Acabou o tempo de ativação do Windows, e agora??!

Publicado em 09/10/2006 • Outros32 comentários »

Acabou o tempo de ativação do Windows, e agora??!

por Marcos Elias

Texto atualizado em 2009-07-12

Quase todo mundo sabe que o Windows XP, Server 2003, Vista, 7 e os mais recentes em geral, exigem a ativação do sistema. Se você não ativá-lo via web ou por telefone, depois de um tempo ele não deixa mais usar o computador, a menos que se ative o Windows. A ativação é necessária também se você modificar um item de hardware fixo do computador, como discos rígidos, placas controladoras, etc, ou se reinstalar o sistema.

O ideal é ativá-lo corretamente (se for original).

Mas e se o tempo de ativação já expirou?

Aí ele não deixa mais usar o computador, pede a ativação de qualquer jeito. Se algum usuário tentar se logar, ele faz o logoff imediatamente e voltará para a tela de logon. Mardito! Ele não apaga seus arquivos nem nada, apenas não deixa se logar no sistema. Se você tiver o Windows 2000 ou anterior (ou algum LINUX ou outro sistema) em dual boot, poderá usar o computador por ele...

Mas você pode "forçar" o Windows a dar mais um tempo sem ativação:

Dê boot pelo CD de instalação, e escolha "Reparar a instalação". É um pouco demorado, ele reinstala o Windows. Ao final, dará o mesmo tempo de dias que ele dava. Você terá mais esse prazo para ativá-lo...

Não testei no Windows Vista/7, no XP funcionava.

Eu particularmente não concordo com a ativação do Windows. Não creio que dados pessoais sejam enviados para a Microsoft, não é a questão da privacidade que me incomoda neste caso. Penso assim: se você tem o Windows original, devidamente licenciado e pago (muito bem pago, por sinal), pode instalá-lo quando quiser, não é? Tudo bem, supomos que você respeite o número de cópias, e só o instale em um computador. A questão é: e se você for instalar o Windows XP daqui a 10 anos? Será que a Microsoft ainda vai ativá-lo lá? E se a Microsoft falir? É uma empresa, como qualquer outra, essa possibilidade real existe sim. Nada dura para sempre. Claro, daqui uns 30 ou 50 anos o Windows XP não valerá nada. Os computadores serão beeem diferentes. Mas se você tiver um PC velho inteiro ainda, deveria ter o direito de instalar o Windows XP que um dia você licenciou. Se a Microsoft não ativá-lo mais lá, você ficará sem usar o Windows XP... Sou contra a ativação do Windows do jeito que é basicamente por isso. Imagine hoje se você tivesse um 286 em mãos e precisasse ativar o MS-DOS... Ou pior, um OS/2, que não é da Microsoft e foi extinto. Impossível usar! Não critico a verificação da licença, é um recurso interessante, por exemplo só permitir determinados downloads se o Windows for original. Trabalhei um tempo como programador e vi de perto como a pirataria é terrível (eram programas pequenos, de gerenciamento de caixa/estoque, mas um cara de uma loja passa para um amigo de outra e você perde $$$). Agora impedir o uso do produto se não for "ativado com o consentimento do produtor", isso não é justo.

Diversas versões piratas do Windows e Office (e diversos outros programas que seguiram o mal exemplo do Tio Bill) já vêm de tal forma que nem precisam de ativação nem nada, é só instalar e usar. Mas se você tem um Windows original e não quer mais ativá-lo, ou se possui um pirata copiado de um amigo, por exemplo, pode usar programinhas "quebradores de ativação".

Experimentei o reset5, sem problemas, mas depois ele foi catalogado como vírus por muitos antivírus (não acredito que seja, pelo menos não a versão que experimentei; deve haver acordos entre fabricantes de anti-vírus e de software, para evitar a pirataria por esse lado). Esse reset5 é um serviço, que deve ser instalado como administrador no modo de segurança. Ele será sempre iniciado com o Windows, mas é bem pequenininho, ocupa pouca memória e praticamente não usa tempo nenhum de processamento. Ele impede que o sistema de ativação do Windows entre em execução, "antes" dele conseguir entrar. Assim você pode usar o Windows para sempre, sem precisar ativá-lo, e nem vai ficar vendo aquela mensagem perto do relógio "Faltam tantos dias para a ativação".

