Como criar mais partições e formatar o HD pelo Windows?

Publicado em 24/10/2006 • Outros20 comentários »

por Marcos Elias

Ter mais de uma partição no computador traz muitos benefícios, e sempre é recomendado por técnicos e por micreiros em geral. A partir do Windows 2000 é muito fácil criar partições e formatar o HD, sem ter que usar a linha de comando nem o complicadinho "fdisk", que existe no Windows 9x/Me. Na verdade no Windows NT é basicamente a mesma coisa do 2000/XP, só que pouca gente o conhece/conheceu e ele nunca teve versão residencial antes, o que veio acontecer com o lançamento do Windows XP Home Edition, expandindo assim em muito a base de usuários da linha NT.

Uma partição é uma área do HD, uma "unidade" de armazenamento. As partições são vistas pelo Windows como se fossem discos independentes, isso em termos de interação com o usuário (afinal é um disco físico só na verdade). Por exemplo, se você tiver duas partições, a primeira será a C:, e a segunda, a D:. O HD precisa estar particionado e formatado para que possa ser usado pelo sistema operacional e pelos programas. Mesmo que você tenha uma unidade só, como a C:, por exemplo, o HD foi particionado usando neste caso todo o espaço disponível. É errado falar que o HD não está particionado se ele possuir pelo menos uma partição. "Particionar" é dividir o disco em partes, em partições. "Formatar" é preparar essas partes, individualmente, para trabalhar com um sistema operacional específico. Ao formatar usamos um tipo de sistema de arquivos, que é a forma usada pelo sistema operacional para ler e gravar dados na partição (por exemplo: FAT ou NTFS do Windows, EXT ou REISERFS do Linux, etc). Formatar uma partição não afeta as outras.

Essa é uma aplicação básica: você cria duas partições, na primeira instala o sistema e os programas, e guarda seus arquivos na segunda. Se o sistema der pau, você pode formatar a unidade C:, e manter a salvo seus arquivos na D:. As partições são isoladas neste nível, o que não ocorre com as pastas. Afinal, de nada adianta guardar suas coisas na pasta C:\Coisas e mandar formatar a unidade C:, pois tudo dela, incluindo essa pasta, será eliminado. Além disso, é possível instalar mais de um sistema no mesmo computador, como o Windows XP e o 98, por exemplo, ou o Windows e o Linux. Para isso cada um deve ficar em uma partição diferente, e também deve ser configurado um programa para permitir que se escolha o sistema que você quer iniciar ao ligar o computador. Mostro isso de forma bem didática num tutorial passo a passo para a instalação do Windows e Linux no mesmo computador, se quiser, veja em www.linux.mepsites.cjb.net.

O Windows tem dois formatadores. Um durante a instalação, e outro depois de instalado, chamado "Gerenciador de disco". O melhor a fazer é criar uma partição que não ocupe todo o espaço do disco antes de instalar o sistema, deixando um espaço livre (metade do HD, por exemplo). Depois cria-se outra(s) partição(ões), com o Windows já instalado. Se você tem uma partição só, que ocupa todo o espaço do HD, não dará para criar novas, a menos que se apague esta (perdendo tudo o que houver nela). Por isso mesmo é bom planejar isso antes da instalação.

Bom, vamos lá. Supondo que você tenha um HD novo, ou que possa apagar TUDO do atual, vou mostrar como criar duas partições. Você pode criar até quatro, e depois mais partições dentro da quarta, estas são chamadas de "unidades lógicas". Sendo um tutorial para iniciantes nisso, vamos ficar apenas com duas.

Na instalação do Windows, ao dar boot pelo CD (ou ao executar o "\i386\winnt.exe" do CD pelo DOS), na parte da definição do particionamento ele mostrará a seguinte tela, se o HD estiver vazio:

Para instalar e manter uma partição só, normalmente basta dar [enter] nesta tela. Mas não faça isso, pois para podermos criar as outras partições deveremos reservar espaço para elas. Vamos criar duas, com metade do HD cada uma. Na tela do exemplo o HD tem 40 GB, ou 40955 MB (sempre há uma diferença, fora que os fabricantes espertalhões normalmente referenciam 1 GB como sendo 1000 MB, quando na verdade é 1024). Então devemos criar uma com 20400 MB (um valor aproximado).

Lendo a tela, veja que o Windows diz:

"Para criar uma partição no espaço não particionado, pressione C"

Pois bem, tecle a letra "C" no teclado. Aparecerá uma tela pedindo o tamanho da partição. Digite o tamanho desejado, em MB. Veja:

Feito isso tecle [enter], para confirmar. A partição será criada e será listada na tela a seguir. Veja:

Note que o epaço restante é listado como "espaço não particionado". Deixe-o assim por enquanto, depois de instalado o Windows você poderá particioná-lo, sem interferir na primeira partição.

