Linux: Como fechar um programa travado?

Publicado em 01/06/2006 • OutrosPostar comentário »

Um programa no Linux travou... Como fechá-lo?

A maioria das distribuições com interfaces gráficas fornecem um pequeno utilitário, "xkill", que permite fechar "a força" um programa travado ou que não esteja respondendo. Dê o comando "Executar", por exemplo, pelo menu do sistema (Iniciar, Start, K, etc). Digite "xkill" (digite xkill sem aspas) e dê OK.

O cursor do mouse se transformará num quadrado com um "x" dentro, "mire" na janela que você quer fechar e clique dentro dela. O que não estiver salvo no programa fechado "bruscamente", será perdido, assim como ocorre no Windows ao usar o CTRL+ALT+DEL.

Cuidado: não clique fora da janela, senão você vai encerrar o processo responsável pelo item que for clicado... Por exemplo, a barra de tarefas, o relógio, etc. Você deve estar com a janela visível na tela, e clicar dentro dela.

Se você não quiser encerrar nenhum programa, mas já tiver aberto o xkill, cancele-o clicando com o botão direito em qualquer lugar da tela.

Em qualquer caso, se você clicar em um lugar errado e fechar um componente fundamental do sistema, tecle CTRL+ALT+BACKSPACE (essas três teclas juntas), para reiniciar a interface gráfica. Aí, todas as informações não salvas serão perdidas.

Dica adicional: se você usa o KDE, pode dar CTRL+ESC para abrir o "ProcessTable" do Guarda do Sistema KDE, que tem função semelhante ao "Gerenciador de tarefas do Windows", que aparece ao teclar CTRL+ALT+DEL.

2006-05-31@21:03


MAIS DICAS E TUTORIAIS!
Acesse as dicas mais recentes no Explorando.com.br :).


Dicas de inglês



Aviso: Os comentários são postados pelos visitantes do site, e não expressam a opinião da produção. Eventuais comentários indesejados, ofensivos ou que firam nossas políticas ou interesses de alguma forma poderão ser removidos sem aviso prévio. Ao comentar, seu IP ser[a gravado em log, assim como em praticamente todo blog. Evite comentários inúteis.
COMENTÁRIOS DESATIVADOS: A partir de abril de 2011 os comentários nesta seção antiga do site foram desativados, porque estava vindo muito SPAM automático. Para dúvidas ou novos comentários sobre algo que você não entendeu, poste no fórum que tanto a equipe como outros visitantes poderão lhe ajudar.

Sem feedback para esse post ainda