Vídeo não abre? Pode ser a falta do codec para ele...

Publicado em 11/09/2006 • Outros1 comentário »

Que raios! Porque um ou outro vídeo que baixo insiste em não abrir? Um fica com som mas não mostra nada, outro mostra algo mas fica sem som... Ou vai "pulando" um monte de quadros...

Passei por esse problema e é terrível: baixei alguns clips, no computador do meu amigo funcionava que era uma maravilha, mas no meu... Neca. Por que?!

Provavelmente são os codecs. São arquivos que permitem descompactar ou decodificar alguns tipos de arquivos, no caso, de áudio e/ou vídeo. Dependendo do formato do vídeo, seu PC pode não ter o codec para ele. Se você tem uma conexão com a Internet, os players normalmente baixam automaticamente para você. Mas... Como levar esses codecs a outros computadores?

O ideal é baixar os instaladores dos codecs, diretamente do grupo mantenedor do formato de compactação de vídeo/áudio. Procure em sites de downloads como o SuperDownloads ou o Baixaki, por "codecs". Se você souber o codec que falta, fica mais fácil, pesquise pelo nome dele. Dois que geralmente faltam em muitos computadores são o DivX e o XviD.

Normalmente vem um instalador, que trata de instalar o codec no lugar apropriado e, em alguns casos, um programa de configuração para ele (que normalmente ficará acessível pelo menu Iniciar > Programas). Estando instalado, basta tentar rodar os vídeos. Algumas vezes pode ser necessário reiniciar o computador para que a instalação tenha efeito.

Nos sites de download citados você encontrará também pacotes com muitos codecs, é uma boa baixar e manter num CD de manutenção. Ao aplicar ou instalar o sistema operacional, já instale o pacote de codecs.

Nota: alguns outros fatores também podem fazer com que alguns vídeos não sejam executados. Os formatos Windows Media Video e Windows Media Audio, por exemplo, podem ser protegidos. Na primeira vez que você vai rodar o vídeo ele pede para baixar uma licença do site do produtor (algumas gratuitas, outras não, depende do produtor do material). Mesmo depois de rodá-los fazendo o download de tal licença, esses arquivos só são válidos no computador onde foram obtidos. Assim, levar vídeos ".wmv" ou músicas ".wma" protegidas para computadores sem Internet, pode ser um sufoco e até mesmo impossível tocá-los. Se você costuma baixar clipes e músicas, prefira ficar longe dos formatos ".wmv" e ".wma", a menos que os arquivos desejados não sejam protegidos (o que não dá pra saber apenas olhando a extensão, visto que é a mesma). Antes de reclamar disso, pense no lado do produtor: o formato Windows Media possui proteção para evitar distribuição não autorizada de material.

Enfim, baixe os codecs em:
Baixaki: www.baixaki.com.br
SuperDownloads: www.superdownloads.com.br


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

1 comentário

Comentário de: ALAN [Visitante] Email
JA BAIXEI O CODEC MAS AINDA NAO CONSIGU VER AS VIDEOS Q EU TENHO

SERA Q VOU TER Q BAIXAR TUDO DENOVO ?
11.06.08 @ 18:07