Deu pau no IE? Vamos consertar!!!

Publicado em 23/10/2006 • Outros6 comentários »

por Marcos Elias

Deu pau no Internet Explorer? Isso é comum... Sendo um navegador muito usado, é o alvo predileto de programas do mal, muitas vezes sofre com a simples remoção de algumas chaves do registro. Vou comentar aqui algumas formas de tentar solucionar alguns problemas, e também indicar um programa, o IEFix, caso o problema não seja resolvido usando os recursos do próprio Windows.

Se a chave do registro "HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Internet Explorer > AdvancedOptions" for deletada, ou algumas de suas subchaves e/ou valores, a guia "Avançadas" das opções da Internet ficará vazia, sem os itens. Veja que estranho:



Se seu computador está assim, basta registrar novamente o arquivo "inetcpl.cpl" que ele restaura estas chaves e o problema está solucionado. Basta ir no "Iniciar > Executar" e digitar:

regsvr32 /n /i inetcpl.cpl [enter]

Se você preferir, pode exportar a chave do registro citada de outro computador (de preferência com a mesma versão do Internet Explorer e do Windows) e importá-la no micro com o problema. Esse caso é simples, não é? A Microsoft sugere uma reinstalação, como você pode ver num artigo publicado no Microsoft Knowledgebase, aqui (site em inglês).

Um outro problema um pouco pior para os usuários é um que atrapalha a navegação: quando há um link em nova janela a janela simplesmente não abre, ou abre em branco, ou é exibida uma mensagem de erro. Links em JavaScript normalmente não funcionam quando o IE está com essa enfermidade também. Ou seja, navegar fica praticamente impossível, já que a maioria dos bons sites hoje se utilizam de algum recurso em JavaScript, já que é reconhecido e aplicado corretamente por todos os navegadores de respeito (o que não ocorria até alguns anos atrás). Às vezes ainda fica impossível clicar com o botão direito na página, para abrir links em nova janela, ou salvar imagens, por exemplo. Não estou me referindo a restrições impostas pelo administrador não, mas sim de um problema mesmo. Algumas vezes o bicho não seleciona textos nas páginas. Outra coisa comum é na tela "Sobre o Internet Explorer", acessível pelo menu Ajuda: algumas vezes, ao abri-la, é exibida uma mensagem de erro como "Um erro ocorreu nesta caixa de diálogo - Erro: 96 - Erro não especificado". Um outro grande incômodo é a infuncionalidade dos campos de texto: eles podem ficar inativos, sem reconhecer os cliques. Assim fica impossível usar sites de busca, entrar no webmail (já que não dará para digitar o nome), etc. Esses e outros problemas menos conhecidos muitas vezes são solcionados re-registrando alguns arquivos do Internet Explorer, já que são caudados normalmente por chaves do registro que estão faltando (que foram apagadas, por alguém ou por algum programa). Além do inetcpl.cpl, tente estes:

Clique em "Iniciar > Executar", digite o que está em vermelho e tecle [enter] ou dê [ok], para cada um:

regsvr32 mshtmled.dll [enter]

regsvr32 jscript.dll [enter]

regsvr32 /i mshtml.dll [enter]

Se não funcionar, então reinstale o Internet Explorer que provavelmente funcionará (antes, continue lendo e conheça o IEFix, um "Consertador do Internet Explorer"). Como diversos programas podem ter interferido no funcionamento do IE, recomendo renomear ou excluir a subchave "Internet Explorer", das chaves "HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft" e "HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft" antes de instalá-lo. Você terá de reconfigurar as opções da Internet, o que não é nenhuma tarefa complicada.

Para testar, removi as chaves citadas e tentei executar o Internet Explorer 6 do Windows XP Service Pack 2 (que não tinha problema nenhum, fiz só para testar). Ele demorou mais para iniciar, restaurou algumas chaves e, aparentemente, funcionou. Apesar disso, a tela das opções da Internet continuou daquele jeito, sem as opções da guia "Avançadas". Após re-registrar os arquivos citados mais acima com o "regsvr32", ele voltou ao normal.

Para não perder minhas opções da Internet, apenas renomeei as subchaves "Internet Explorer" da HKCU e HKLM, assim depois apaguei as que foram restauradas e renomeei as minhas de volta para "Internet Explorer"; mas é claro, só fiz isso porque meu IE não tinha problemas. Se você solucionar o problema e depois restaurar as chaves problemáticas, não vai adiantar nada não é?!