Selecione a primeira partição, a "C" e dê [enter] (ela já fica pré-selecionada ao ser criada!), e então instale o Windows normalmente. Se você não sabe que sistema de arquivos usar, escolha FAT. Não escolha a formatação rápida, a menos que saiba o que está fazendo. Nela o HD não é verificado em busca de erros físicos, não é recomendável usá-la.

Terminado de instalar o Windows, no caso o 2000, XP ou superior, vamos criar a nova partição usando o espaço que você deixou livre. Clique com o botão direito no "Meu computador" da área de trabalho ou do menu "Iniciar" (no caso do XP) e escolha "Gerenciar". Aparecerá um programa cheio de ferramentas avançadas. Não se assuste pelo "avançadas", ok? É o "Gerenciamento do computador". Na seção esquerda há diversos itens, clique em "Gerenciamento de disco" (é "gerenciamento" mesmo, não o desfragmentador). Ele listará os discos rígidos e alguns outros tipos de discos instalados, e mostrará um gráfico para cada um deles, com informações sobre as partições, seus sistemas de arquivos e o tamanho de cada uma. No seu caso, existirá apenas a unidade C:. Veja a tela do gerenciador de discos do meu computador, aqui existem mais partições (meu HD é de 10 GB):

No seu caso, ao lado do gráfico da unidade C:, existirá um espaço livre, chamado "espaço não alocado" ou "espaço não particionado". Clique nele com o botão direito (normalmente estará na cor verde), e escolha "Nova partição" no menu pop-up. Ao ser questionado sobre o tipo de partição, escolha "Partição primária", avance e escolha como quer formatá-la (pode usar o FAT ou FAT32 mesmo, se você não conhecer o NTFS), e aguarde a formatação. O progresso da formatação será exibido na forma de porcentagem, na listagem das partições na parte superior da tela do gerenciador. Não use o computador até que a formatação seja concluída, apenas espere (depende do tamanho da unidade).

Terminado, as duas unidades estarão na janela do "Meu computador". Guarde suas coisas na segunda, deixe a C: apenas para o sistema e os programas. Se um dia precisar reinstalar o Windows, na instalação peça para instalar na C:. Ele avisará que existem dados nela, ok. Depois ele dá a opção "Não alterar o sistema de arquivos atual", mas não escolha ela se o objetivo for formatar. Formate e pronto, da mesma forma como você instalaria um novo do zero. Ao terminar a instalação a outra partição estará intacta com os seus dados, pastas e arquivos, como se nada tivesse ocorrido. Quanto ao tamanho, se você tem um HD de 20 GB, pode criar duas partições com 10 GB cada. HDs de 40 e 60 GB também, com metade (respectivamente 20 e 30 GB) fica uma solução prática. Para HDs maiores, pode ser besteira deixar metade, deixe a primeira um pouco menor, pois certamente você terá mais arquivos para guardar na segunda do que os programas e o sistema em si.

Se o HD já tiver dados ao iniciar a instalação do Windows, você não verá escrito "Espaço não particionado: X MB". Ele listará as partições existentes, e então você deverá exclui-las (tenha em mente que TUDO será apagado definitivamente!). Selecione-as com as setas do teclado (as setas de direção, que normalmente ficam entre as letras e o teclado numérico) e tecle a letra "D", para excluí-las. Após exlcuir todas, aprecerá o item "Espaço não particionado..." com o tamanho total do HD, aí proceda como descrito neste tutorial. Note que o tamanho geralmente é dado em megabytes (MB).

O "Gerenciamento de discos" do Windows pode ser usado também para particionar e formatar HDs adicionais que porventura você tenha intalado. O primeiro HD ele mostrará como Disco 0, depois virão os outros HDs e drives de CDs/DVDs, referenciados como Disco 1, Disco 2, CD-ROM 1, CD-ROM 2, etc. Os CDs/DVDs serão listados, mas não podem ser formatados, é claro :)

É recomendável guardar na outra partição algumas pastas suas criadas pelo sistema, como a pasta "Meus documentos" e a área de trabalho. Guardando o conteúdo da área de trabalho na outra partição, você não precisará fazer backup dos arquivos que estiverem na área de trabalho ao formatar a unidade C:. Isso porque por padrão ela fica na pasta "Documents and settings > Nome do usuário > Desktop", na unidade C:. Veja como mudar a localização destas pastas especiais aqui, num texto que publiquei outro dia aqui mesmo no Explorando.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