Não recomendo a pirataria, nem é o objetivo, mas você deve ter o direito de usar um produto que pagou por ele, para a vida toda. A ativação do Windows pode impedir isso. Tecnicamente, você só deveria usar o Windows se você concordasse com TODOS os termos do "EULA", o "Contrato de Licença de Usuário Final". Mas o povo não o lê... E a voz do povo é a voz de 'deus', fazer o quê?! rs (brincadeira)

Obs.: O tempo de dias fornecido como "cortesia" pela equipe do Tio Bill para ativar o Windows varia dependendo de alguns sistemas e locais. O Windows XP em inglês, normalmente dá 15 dias. Em português, 30 dias. O Windows Server 2003 BR dá 60 dias.

Do Vista pra cima não deveria ser pirataria redistribuir as ISOs do Windows, afinal ele funciona como um software trial, podendo ser executado completamente por 30 dias (inclusive com direito às atualizações automáticas). E acho que a Microsoft gosta disso, já que o sistema tem uma divulgação maior. Goste ou não, ela que criou o novo sistema de ativação, permitindo que o Windows seja usado por 30 dias sem estar registrado. Antes do Vista nem dava para instalar sem um número serial, hoje a coisa é diferente.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

32 comentários

Comentário de: jorge [Visitante]
solicito ajuda apos downloads do recet5 o pc fica reiniciando, ja tentei entrar pelo modulo de segurança mas mesmo assim continua, como resolvo?
11.12.07 @ 07:54
Comentário de: Marcos Elias [Visitante]
não dá nem no modo de segurança, para tentar usar a restauração do sistema?

eu sugiro reparar a instalação então, dê boot com o CD do Windows, mande instalar, ele detectará a instalação atual e perguntará se vc quer repará-la, confirme... não precisa formatar nem perde nada ao fazer isso.

é a primeira vez q ouço falar de problemas com o reset5 :p
12.12.07 @ 02:19
Comentário de: Anonymous [Visitante]
Srs.
Instalei o win server 2003 enterprise editon R2, o sistema é pirata... lendo esse artigo estou tentando resolver esse problema de ativação pois em 60 dias o sistma expira.
Pois bem baixei o crak descrito acima "reset5" instalei como adm no modo de segurança, mas ao reiniciar, desligar a máq. volta aparecer aquelas chaves dizendo que em 60 dias vai expirar.
Podem me ajudar ou me dizer outro crak.....
abraços.

Rey.
06.03.08 @ 16:01
Comentário de: Gabriel [Visitante] Email · http://www.nigga.com
se vc eh programador pq uso o Rwindow$? todo programador q se preze sabe q linux eh mto melhor
07.06.08 @ 13:10
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Nada a ver esse preconceito, Gabriel.

O Windows é uma plataforma onde pode-se rodar programas, logo tem que ter alguém para criar tais programas. E muitos são comerciais, tem gente que vive disso. Linux não é melhor nem pior do que o Windows (nem o contrário). Cada um usa aquilo que se sente bem, que consegue fazer tudo o que precisa.
08.06.08 @ 22:43
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Rey, sobre o Server 2003 R2 não sei...
08.06.08 @ 22:44
Comentário de: Rubens [Visitante] Email
Num consigo encontrar o Bendito do reset5, por favor podem me ajudar?
10.06.08 @ 23:18
Comentário de: Victor [Visitante] Email
Amigos, eu gostaria de saber se existe algum procedimento para ativar sem usar o telefone e sem usar esse programa, como já existe para o win XP, em que você apaga os dados do registro do timer e depois pode usar um serial. Se souberem, eu agradeço se enviarem resp. para o meu e-mail. Obrigado desde já.
11.10.08 @ 14:58
Comentário de: guilherme [Visitante] Email
Amigos por favor como faço para reinstalar o home basic sem cd para conseguir ativalo tendo em vista q ele esta vencido desde já obrigado
22.12.08 @ 07:45
Comentário de: Simone de souza [Visitante]
Oi...tenho um cd do windowsxp sp2 e naum consigo ativa-lo.
Ja tentei varios sites para poder obter uma ajuda e nada...
Como faço para poder ativa-lo mesmo que tenha passado o tempo pra isso?
Desde ja agradeço!!!!!
25.01.09 @ 17:30
Comentário de: wellison [Visitante] Email
pra vcs q não conseguiram encontrar o reset5 procurem neste site http://www.4shared.com/network/search.jsp?sortType=1&sortOrder=1&sortmode=2&searchName=reset5&searchmode=3&searchName=reset5&searchDescription=&searchExtention=&sizeCriteria=atleast&sizevalue=10&start=0
o arquivo ja deve estar na pagina pronto para o download.se nao estiver digite o nome no campo de busca e clique search.se nao aparecer clique em search outra vez.bzla
e obrigado pela dica!!!!
28.01.09 @ 08:08
Comentário de: Urhyany [Visitante]
Eu estou enlouqecida qerendo sab cm canceela, e qerendo saber c eh pagoo, alguem sabee??
04.03.09 @ 20:44
Comentário de: Insano [Visitante]
é fria esse RESET5.... o nome já diz tudo...

