Entenda os nomes e as abreviações: kb, Mb, KB, MB, GB...

Publicado em 09/10/2006 • Outros10 comentários »

Essa história de kbyte e megabyte

Existem duas maneiras de representar uma informação: analogicamente ou digitalmente. Uma música é gravada numa fita K7 de forma analógica, codificada na forma de uma grande onda de sinais magnéticos, que pode assumir um número ilimitado de freqüências. Um som grave seria representado por um ponto mais baixo da onda, enquanto um ponto mais alto representaria um som agudo.

O sistema digital por sua vez, permite armazenar qualquer informação na forma de uma seqüência de valores positivos e negativos, ou seja, na forma de uns e zeros. O número 181 por exemplo, pode ser representado digitalmente como 10110101. Qualquer tipo de informação, seja um texto, uma imagem, um vídeo, um programa, ou qualquer outra coisa, será processado e armazenado pelo computador na forma de uma grande seqüência de uns e zeros.

Os computadores são o exemplo claro do cúmulo da burrice, afinal eles só conhecem dois valores e precisam adaptar tudo a esta concepção limitada que possuem :-P Eles também não são capazes de tomar decisões por mais simples que sejam, pois um e zero não dão margem para interpretação. Um é um, zero é zero e ponto final.

Sempre existe um ser humano orientando o computador e dizendo a ele o que fazer a cada passo. Seja você mesmo, teclando e usando o mouse, ou, num nível mais baixo, o programador que escreveu os programas que você está usando.

Quando o computador trava significa justamente que ele chegou a uma situação onde ele não sabe o que fazer. Ou o programador estava com sono e esqueceu de fechar alguma função ou de verificar alguma variável. Como disse, o computador não sabe lidar com situações inesperadas então quando ele não sabe o que fazer ele simplesmente empaca.

Por mais que você ache que "não entende nada de computadores", é impossível ser mais burro que eles. Lembre-se que você é o ser pensante que está sempre no comando.

Mas, por outro lado, é justamente o uso do sistema binário que torna os computadores confiáveis, pois a possibilidade de um valor 1 ser alterado para um valor 0, o oposto, é muito pequena. Lidando com apenas dois valores diferentes, a velocidade de processamento também torna-se maior, devido à simplicidade dos cálculos.

Imagine que os computadores são os funcionários perfeitos: eles não se importam de ficar fazendo tarefas repetitivas por longos períodos, não reclamam de ficar trabalhando durante a madrugada baixando um arquivo ou compactando um vídeo, não tiram férias e ainda por cima não recebem salário! Tudo bem, eles travam de vez em quando, mas por outro lado fazem tudo o que você manda no resto do tempo :-P

Cada um ou zero que é processado ou armazenado é chamado de "bit", contração de "binary digit" ou "dígito binário". Um conjunto de 8 bits forma um byte, e um conjunto de 1024 bytes forma um Kilobyte (ou Kbyte).

O número 1024 foi escolhido pois é a potência de 2 mais próxima de 1000. É mais fácil para os computadores trabalharem com múltiplos de dois do que usar o sistema decimal como nós. Seja compreensivo com as limitações de nossos pobres serviçais, lembre-se que você é mais inteligente do que eles, então como todo ser superior é seu dever fazer algumas concessões de vez em quando :-P

Um conjunto de 1024 Kbytes forma um Megabyte e um conjunto de 1024 Megabytes forma um Gigabyte. Os próximos múltiplos são o Terabyte (1024 Gibabytes) e o Petabyte (1024 Terabytes)

Também usamos os termos Kbit, Megabit e Gigabit, para representar conjuntos de 1024 bits. Como um byte corresponde a 8 bits, um Megabyte corresponde a 8 Megabits e assim por diante. Quando você compra uma placa de rede de "100 megabits" está na verdade levando para a casa uma placa que transmite 12.5 megabytes por segundo, pois cada byte tem 8 bits.

Quando vamos abreviar, também existe diferença. Quando estamos falando de Kbytes ou Megabytes, abreviamos respectivamente como KB e MB, sempre com o B maiúsculo.

Por outro lado, quando estamos falando de Kbits ou Megabits abreviamos da mesma forma, porém usando o B minúsculo: Kb, Mb e assim por diante. Parece só um daqueles detalhes sem importância, mas esta é uma fonte de muitas confusões. Se alguém anuncia no jornal que está vendendo uma "placa de rede de 100 MB" está dando a entender que a placa trabalha a 800 megabits e não a 100.

Autor: Carlos E. Morimoto
Fonte: Kurumin, desvendando seus segredos
URL: www.guiadohardware.net


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

10 comentários

Comentário de: piter paker [Visitante]
num intindi nada ki eli falo...
30.05.09 @ 17:21
Comentário de: Dalton [Visitante]
Nossa, muito bom o texto, bem explicado! O nosso amigo ae de cima deve ser o quê, grego ou troiano? :)
06.07.09 @ 14:46
Comentário de: Rafael [Visitante]
num intindi nada ki eli falo... WTF?
escreve com o dedo cara!
ta super bem explicado, e eu gosto de banana
05.10.09 @ 22:09
Comentário de: João Luiz [Visitante]
Parabéns pela forma adequada de orientação.
Jão Luiz
21.04.10 @ 11:57
Comentário de: Viviane [Visitante]
ainda tenho duvidas porque eu sempre vejo um valor e um ponto depois mais dois valores, esse 1024 é antes do ponto ou contando com ele?
16.05.10 @ 19:57
Comentário de: Rodrigo [Visitante]
Nuss, valeu, realmente eu NOm entendia nada sobre isso, agora estu mais imformado... Valeu mesmos abraços...!
02.06.10 @ 13:16
Comentário de: onelia ap. c. santos [Visitante] Email
entendi que kb é menor q mb,emb menor q gb.
05.07.10 @ 06:02
esse texto e muito boum gosteiii!
aprovado muito explicativo.
nota 10 vlw... !!!
30.07.10 @ 20:56
Comentário de: oinotnA Solrac avliS od otnemcisaN [Visitante]
Foi como entender meu nome,observa!. Mas com um pouco de esforço agente acaba entendendo, vc foi bem claro nas explicações é ki às vezes da um branco.
Valeu.
18.01.11 @ 18:21
Eu só não entendi uma coisinha: O texto após
"Essa história de kbyte e megabyte"
15.02.11 @ 08:39