Como salvar imagens de sites bloqueados? Funciona em mais de 98%!

Publicado em 04/09/2006 • Outros2 comentários »

Uma frase que achei na web: "Leptospirose ataca usuários de laptop que entram em contato com a urina do mouse".

por Marcos Elias

Fuçando e explorando em casa, arrastando uma imagem do meu site para a barra de endereços do IE, vi uma coisa interessante... Como copiar imagens de sites bloqueados?

Botão direito? Programas de navegação off-line? Que nada!!! TUDO o que os navegadores exibem eles armazenam num cache, numa pasta do seu HD. Por isso ao voltar numa página que você já viu recentemente, ela carrega mais rápido: os arquivos não são baixados, são puxados da pasta de arquivos temporários da Internet (que fica, advinha onde? no seu HD!). Sim, até aí nenhuma novidade... Agora...

Se você entrar nessa pasta... E copiar os arquivos para outra... Poderá obter as imagens! Talvez em alguns navegadores você não consiga fazer isso, eles podem gravar estes arquivos de forma codificada. Não é o que ocorre com o Internet Explorer 6, pelo menos (estou usando agora o Windows XP Professional Service Pack 1).

Acontece que... Ao entrar na pasta "Temporary Internet Files", o infeliz oculta uma pasta especial. Se você copiar os arquivos da pasta Temporary Internet Files para outra pasta e visualizá-los a partir dali, algumas coisas poderão estar faltando ou não serem consistentes. E que raios de pasta é essa que fica oculta?

É a "Content.IE5". Sim, mesmo no IE6 nativo do Windows XP ela fica com o nome "...IE5". Digite na barra de endereços, ou no "Iniciar > Executar":

%userprofile%\Configurações locais\Temporary Internet Files\Content.IE5

ou navegue até a pasta dos temporários de Internet (que pode variar de local dependendo do sistema) e, estando dentro dela, digite "Content.IE5" na barra de endereços e dê enter.

Aí ficam diversas subpastas... Provavelmente uma para cada site ou URL acessado. Agora é com você... Não é recomendável tentar visualizar os arquivos a partir daí, enfrentei problemas com isso em algumas máquinas. Ao abrir o arquivo, ele remetia ao arquivo on line, como se fosse um link (mas na verdade são os arquivos mesmo). Copie tudo para outra pasta e fuce... Até encontrar o que procura!

Dica: limpe a pasta Temporary Internet Files (menu "Ferramentas > Opções da Internet > Excluir Arquivos e Excluir cookies"), navegue nos sites e visualize as imagens ou arquivos desejados. No caso de imagens que possuam miniaturas nos sites, você deverá abrir as originais, senão apenas as miniaturas ficarão no cache. Navegue normalmente, como se não quisesse copiar nada. Depois feche o navegador, entre na pasta "Content.IE5" comentada e copie o que quiser.

Isso pode não funcionar com alguns tipos de arquivos. Além disso... É bom você saber que "nem" todos os arquivos são armazenados no cache. O programador do site pode definir isso para, por exemplo, evitar que sua home page seja exibida desatualizada. É possível definir uma data de expiração, ou a expiração imediata também, esta muito usada em sites que requerem validação de um nome de usuário e senha (alguma vez você já clicou no botão "Voltar" e recebeu a mensagem que a página expirou? Pois bem, ela foi programada para não ficar no cache). E se você deixou configurado para o navegador apagar os temporários ao ser fechado, por favor, desative isso.

Não é legal usar essa dica para copiar sites ou páginas inteiras. Os arquivos normalmente ficam com um número entre colchetes (por exemplo, imagem[1].gif), e as referências aos seus nomes nos arquivos HTML tornam-se inválidas. Use para copiar fotos, imagens, arquivos do flash talvez, etc.

Cuidado para não infrigir a lei dos direitos autorais também, use com isso cuidado e responsa, sempre.


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

2 comentários

Comentário de: Jose Luiz [Visitante] Email · http://www.orquidariocuiaba.com.br
Marcos Elias, estou com um "problemaço"! Meu blog com domínio comprado "evaporou" depois que o site de hospedagem parou de atuar e não me avisaram previamente. Resumo, não tenho backup dos mais de 100 artigos que publiquei nele; claro, vários tenho rascunhos no Word mas fiquei desanimado de ter que refazer tudo de novo. O chato é que depois da "caca" acontecida entrei no rastreamento do Google buscas e vi, só então vi que outros blogs andaram publicando no todo ou em parte alguns dos artigos (meu blog é free, podendo publicar o conteudo mencionando a fonte), até fiquei orgulhoso, e ao mesmo tempo chateado, porque algumas pessoas que agora quiserem entrar no link pra visita encontrarão a tal msg "pagina inexistente". Tb sou associado do DIHITT...mas..agora tá tudo branco. Como usava template do Wordpress, mesmo digitando o código pra abrir a página inicial onde colocamos o login e senha, não abre sequer essa página, porque usava somente o template, mas com hospedagem paga na empresa virtual que "sumiu". Pergunto, como faço pra entrar no meu blog e recuperar todos os artigos pra então achar nova hospedagem paga e republicá-los sob nova hospedagem? Vc sabe de alguma BOA host SÉRIA, que faria isso pra mim? Aguardo sua resposta URGENTEEEE POR FAVOR!!!! ABRAÇOS!
14.12.08 @ 22:02
Comentário de: Marcos Elias [Membro] Email · http://www.explorando.com.br
Jose Luiz, vc precisava ter feito backup enquanto podia! Sem querer te deixar chateado, acho que não tem como recuperar NADA não. Se o host "sumiu" e você não tinha backup do banco de dados do Wordpress e também (também, mas não somente) da pasta do Wordpress (especialmente para não perder modificações no tema que você eventualmente tenha feito), não teria uma fonte onde pudesse obter os dados de volta. Se é o caso de um blog no Blogger ou Wordpress e vc por qualquer motivo perde o domínio, basta ir nas opções e trocar de endereço ou voltar pro gratuito, mas perdendo a hospedagem onde tava o site em si... Já era. O jeito seria recomeçar ou tentar contatos com o pessoal da hospedagem, o que pelo visto vc não teria como... Abraços, boa sorte! E faça backup sempre, aqui no Exp mesmo tem dicas de backup do banco de dados pelo cpanel.
16.12.08 @ 14:43