias [Visitante] Email · http://www.explorando.com.br
Vixe, Aislan, acho q já era :(

Já vi alguns programas q permitem recuperar senhas de arquivos assim, digo, q "prometem". Mas funcionar mesmo...
07.05.08 @ 17:38
Comentário de: Tiago [Visitante] Email
Como fazer para que o Winrar não gere a pasta automaticamente?
11.07.08 @ 17:29
Comentário de: Graziele [Visitante] Email
Não consigo fazer download usando o winrar so dura 1 segundo e quando aparece nao abri dá com invalido não sei o que fazer me ajudem.
19.09.08 @ 13:28
Comentário de: daisson [Visitante] Email
tenho uma pasta winrar com alguns videos como faço para colocar mais videos dentro dela.

obrigado desde já. Daisson Poa, Rgs
11.10.08 @ 22:03
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Daisson, vc pode abrir o arquivo com o duplo clique ou pelo winrar, depois arrastar os vídeos do windows explorer para cima do winrar, da tela que estiver com o arquivo aberto.

Graziele, deve ser problema no site, não com o winrar em si.

Tiago, como assim não gerar a pasta automaticamente? Vc diz ao extrair? Se for, pode abrir o arquivo com um duplo clique, selecionar o que quer, clicar no botão Extrair e mandar extrair para alguma pasta que já exista :)
12.10.08 @ 11:04
Comentário de: Fred [Visitante] Email
Gostaria saber si é posibel unir partes ja descompatadas do mismo modo que o hjsplit e como facer. Obrigado
23.12.08 @ 21:31
Comentário de: joelton [Visitante] Email
eu baixei um jogo fifa 2003 pelo arquivo wir. mas precisa da senha como eu faco pra quebra senha dessa porra de winrar!!! ajda awe plizzzz
galera abrass tdoss!!!!!!!!!!!
03.01.09 @ 19:37
Comentário de: hjsplit [Visitante] Email
Muito boa as suas dicas. Eu adoro o winrar. Pena que a minha versão não é a registrada.
06.01.09 @ 20:49
Comentário de: marcos [Visitante] Email
T.T
tbm achei boas mas eu baixei um jogo q da uma janela de advertência e não da para ADD o arquivo
11.01.09 @ 08:37
Comentário de: asrego [Visitante]
baixei um arquivo de filme da net, .rar, mas parou em 99%.. como descompactar esses 99%? tem como?
02.02.09 @ 10:36
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Estranho... Ele estava dividido em partes? Se sim, vc baixou todas as partes?
04.02.09 @ 18:18
como eu comprimo o arquivo em 1 parte so mas por exemplo com o tamanho dele pela metade ?
08.02.09 @ 15:44
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Nata, vc pode escolher a compressão máxima, mas não dá para desejar o tamanho de destino. Ele compacta usando algoritmos, variam do tipo de arquivo. Coisas pouco ou nada compactadas, como arquivos TXT e imagens BITMAP são compactados com uma altíssima taxa, o arquivo final fica bem pequeno. Agora compactar arquivos que já tenham estruturas compactas, como MP3, alguns .exe, etc, não permite obter taxas elevadas de compressão.
08.02.09 @ 16:01
Comentário de: Rodrigo [Visitante]
Queria saber como fazer para que o winrar extraia o arquivo diretamente na pasta desejada pois ele sempre extrai primeiramente para uma pasta temporaria e depois move o arquivo para a pasta escolhida. Ou seja, se o arquivo foe pequeno nem se nota, mas quando o arquivo é grande demais, digamos, acima de 1gb, isso leva um tempo danado.
11.02.09 @ 22:49
Comentário de: Rosangela [Visitante] Email
O preciso fazer para baixar um Winrar num vista starter, apos solicitar o download abre na galeria de fotos dizendo que ñ tem suporte. Podes me ajudar.
17.03.09 @ 20:16
Comentário de: carlos [Visitante]
po grande toda vez q eu baixo umarquivo em iso e vou extrailo o winrar da um erro falando q eu passei do limite de 4 gigas vc pode me ajudar vlw
21.04.09 @ 08:15
Comentário de: Diego [Visitante]
Eu baixei um jogo de PS2 que tinha varias partes, quando terminei de baixar pediu senha, até ai tudo bem coloquei a senha e funcionou, MAS quando a extração estava em 75% deu um erro de senha incorreta????? Se a senha ta incorreta ela não deveria nem começar a extrair não eh??
01.06.09 @ 17:55
Comentário de: Roque [Visitante] Email
Estou compactando um arquivo com o Winrar no modo SFX,quanto as configurações tudo bem mas queria colocar o icone para ficar personalizado mas quando começa a compactação o icone aparece normal mas quando passa para a .part02 o icone some.Como resolver este problema???
14.06.09 @ 04:38
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Nas outras partes acho que não tem como trocar, pois elas terminam em .RAR e não .EXE. Então o Windows mostra o ícone do programa associado aos arquivos .RAR, no caso, o WinRAR. Caso terminem em números geralmente ficaria sem ícone, só no executável mesmo.
14.06.09 @ 04:40
Comentário de: JUNIOR [Visitante]
Queria saber como faço para configurar o winrar para que todo arquivo que eu mandasse compaquitar ele mandasse para uma pasta selecionada antes por mim(em outro hd)
08.07.09 @ 03:40
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Você pode ir em Opções > Configurações, na aba Compressão, escolha a pasta desejada no campo "Pasta padrão para os arquivos".
08.07.09 @ 03:45
Comentário de: junior [Visitante]
obrigado
08.07.09 @ 03:56
Comentário de: leandro [Visitante] Email
nossa vou extrai uma pasta no win rar pede uma senha e escreva assim rar falha de crc no arquivo codificado puts me ajunde como extrai essa pasta
15.08.09 @ 15:05
Comentário de: adrino [Visitante]
coloquei umas fotos na pasta e coloquei uma senha com winrar existem
uma forma de eu recupera minha senha
ou extrair minhas fotos para outra pasta?
26.10.09 @ 22:31
Comentário de: Eliana gomes [Visitante]
Oi sou total leiga.baixei um filme e ele foi pro winrar e nao consigo abrir o filme,pfvor mim ajude.
Obrigado
05.12.09 @ 07:36
Comentário de: fadinha [Visitante]
porque nas pastas do winrar fica tudo gravado o que é clicado na internet ? como fazer para nao gravar ?
11.12.09 @ 12:30
Comentário de: Igor [Visitante]
Como faço para comprimir arquivos e quando extrailos automat. serem executados.