Bem, visando facilitar a vida de muita gente e também dar uma mãozinha a técnicos ou pessoas que vivem com o IE bichado, criaram o software IEFix, que restaura diversas coisas originais do Internet Explorer. No Windows XP ele pode até mesmo reinstalar o IE usando o arquivo "ie.inf". Basta clicar em "Apply", nem precisa instalar porque ele roda direto. Veja:



Veja a descrição que vem com ele (traduzida e adaptada por mim):

Este programa corrige os seguintes sintomas:

1. Erros em scripts no Internet Explorer.

2. Quando você clica num link de uma mensagem de e-mail pelo Outlook ou numa página da web, ou clica com o botão direito numa página e escolhe "Abrir em nova janela", acontece uma dessas coisas:
-a. Não acontece nada;
-b. A nova janela abre em branco;
-c. Você recebe uma mensagem de erro num script.

3. Quando você usa o comando "Imprimir" do Internet Explorer, ou o "Visualizar impressão", não acontece nada.

4. O Internet Explorer pergunta se você quer que ele seja o navegador padrão, mesmo se essa opção não estiver marcada nas "Opções da Internet".

5. A aba "Avançadas" das Opções da Internet está completamente vazia.

6. A tela "Sobre" abre com a parte da versão em branco.

NOTA: Esta ferramenta executará as seguintes tarefas:

* Registrar os arquivos do motor do Internet Explorer usando o comando "regsvr32"

Adicionalmente, para o Windows XP:
* Inicia uma reinstalação do IE usando o método do arquivo "ie.inf"

Se o problema continuar, reinstale o Internet Explorer.


Baixe o IEFix na página de downloads do Explorando ou no site do produtor, onde você pega a versão mais atual:

windowsxp.mvps.org/iefix.htm

Se precisar restaurar algum arquivo, ele pedirá o CD do Windows. Se quiser, você pode cancelar e então ele apenas restaura as chaves do registro. Aí, meu filho, se não der certo e o problema continuar... Reinstale o Internet Explorer. Como? Baixe-o no site da Microsoft e instale-o, ou use o instalador que vem em alguns CDs desses que vêm em revistas de informática. Se você nunca instalou um Internet Explorer avulso e usa só o que já vem pré-instalado no Windows, pode reinstalar o Windows por cima, se você tiver tempo é claro. Conviver com problemas no IE pode ser complicado, mesmo que você use outro programa para navegar, como o Mozilla Firefox ou o Opera, por exemplo. Isso porque o Windows em si, a partir do 98, usa muitas coisas do "coração" do IE na exibição dos atalhos, das pastas, etc.

Lembre-se de que é necessário usar uma conta com direitos administrativos para registrar os arquivos ou alterar qualquer coisa na chave "HKEY_LOCAL_MACHINE", inclusive para executar o programa IEFix com sucesso. Por isso é uma boa idéia navegar sempre como usuário restrito ou convidado. Diversas configurações globais ficam na chave "HKEY_LOCAL_MACHINE", e os usuários restritos não podem alterar nada ali. Os programas rodados como usuários limitados têm as mesmas limitações para com o Windows que o usuário teria. Da mesma forma, executar programas desconhecidos ou sem referências como administrador, pode ser prejudicial ao sistema como um todo. Se der pau numa conta de usuário, delete-a e crie outras. Para mais segurança, deixe a partição do sistema formatada em NTFS, e navegue na Internet sempre como usuário limitado. Assim não só as chaves do registro, mas também os arquivos dos outros usuários e do sistema estão protegidos contra alteração ou exclusão.

Boa navegação!


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

6 comentários

Comentário de: Marcos Elias [Visitante]
Para quem quiser um brasileiro, eu mesmo montei um programinha para reparar o Internet Explorer usando os mesmos métodos do IEFix, é o ReIE. Baixe-o em:

www.reie.mepsites.cjb.net

É freeware e open source (em Delphi)
Além disso, permite destravar a mudança de página inicial, e remover alguns bloqueios do Windows.
05.02.07 @ 09:11
Comentário de: ayrton [Visitante]
muito obrigado o programa que você falou para baixar ele deu certo muito o brigado mesmo de coração
29.06.09 @ 14:22
Comentário de: elisio [Visitante]
pow cara vlw mesmo conseguir resolver meu problema muito obrigado !!!
informação muito boa vlw mesmo.
23.07.09 @ 10:19
Comentário de: hell [Visitante]
vlw mesmo Brow!!! Execelente dicas. Agora tah funfando direitinho!!!
10.08.09 @ 21:57
Comentário de: renato [Visitante]
o meu IE quando eu entro nao aparece nada e trava o pc o que faço?
01.10.09 @ 11:29
Comentário de: Anderson Machão [Visitante]
flw manolo resolvido aqui tks
14.07.10 @ 08:42