20 comentários

Comentário de: Anonymous [Visitante]
Oi, Gostaria de saber como eu faço para fazer duas partições no computador sem precisar formatar.
21.06.07 @ 08:38
Comentário de: José Lucena [Visitante] Email
Muito bom essa dica, nota de 0 a 100 -- 99,99, hehe..é que eu não gosto de elogiar muito.
Fiquem com Deus
15.07.08 @ 01:45
Comentário de: agilson [Visitante] Email
muito obrigado aprendir muito.
03.08.08 @ 16:03
Comentário de: Max eo maximo [Visitante] Email · http://vibeflog.com/maxeomaximo
muito bom so num li ainda
08.09.08 @ 11:06
Comentário de: Max eo maximo [Visitante] Email · http://vibeflog.com/maxeomaximo
ai cara muio boM
08.09.08 @ 11:07
Comentário de: melhorsinho [Visitante] Email
procurei e encontrei pow foi o maximo estou muito feliz a nota é 1000 ok xauuu
09.09.08 @ 23:35
Comentário de: Barcelos [Visitante] Email
Muito bom amigo, valeu mesmo!!!
22.09.08 @ 13:00
Comentário de: renato [Visitante] Email
gostei do passo a passo, acho que agora aprendo a criar partições e formatar .obrigado!
14.10.08 @ 06:09
Comentário de: renato [Visitante] Email
muito bom
14.10.08 @ 06:10
Comentário de: Soldado xandy [Visitante] Email
cara valeu mesmo, muito bom, só não estou conseguindo usar o link que vc deixou pra aprender a mudar a localização das pastas especiais,mande pra mim valeu
31.10.08 @ 13:29
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Vlw Soldado xandy... É porque mudei a URL do blog quando saí do Blogger gratuito, mas tinha muuuitos links pra editar. Atualizei o link, seria trocar janelasepinguins.blogspot.com por www.explorando.viamep.com:

http://www.explorando.viamep.com/2006/08/otimize-o-desempenho-alterando-o-local.html

:)
31.10.08 @ 13:44
Comentário de: soldado xandy [Visitante] Email
fala ai marcão... pô amigo estou com um problema aqui com o outlook do office 2007 teria como vc postar alguma coisa sobre ele,,é que nele existe a opção de ser notificado na área de trabalho guando chega email na caixa do outlook 2007 , eu marquei a opçao de ser notificado e nada,não funciona já fiz de tudo,os emails chegam e nada de ser notificado, se vc souber alguma coisa,,coloca ai pra gente obrigado.....
03.11.08 @ 11:04
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Viu não sei mesmo.. Nunca usei esse Outlook.
03.11.08 @ 11:09
Comentário de: Gilberto [Visitante]
Vivendo e aprendendo.Puxa cara, o windows tem tudo que se precisa para um bom trabalho. Taí.....gostei!!!!
30.01.09 @ 11:53
Comentário de: JUNIOR [Visitante]
SO PELO TRABALHO DE COLOCAR TUDO DETALHADAMENTE E ENSINAR ,,TA DE PARABENS BROTHER,,,,
16.03.09 @ 23:40
Comentário de: nilton rodrigues de souza [Visitante]
VOU FORMATA UM AQUI AGORA VALEU PELA DICA,MANDA MAIS A RESPEITO DE FORMATAÇÃO OBRIGADO .
05.04.09 @ 17:26
Comentário de: junior [Visitante]
amigo, como a instalação do meu sistema operacional não foi feita por mim a primeira parte mencionada neste tutorial não foi feita e consequentemente quando clico com o botão direito do mouse no gerenciador do disco, não aparece a opção de nova particão, teria alguma outra forma de particionar sem ter que reinstalar o windows? agrdeço a atenção
18.06.09 @ 11:08
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Provavelmente o que vc tem é uma única partição ocupando todo o espaço do HD, aí não tem como criar novas, seria necessário remover essa, criar novas, formatá-las e instalar o sistema, perdendo tudo o que tem no HD (claro, copiando para outro lugar coisas importantes).

Outra forma seria redimensionar a partição.

Não é muito garantido. No Vista dá para redimensionar usando o gerenciador dele, vc deixa ela menor, o espaço que sobra fica como não alocado, e então você cria outra.

Se seu Windows for o XP ou anterior, você precisaria arriscar ferramentas de terceiros, ou alguma distro Linux que roda como liveCD com o gparted, para redimensionasr usando ele. Vc encontra tutoriais sobre isso facilmente, eis um:

http://biglinux.com.br/wiki/index.php?title=Particionador_Gparted

Mas particularmente eu não recomendo, acharia melhor remover, recriar e reinstalar tudo de novo.
18.06.09 @ 11:17
Comentário de: José Marques [Visitante] Email · http://vinhosdodouro.page.tl
Olá, queria dar os parabéns ao senhor que construiu este tutorial. Está nota 100. Brigado pelo belíssimo trabalho. CONTINUA.

Portugal
01.10.09 @ 08:43
Comentário de: smegal_jr [Visitante]
muito bom o tutorial...melhor q isso soh dois disso rsrs... parabens...
24.01.11 @ 17:20