mas um arquivo eu sei mais de um ja n consigo, ja coloquei ";", "," mas n vai, tem como 2 ou mais arquivos serem compactados e ao extrailos os msm serem executados automaticam.?

me ajudem

obg ^^
05.01.10 @ 09:58
Comentário de: will [Visitante]
tenho um arquivo winrar ele estar protejido por senha mas ñ sei a senha alguem pode me ajudar , como descobri a senha perdida
15.01.10 @ 08:21
Comentário de: carlos7294 [Visitante]
Valeu amigo por este tutorial.
estou "quebrando a cara" para descompactar o Sibelius e o Finale.
Creio que esta "pala" vai ajudadr muito
Falou
carlos7294
18.01.10 @ 01:59
Comentário de: Helio [Visitante]
Otimo tutorial, li varios na internet, mas achei neste o que precisava. Enviar em arquivo unico como instalador de sistemas, descompactando e executando o setup logo em seguida. Obrigado.
23.01.10 @ 05:35
Comentário de: Mili [Visitante]
Eu colokei umas fotos no winrar, mas agora eu quero fazer com que elas abram com outro programa, o programa normal de fotos, como faço pra mudar o arquivo?
28.01.10 @ 22:36
Comentário de: Valps [Visitante]
eu instalei o vice city no meu computador mais todos sem quer um estão codificados só extrai as pastas (data,audio...etc)e vazias preciso olhar no manual do winrar que a senha é que ñ sei.
06.02.10 @ 08:08
Comentário de: lia [Visitante]
tenho um arquivo winrar que está em download tem 1,16 mb.
não me lembro a senha
não consigo abri-lo
me ajude.
lia
21.02.10 @ 03:29
Comentário de: Daurea [Visitante]
Teno um arquivo de fotos RAR e não consigo abrir...como faço....
28.03.10 @ 08:31
Aí galera eu preciso de um socorro urgente, é que eu extraí uns arquivos para uma certa pasta (Do jogo CS 1.6)(CSstrike é o nome da pasta)nessa pasta eu extraí muitos arquivo e não sei certinho todos akeles ki foram extraídos. como faço para tipo ki...desextraílos..sei la rsrsrs
algo assim para eu poder apagar os arquivos! muito obrigado, aguardo resposta! ;)
12.04.10 @ 22:08
Comentário de: Bruna [Visitante]
Baixei uns arquivos e eles ficaram gravados no menu arquivo(embaixo do SAIR)e não consigo tirá-los de lá.O que faço???
04.06.10 @ 18:53
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Bruna, nunca tentei ver se o Winrar tem meios para limpar isso por conta própria, mas recomendo usar o CCleaner: www.ccleaner.com

Na aba Programas deixe WinRAR marcado (já fica por padrão) que ele limpa. Mais sobre ele:
http://www.explorando.viamep.com/2006/09/limpe-todos-os-temporrios-histricos
05.06.10 @ 06:45
Comentário de: joao paulo [Visitante] · http://ton-pelage.blogspot.com
estou baixando o seriado anos incriveis mas nao consigo descompactar ele no WinRAR porque pede senha,como eu faço?
07.09.10 @ 20:51
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Joao, se pede senha só quem criou o arquivo pode te passar... Verifique com quem vc obteve o arquivo.
08.09.10 @ 22:54
Comentário de: adriano [Visitante]
amigos eu baixei um jogo no bit torrente;só que na hora de extrai ele no winrar pediu senha;ok eu faço?muito obrigado falo.
16.11.10 @ 14:51
Comentário de: _lucyne [Visitante]
muito obrigada pelas informaçãoes sedidas elas me foram de gande valia,e é sempre bom poder contar com esses programa que é um verda deiro auto ajuda,para pessoas sem práticas como eu.Parabéns valeu.
04.12.10 @ 17:09
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Valeu _lucyne, espero que goste das outras dicas do site também :)
04.12.10 @ 23:12