baixem por conta e risco e veja seu pc reiniciar toda vez, mesmo em safe mode...
14.03.09 @ 00:40
Comentário de: emanuel Brito [Visitante] Email
Achei a dica interessante contudo não achei o teset5 para fazer download. Agradecia que me fornecesse o link
04.05.09 @ 11:31
Comentário de: Bruno [Visitante]
esse arquivo do Reset e Virusssss

Trojan dos bravos em galera !!!!

Nao baixeeem

04.05.09 @ 22:14
Comentário de: Flávio [Visitante] Email · http://www.berosite.blogspot.com/
Muito boa essa dica.
Também concordo.
11.07.09 @ 04:26
Comentário de: deivid [Visitante] · http://www.triumphCov2.com.br
acabo o prazo de ativacao como eu ativo si eu formata da ?
21.10.09 @ 13:43
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Sim, formatando vc vai instalar de novo (perdendo seus dados, caso não faça cópia fora do HD) e ele vai dar os 30 dias novamente. O Vista e 7 podem ser extendidos para 120 dias com o rearm:

http://www.explorando.viamep.com/m/2009/08/ativar-windows-7-sem-crack
22.10.09 @ 00:22
Comentário de: Joao [Visitante]
Que merda esse negocio, não instalem dá pau no windows e tem que formatar o windows.
27.10.09 @ 09:14
Comentário de: Eu [Visitante]
Quando abriro pop up para registro marque a primeira opcao e depois pressione a tecla windows do teclado e ao mesmo tempo atecal U. Vai abrir o sistema de fala do window.Click agora no link para o site da microsoft e navegue pelo seu comp faca backup ate achar uma solucao.
24.02.10 @ 14:30
Comentário de: felipe [Visitante]
naum instalem tudo q esses hackers dizem...senão vai ferrar o windows...lamentável...
28.02.10 @ 08:08
Comentário de: ariell [Visitante] Email
eu sei um modo de usar a internet e o msn com o windows não ativado....simples quando a maquina fizer logon você clica em "ativar o windows" depois seleciona no painel...ativar o windows pela internet....depois "ñ desejo me cadastar na microsoft, só ativar o windows". se for uma copia original funciona...se não for vai dar erro...ai vocÊ clica em "site de ajuda da microsft sobre a ativação do windows pela internet...ai vai abrir a net no site indicando erro linpe o cache da net e vá para sua pagina inicial...para usar o msn é só ir no web messenseger...mais as tarefas comuns ainda ñ consegui ñ se descobrirem me ajude pois meu notbobk ta parado !!
17.07.10 @ 23:13
Vai ai um pequeno tutorial de (como ativar o windows com chave product key expirada)
metodo 1:ligar para microsoft e informar o problema(informar onde comprou,quantas vezes usou etc etc e a chave usada) se comprovar que foi vc quem comprou e que é realmente original recebera outra de graça)
metedo 2 e mais facil: abara o assistente para ativação e vá ate>sim desejo telefonar>depois clique em alterar chave do produto> na tela seguinte apague os numeros dos campos e coloque a chave do seu windows que deve estar no selo de autenticidade que vem colado na lateral do cpu ou em cima ou no cd de instalação! ou seja a chave que expirou! depois que colocar a chave nos campos clique em atualizar>esta de volta na tela anterior>ja com uma nova ID de instalação que são 9 conjuntos de numeros descritos no numero 3 desta pagina> agora selecione seu pais la em cima então aparecerá um numero 0800> ja no telefone selecione a opção 1> o atendimento automatizado ira pedir este conjunto de numeros e detectar automaticamente sua chave e te passará alguns numeros para preencher logo em baixo> clicar em avançar e viva windows original! lembrando que isso nao e uma forma de pirataria pois apesar de ser uma chave expirada é original ok? o problema é que não se pode ficar usando! ou seja formatando e registrando com ela!!! tanto o metodo 1 quanto o 2 são legais! esse ero que aparece (chave expirada é pelo fato de colocar a key direto e atualizando as informaçoes que de pronto ira identificar que a chave foi usada varias vezes e nao aceita! mais fazendo como eu disse vc estara registrando seu windows da mesma forma!
27.08.10 @ 15:39
ATENÇÃO PRA QUEM TEM UMA LECENÇA PRODUCT KEY ORIGINAL MESMO QUE EXPIRADO NÃO USEM PROGRAMAS QUE PROMETEM ATIVAR SEU WINDOWS OU RESETAR OU MUDAR O PRODUCT KEY POIS ISSO SÓ VAI PIORAR A SITUAÇÃO!
27.08.10 @ 15:53
Comentário de: Benedito Vieira [Visitante]

Comentário de: Gabriel [Visitante] Email · http://www.nigga.com
se vc eh programador pq uso o Rwindow$? todo programador q se preze sabe q linux eh mto melhor
07.06.08 @ 13:10

ôH babaca, você já fez algum censo pra saber quantas pessoas usam o Lixux em casa ou comércio....?? Vai ver que a grande maioria usa Windows... e se um programador quer ganhar dinheiro vai preferir desenvolver programas para Windows do que poucos programas para LIXUX!!!
09.10.10 @ 16:08
Comentário de: Erik [Visitante] Email
Gostaria de obter a chave para ativação do windows vista start 2006.
14.10.10 @ 14:00
Comentário de: Arnaldo [Visitante]
É mesmo, tem alguém que não estudou nada, vive de ouvir um monte de besteiras, e fica dando "piruadas" sem saber o porque das coisas. É realmente um "verdadeiro babaca" que não pracisa de "crack ou serial" pra estar ativado. Sugestão para o babaca: vai estudar!
27.10.10 @ 01:32
Comentário de: israel [Visitante] Email
São pessoas como Arnaldo que fazem ainda pior um FORUM, onde se deseja ajuda. E ele um profundo conhecedor descarnece daqueles que hoje não sabem. Mas amanhã serão pessoas pronto para ajudar a quem queira indenpendente de grau escolar. No adjetivo babaca viu você Arnaldo como sinônimo. Seja colaborador com o FORUM e não desistimule daqueles que querem aprender.
01.12.10 @ 15:44
Comentário de: plinio [Visitante]
Vc quer insinar como ativa ou vc é politico pra fazer discurso.
02.12.10 @ 09:26
Comentário de: Yoda [Visitante]
eu tenho uma chave original para windows vista starter só que tive q formatar o pc e quando fui ativar com a mesma chave do windows aparece uma mensagem de erro dizendo que a chave está sendo usada. Já formatei o pc umas 5 vezes e com a mesma chave conseguir ativar o windows por que agora não estou conseeguindo por favor me ajudem!!!!
01.01.11 @ 20:35
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Yoda, nesse caso vc precisa ligar pra Microsoft. Selecione a opção de ligar para um telefone para resolver o problema, normalmente é fácil achá-la ao tentar fazer a ativação.
02.01.11 @ 01:52
Comentário de: emerson [Visitante]
inicialize no modo seguro - executar - digite este comando "c:\windows\system32\rundll32.exe syssetup,SetupOobeBnk" se aspas ,vai te dar mais 30 dias no total de 4 vezes 120 dias
30.01.11 @ 01:32